Resenhas

AGATHA CHRISTIE: O ADVERSÁRIO SECRETO | Resenha da Viajante

  Título original “The Secret Adversary”, publicado em 1922 (book) – UK. Originalmente publicado no Brasil como “O Inimigo Secreto” e atualmente como “O Adversário Secreto” é o segundo romance de espionagem de Agatha Christie. Este é o primeiro livro onde os protagonistas são o casal de detetives amadores Tommy (Thomas Beresford) e Tuppence (Prudence Cowley), que me conquistaram desde o primeiro momento.
   

No enredo, temos os dois, inicialmente desempregados e desejosos de viverem grandes aventuras e exporem-se ao perigo. O casal de “amigos” Tommy e Tuppence se envolve na busca de Jane Finn, uma garota desaparecida após o naufrágio de um navio de passageiros durante a primeira guerra mundial. A jovem que está nessa frenética e desesperada busca possue um importante documento que, terminada a guerra, apresenta informações comprometedoras para a Inglaterra e os países aliados. O que ocasiona uma “galerinha” atrás da pobrezinha! Não somente o governo, mas também um grupo de revolucionários querem sair na frente e ganhar os tais documentos, com o intuito de utilizar as informações em uma importante greve geral que estão organizando.

O livro mais uma vez, apresenta uma protagonista cheia de  garra e determinação, embora não seja uma garota de beleza extravagante, como costumamos ver nas mocinhas de nossos livros prediletos. A autora descreve belamente a época e o livro é praticamente uma viagem no tempo.

Numa sequencia eletrizante de raptos, assassinatos, perseguições, muitos enganos e enganações fazem com que Tommy e Tuppence não tenham absolutamente a menor chance de reclamarem sobre uma calmaria e monotonia neste primeiro caso que conseguem destrinchar. Muito ao contrário disso, passam por poucas e boas e o livro é repleto de reviravoltas.

Uma curiosidade sobre os protagonistas, é que diferente de Hercule Poirot e da Miss Marple, esse casal aparece ao longo da obra da autora e envelhecem com o passar dos anos. Podemos conferir a dupla nos livros Partners in Crime (Sócios no Crime, Brasil), N or M? (M ou N?, Brasil), By the Pricking of My Thumbs (Um Presentimento Funesto, Brasil) e no quinto e último livro deles, Postern of Fate (Portal do Destino, Brasil).

Vale muito a pena conferir os livros da nossa rainha do mistério. Aguardo o comentário de vocês aqui. Aquele Abraço.

 

 

 

 

Sobre o autor

W.F.Endlich

Autora de A Senhora do Caos - A Viajante e o Dragão e coautora de Sociedade dos Corvos, com o conto Vida Perfeita.
Nasci no Espírito Santo, mas vivo no interior paulista com minha família.
Sou graduada em Pedagogia, atuo na área de administração de empresas, escritora e redatora do NerdTrip. Iniciei minha carreira literária publicando na plataforma de leitura online Wattpad e em 2016 lancei meu primeiro livro impresso.
Com verdadeiro fascínio por histórias fantásticas, gibis, livros e pelo mundo nerd, sou jogadora assumida de RPG. Comecei a escrever por volta dos doze anos e convicta digo que os livros salvaram minha vida, tornaram-me um adulto mais completo e possibilitaram que obtivesse sucesso em minha carreira.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Deixe uma resposta ...

%d blogueiros gostam disto: