Angellus Domini Awards

ANGELLUS DOMINI AWARDS | OSCAR 2017: Impressões sobre os indicados a Melhor Filme

Classificar uma obra cinematográfica nem sempre é tarefa fácil. Esta lista não pretende ser uma análise técnica dos filmes, mas sim um ranqueamento baseado estritamente em meu gosto pessoal, sobre os 9 indicados para o prêmio de Melhor Filme no Oscar de 2017

8º – Empate : Estrelas Além do Tempo / Lion: Uma Jornada para Casa

Resultado de imagem para estrelas alem do tempoResultado de imagem para lion uma jornada

Ambos possuem uma temática parecida: história real com mensagem edificante, contadas com uma oscilação entre comédia e drama. Filmes redondos, bem dirigidos e com excelentes atuações. Belos filmes que complementam a lista.


7º – A Qualquer CustoResultado de imagem para a qualquer custo

Sujo, diálogos ásperos e reflexivos, amizades masculinas fortes. Tudo que um western moderno pode oferecer. Este filme veio ganhando forças em premiações menores e foi visto como uma das grandes surpresas entre os indicados. Bom, mas não o suficiente para fazer a diferença na premiação.

6º – La La Land: Cantando Estações

Resultado de imagem para la la land

O queridinho do ano chegou com tudo. Vários prêmios, recorde de indicações. Mas é isso tudo? Pode ser de acordo com os críticos, mas o público começa a se dividir entre amor, ódio e indiferença. Se terá forças para se manter no topo como o favorito no Oscar, só saberemos no dia 26, mas se sua aceitação continuar caindo, pode sair como o maior perdedor do Oscar da História.

5º – Manchester à Beira-Mar Resultado de imagem para manchester by the sea

Um filme que não é para todos os gostos, mas que entrega o que promete. Uma história sobre perdas, aceitação e recomeço. O clima depressivo é auxiliado pela interpretação contida e marcante de Cassey Affleck (o irmão mais novo do Batman), que apenas no olhar consegue passar toda a amargura do personagem.

4º Um Limite entre nósResultado de imagem para fences

Denzel leva para as telas do cinema a peça de August Wilson, com um show de direção e interpretação. O filme tem mesmo um ar de teatro, com ações ocorrendo basicamente dentro da casa e do quintal onde a cerca (fences) do título original está sendo construída. Um filme sobre relações humanas e família, com uma crueza dificilmente vista no cinema.

3º – Moonlight: Sob a Luz do LuarResultado de imagem para moonlight

A difícil e densa história contada em Moonlight poderia se perder completamente nas mãos de um diretor de menos talento e cair fácil no melodrama ou na vulgaridade. Kenneth Lonergan conduz com brilhantismo a trajetória do menino que em meio ao preconceito e descoberta acerca de sua sexualidade, trilha um caminho, que por escolhas erradas o levam ao mundo do crime. Um final intrigante e questionador coroa o sucesso do filme em explorar  sua história de vida.


2º – Até o Último HomemResultado de imagem para até o último homem

Se tem uma coisa que Mel Gibson entende é de fazer filmes repletos de violência integrada na história. Se até na Paixão de Cristo, ele consegue ser extremamente sanguinolento, não seria a história (real) de um soldado que se recusa a matar que o iria limitar. E as cenas de guerra são de tirar o fôlego de  tanto realismos. Um espetáculo visual e uma das obras mais intensas da listaa

1º – A Chegada

O filme me interessou desde que vi seu primeiro teaser, com a gigantesca concha alienígena pairando sobre a terra. Mas o que poderia ser mais um filme de ets se mostrou uma obra primorosa, ao aplicar conceitos filosóficos e antropológicos em um gênero onde a realidade não parecia ter vez. Ele merece estar junto aos três maiores clássicos do gênero ( 2001, Contatos Imediatos de Terceiro Grau e Contato) como filmes que mais seriamente (e com sucesso) retrata

Sobre o autor

João Paulo Rocha

Professor de História e Grande apaixonado pela sétima arte e da maior premiação do cinema, o Óscar. Viciado em séries e Redador das colunas "Vale a Maratona" e "Papo de Cinema".

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Deixe uma resposta ...

%d blogueiros gostam disto: