Angellus Domini Awards

ANGELLUS DOMINI AWARDS | OSCAR 2017: Palpites sobre os Vencedores

Meus palpites para o Oscar 2017

Melhor Filme

Ganha: La la Land

Quem eu gostaria que ganhasse: A Chegada

Pode surpreender: Moonlight

O filme do canadense Dennis Villeneve sobre o impacto de uma visita de extraterrestes é inteligente, com uma mensagem poderosa e tocante. Atuações ok, um visual limpo e um roteiro que o pode colocar ao nível, de seriedade sobre o tema, de “Contatos imediatos de terceiro grau” e “Contato”. Porém ainda é cedo demais para Hollywwood conceder a Estatueta dourada a um filme sobre alienígenas. E este ano “La La Land” veio fazendo bonito nas premiações, embora tenha perdido um pouco de fôlego na reta final, ainda é o franco favorito para levar o prêmio.

Melhor Diretor

Ganha: Damien Chazelle

Quem eu gostaria que ganhasse: Mel Gibson

Em uma categoria bem equilibrada, Chazelle e seu musical colorido e vibrante pavimentou a estrada para se consagrar como melhor diretor deste ano. Porém, seria de grata surpresa que o perdão da Academia à Mel Gibson viesse com um algo a mais que apenas a nomeação. Ele vem com um filme de guerra intenso, com cenas de tirar o fôlego e uma história no gosto dos votantes.

Melhor Atriz

Ganha: Emma Stone

Quem MERECE ganhar: Isabelle Huppert

Pode surpreender: Meryl Streep

Outra categoria em um nível altíssimo este ano, as atuações são de uma força que elevam a disputa. Emma Stone tem se destacado, levada pelo hype do musical que vem arrebanhando prêmios por onde passa. Porém a atuação forte de Huppert, no polêmico e ousado Elle, e que lhe rendeu o SAG a coloca como uma rival de peso para peitar as chances de Stone sair com o prêmio este ano. Uma reviravolta possível seria a Academia querer ver mais uma vez Meryl Streep discursando contra o presidente Trump, e premiar pela  quarta vez a Atriz.

Melhor Ator

Ganha: Denzel Washington

Quem eu gostaria que ganhasse: Viggo Mortensen

Cassey Affleck e Ryan Gosling largaram como franco favoritos, mas na reta final parece que Denzel está comendo pelas beiradas e se aproximando para talvez poder levar o prêmio pela segunda vez. Pode funcionar também como um mea culpa da Academia pela extremo erro de 2016, onde mesmo com grandes atuações, nenhum ator ou atriz afro-americanos foram indicados ao prêmio. A atuação brilhante de Denzel em “Fences” o qualifica com louvores para levar o prêmio este ano.

Melhor Ator Coadjuvante

Ganha: Mahershala Ali

Merece Ganhar: Mahershala Ali

Aqui não tem discussão. Dave Patel e Lucas Hedges já devem se dar por satisfeitos com a atuação (até por que tivemos muitas outras atuações como coadjuvantes que poderiam estar indicados no lugar deles). Michael Shannon e Jeff Bridges estão em boas atuações, mas não em suas melhores. Sobrou para Mahershala que no pouco tempo de filme que tem (apenas no primeiro dos três atos do filme) domina a cena.

Melhor Atriz Coadjuvante

Ganha: Viola Davis

Quem MERECE GANHAR: Viola Davis

Este ano não tem pra ninguém. Se houver alguma justiça no Oscar, Viola sai da festa com o prêmio nas mãos. Em uma das melhores atuações da grande atriz no filme “Fences”. Ela brilha a ponto de ofuscar igualmente brilhantes atuações de Naomi Harris e Nicole Kidman.

Melhor  Animação

Ganha: Zootopia

Quem eu gostaria que ganhasse: A Tartaruga Vermelha

A saga da coelha que deseja ser policial e sua parceria improvável com uma raposa malandra é a animação mais interessante do ano. Um filme de investigação intrigante, e uma resolução que, embora clichê, não compromete o resultado final. Isto sem contar com as piadas paralelas que satirizam o mundo real e também os grandes clássicos do cinema. Mas a beleza e solidão expressas em A Tartaruga Vermelha é o que tem de mais interessante entre os indicados. Um filme mudo que fala muito mais que muita obra de Hollywood. Um belíssimo filme, mas experimental demais para a Academia.

Sobre o autor

João Paulo Rocha

Professor de História e Grande apaixonado pela sétima arte e da maior premiação do cinema, o Óscar. Viciado em séries e Redador das colunas "Vale a Maratona" e "Papo de Cinema".

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Deixe uma resposta ...

%d blogueiros gostam disto: