Buteco Nerd

BUTECO NERD | FIFA ou PES, qual o melhor game de futebol ?

Hoje no Buteco Nerd, iremos fazer um comparativo entre duas grandes franquias do mundo dos games, Fifa e Pro Evolution Soccer. Antes de mais nada, já deixo claro que não entraremos em um debate sobre qual versão é melhor, 2016 ou 2017 entre outros, e sim a franquia como um todo.

O debate entre os jogadores desses games é muito focado em qual deles é melhor. Tendo isso em mente, resolvemos trazer pra nossa mesa essa discussão e tentar entender os argumentos da cada um desses grupos.

Se de um lado temos os fãs do FIFA, vulgos “fifeiros”, que dizem que seu game é melhor devido ao jogo mais realista e maiores vendas, temos também os fãs do PES, eterno Winning Eleven, que tem um estilo de jogo mais voltado para um game Arcade do que para o realismo na física do game.

Apesar do FIFA ser mais vendido globalmente, no Brasil o PES ganha um fôlego, um dos motivos pode ser pela nostalgia, afinal se analisarmos as gerações Super NES, Playstation 1 e 2, o game da Konami sempre reinou absoluto nos nossos corações.

Mas após essa geração, quando a possibilidade de aumentar o realismo do game passou a receber atenção e foi se tornando cada vez mais possível e importante para os jogadores, o FIFA começou a se destacar, pois consegue a cada edição lançar, mesmo que menos em algumas, novas mecânicas de jogo, isso sem esquecer-se dos gráficos e da física que é muito mais real.

Muita gente que joga o PES atualmente o faz por dois motivos, alguns pelo saudosismo do game, outros por encontrar um jogo mais amigável e que de certa forma flui mais facilmente, isso devido ao fato da Konami não ter se importado muito em regular a física do jogo de forma mais real.

Por exemplo, certas horas quando você vai chutar a gol, mesmo que meio desequilibrado, sai uma bomba em nível de Roberto Carlos. O controle de bola, os passes, tudo no PES é mais tranqüilo de ser feito do que no FIFA. Lógico que devemos ressaltar que isso para jogadores iniciantes. Na medida em que você se acostuma com o game, tudo começa a fluir mais facilmente, sendo o PES ou FIFA.

Um diferencial do FIFA é a possibilidade de se jogar com seleções femininas, e fizeram isso muito bem. Jogar uma partida com uma seleção feminina é totalmente diferente das equipes masculinas. Eles ousaram e acertaram em cheio. Após uma temporada jogando nas ligas masculinas, nada como jogar uma partida entre as seleções femininas para dar uma quebrada no ritmo. E você consegue perceber a diferença no estilo de jogo quando faz essa troca.

Confiram a evolução em termos gráficos do Pro Evolution Soccer, ou PES:

Agora a evolução gráfica do FIFA:

Cada jogo tem uma mentalidade diferente. Por ser mais amigável, para um jogo entre amigos eu recomendo que você escolha o PES, agora para experiência mais real contra adversários de nível superior, o FIFA deve ser sua escolha, pois inicialmente ele oferece um desafio maior.

Resumindo, para aqueles iguais a mim que não se importam com qual game jogar, fica a dica de que ambos os jogos são bons, de certa forma se completando. Sendo que FIFA é um game mais realista, e PES tende mais para o lado Arcade.

Ambos são obrigatórios na estante de qualquer viciado em games de esportes. Eu sou grande fã de ambos, e cada dia jogo um diferente e me divirto muito com ambos. Já para aqueles que só gostam de uma das duas franquias, aconselho que experimentem a outra com a mente aberta, pois não irão se arrepender.

É isso aí amigos, gostaram da minha análise ou eu só falei besteira? Não deixem de comentar aqui e nos seguir nas nossas redes sociais.

Sobre o autor

William Peloso

Sou redator, gamer, leitor convicto, em minha biblioteca possuo inúmeros livros. Gosto de games clássicos e novos, sejam eletrônicos ou até mesmo de tabuleiro. Assisto filmes e séries repetidamente e sempre me divirto como se estivesse vendo pela primeira vez. Grande fã de Harry Potter e também da Marvel e DC, sem esquecer é claro de Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Deixe uma resposta ...

%d blogueiros gostam disto: