Connect with us

Memória Tokusatsu

MEMÓRIA TOKUSATSU | O Poderoso Lion Man

Publicado

em

 

Salve, salve tripulantes! Tudo bem com vocês?

Depois de um breve hiato é com alegria que voltamos com nossa coluna tão querida para os fãs de tokusatstu, e hoje vou falar sobre o lendário Lion Man.

Eu cresci assistindo ao lado do meu saudoso papai, vários filmes japoneses que não tinham um bom enredo mas as lutas eram épicas (risos). Foi assim que nasceu minha paixão por lutas marciais e pelos samurais. Imagina a minha surpresa quando a extinta Rede Manchete anunciou uma nova série de tokusatsu chamada Lion man, que era nada mais nada menos que um samurai lutando por honra, eu contei os dias ansiosa pela a chegada da estreia e não me arrependi.

O seriado tem seu contexto na época do Japão feudal, onde para qualquer guerreiro, mais importante que a própria vida era manter sua honra. Ele conta a história de Dan Shimaru, um samurai de 21 anos que, após ter o irmão Dan Kage Noshin morto por Nezuma, um monstro humano aliado da inescrupulosa família Mantor do Diabo , parte para a batalha movido por um desejo misto de vingança e justiça.

Shimaru é o nome do nosso herói e através de uma dádiva dos ninjas ele possui algumas habilidades especiais para incorporar na luta contra os inimigos. Nas suas costas existe um tipo de carregador de pólvora que funciona como um foguete, levando o samurai a transfigurar-se em um homem leão proferindo as palavras Multação Lion Man”. Seus golpes utilizado nas batalhas são Lion Furacão, Lion Terremoto, Propulsor à Jato, além de armas como uma Katana, sua capa protetora e kunas.

A série “Fuun Lion-Maru”  ( titulo original ) é do ano de 1972, fato que eu só vim descobrir depois de adulta. E estreou no Brasil em 1989, por isso a estranheza em seus efeitos especiais e a aparência envelhecida, isso não impediu seu enorme sucesso entre os brasileiros  que como eu assistem até hoje.

Esse show tem inúmeras curiosidades que não caberiam nesse post, mas vou citar algumas bem interessantes. Foram exibidos Lion Man branco e Lion Man Laranja e na época achamos que era uma continuação mas se tratava de uma nova série, o Lion Branco foi exibido após o Lion laranja aqui no Brasil, porem a verdadeira ordem está ao contrário. Shimaru é dublado pelo ícone Nelson Machado (dublador de vários personagens de desenho)  até o nono episódio, ele diz em entrevista no canal TokuDoc que havia sido demitido e a voz do protagonista substituída. A mesma produtora que filmou Lion Man, a P-Productions (o “P” é de Pioner), também filmou a uma outra série de sucesso Spectreman em 1971.

A produção teve um total de 25 episódios e ficou pra sempre no coração dos fãs, foi produzido um disco na época com a trilha sonora da série em português. Tetsuya Ushio, ator que protagonizou o personagem tem atualmente 68 anos.

Elenco:

  • Tetsuya Ushio (Dan Shimaru)
  • Kazuo Kamoshida (Lion Man)
  • Ryoko Miyano (Shinobu/Shizue)
  • Tsunehiro Arai (Sankichi/Taro)
  • Masaki Hayasaki (Hyoba/Black Jaguar)
  • Yoshitaka Fukiuhima (Tora Jonosuke Jr.)
  • Shingo Fukushima (Joe Tiger)
  • Tooru Ootai (Agdar- 1° voz)
  • Eisuke Ida (Agdar 2° voz)
  • Kiyoshi Obayashi (Senhor Mantor do Diabo – voz)
  • Masaaki Okabe (Narrador)

Assista a abertura:

SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER: twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM: instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br

Leia outras notícias do Nerdtrip e confira também:

LOVE | Confira trailer e data de estréia da terceira e última temporada

VALE A MARATONA? | River

GOOD MORNING GOTHAM | Artista cria lindas imagens do amanhecer na cidade do “Morcego”

 

 

 

Baiana, apaixonada por cultura oriental, HQs, seriados de TV, livros, cinema e musica. Adora Pizza, pipoca, Hugh Jackman, Wolverine, visitar a Saraiva, shopping, maquiagem e leitura. Amores da vida, Filha, marido, família e Netflix Cristã, e fã do seriado Supernatural, tem o sonho de um dia conhecer os Winchesters e o Japão. Sonha no mundo real e vive na fantasia.

Memória Tokusatsu

MEMÓRIA TOKUSATSU | Ultraman

Publicado

em

Salve salve tripulantes!!! Tudo bem com vocês?

Hoje vou falar de um herói tokusatsu que com certeza vai fazer muito vovozinho se emocionar ao lembrar de Ultraman. Essa série japonesa com estreia em 1966 fez tanto sucesso que até hoje a franquia cria novas histórias entre elas filmes e mangás. Foi transmitida em quase todas as emissoras brasileiras  de TV abertas entre os anos 70, 80, 90 e 2001, sendo a primeira série do gênero em cores transmitida no Japão.

Um alienígena vindo da Galáxia M-78 a bordo de uma cúpula vermelha, ao perseguir o monstro Bemlar, choca-se com a nave do oficial Hayata da S.I.A. Hayata não suporta a gravidade dos ferimentos e morre. Para reparar o erro, o misterioso alienígena funde sua energia vital à de Hayata, trazendo-o de volta a vida e entregando-lhe a Cápsula Beta. Os feitos do Alien lhe deram poderes incríveis e agora Hayata pode se transformar em Ultraman para defender a Terra de qualquer ameaça.

O primeiro Ultraman foi vivido pelo ator Susumu Kurobe com o nome de Shin Hayata. Destemido luta com afinco derrotando vários monstros  procurando sempre manter a sua identidade em segredo. Susumu Kurobe atuou também em outros papéis da franquia, curiosamente sua filha Takami Yoshimoto que seguiu os passos do pai na carreira de atriz, participou de Ultraman Tiga em 1996.

Ator Susumu Kurobe na série e atualmente.

Esse herói possuía uma variedade de poderes e o mais conhecido era o Spacium Ray, formado pela energia do espectrum (energia alienígena). Ultraman o aplica cruzando o braço esquerdo com o direito. Embora seja poderosíssimo, existem criaturas imunes a ele como Keronia, Antlar, Aboras e Z-ton. Os outros chamavam-se Lamina, Anéis, Rajadas, e em algumas ocasiões Ultramen poderia lançar água quando necessário, detectava materiais camuflados, voava e se teletransportava.

Atualmente o ultimo tokusatsu da franquia chamas-se Ultraman Geed lançado ano passado. O show ainda faz um enorme sucesso entre fãs de todas as idades. Foi anunciado a produção de um mangá do herói que será lançado no Brasil pela Editora JBC. A série ainda é transmitida pelas emissoras Ulbra TV, e Rede Brasil. 

 

 

Continue lendo

Memória Tokusatsu

MEMÓRIA TOKUSATSU | Spectreman

Publicado

em

Salve salve tripulantes!!! Tudo bem com vocês?

Bem vindos a mais uma viagem nerd no tempo com nossa coluna “Memória Tokusatsu”, onde relembramos os heróis que marcaram nossa infância.

Venham comigo viajar na história de Spectreman, que foi meu primeiro contato com uma produção oriental e me fez ter essa paixão pelos japoneses e sua cultura. Com apenas 6 aninhos eu assisti a essa série exibida no canal TVS que atualmente é o SBT.

Planeta: Terra. Cidade: Tóquio. Como em todas as metrópoles deste planeta, Tóquio se acha hoje em desvantagem em sua luta contra o maior inimigo do homem: a poluição. E apesar dos esforços das autoridades de todo o mundo, pode chegar um dia em que a terra, o ar e as águas venham a se tornar letais para toda e qualquer forma de vida. Quem poderá intervir? Spectreman!

Essa era a narração a cada inicio de episódio, nosso personagem central chama-se Kenji, que vivia como terráqueo no meio dos humanos e quando recebia o chamado dos “Dominantes” que o alertavam sobre os perigos que o planeta terra estava correndo, transformava-se na forma andróide e verdadeira de Spectreman.

O inimigo que chamava muita atenção era o Dr. Gori, um macaco super alinhado bem vestido e com seu cabelo loiro que parecia ter acabado de sair  do salão de beleza. Dentro de sua nave o inimigo maléfico com seus planos diabólicos de dominar o planeta, esquematizava como acabar com a humanidade junto ao fiel assistente chamado Karas, uma especie de Conan só que em forma de macaco. O leitor deve estar pensando, macacos dominando a terra? Já ouviu essa história em algum lugar né? Sim rolou uma inspiração de  Planeta dos Macacos na criação dos inimigos.

Se formos assistir hoje com certeza os efeitos especiais parecerão mais defeitos especiais, mas sem dúvida na época em que a série foi lançada era o máximo. Não foi a toa o gigantesco sucesso no Japão e depois em vários países incluindo nossa terrinha. Apesar da temática adulta o assunto que a produção tratava era super importante para pessoas de todas as idades, pois já falava sobre ameaças ecológicas que o planeta estava sofrendo, tanto que no primeiro episódio  quando Kenji aceita a ordem vinda do céu, a baía de Tokio está sob ameaça de poluição e as espécies marinhas seriam totalmente extintas, mostrando então Spectreman em ação contra um terrivel monstro tosco que mais lembra um amontoado de lixo em movimento.

Spectreman estreou  no Japão em 1971 e durou até 1972. Criado por Souji Ushio (Tomio Sagisu), foi exibida no Brasil pela Rede Record e o canal TVS (SBT) com 63 episódios dublados em português. A franquia também teve produção de HQ´s, brinquedos e vários outros produtos temáticos.  Ficou em reprise no Brasil até 1990.

Elenco:Tetsuo Narikawa (Kenji), Tohru Ohira (Chefe Kurata), Takamitsu Watanabe (Kato), Kazuo Arai (Ota), Koji Ozaki (Wada), Machiko Konishi (Minnie), Yoko Shin (Tieko) e Taeko Sakurai (Kimie).

Tetsuo Narikawa: Foi ator, modelo e especialista em Caratê e Judô que infelizmente faleceu de câncer em 2010 aos 65 anos de idade.    

Confira o trailer de abertura com a trilha sonora que eu adoro legendada pelo Canal do Sapo, e cantem junto Speeectremennnnn…

 

 

Continue lendo

Memória Tokusatsu

MEMÓRIA TOKUSATSU | Black Kamen Rider – O Guerreiro da liberdade

Publicado

em

Salve, salve tripulantes! Tudo bem com vocês?

Bem vindos à mais uma coluna “Memória Tokusatsu”, a coluna que faz você viajar no tempo e relembrar os heróis japoneses que marcaram nossa infância. Hoje vou falar sobre um herói muito pedido por alguns leitores. Kamen Rider Black ou Black Kamen Rider,como é conhecido aqui no Brasil, chegou às telas brasileiras em abril de 1991 através da Rede Manchete, porém no Japão sua estreia foi no ano de 1988 e bombou no país. Foi a primeira série da franquia dos Kamen Rider a ser transmitida na nossa terrinha.

Sinopse: 

Ao completarem 19 anos, os irmãos de criação Issamu Minami (Tetsuo Kurata) e Nobuhiko Aikizuki (Takahito Horiuchi) são sequestrados pela base secreta dos Gorgom, uma terrível organização que pretende dominar o planeta Terra. O grupo pretende fazer operações mutantes nos jovens para que eles se transformem em homens-gafanhoto. A intenção deste maléfico plano era apagar as memórias dos dois e promover uma batalha entre eles, cujo vencedor seria o sucessor do Grande Rei dos Gorgom. Issamu consegue fugir antes de ter sua memória afetada, mas já tem em seu corpo a King Stone, pedra responsável pela mutação. Assim, ele se transforma em Black Kamen Rider, um herói disposto a livrar a Terra da escravidão e salvar seu irmão.

O protagonista principal dessa obra de sucesso até os dias de hoje chama-se Issamu Minami, interpretado pelo ator e cantor Tetsuo Kurata, um garoto que foi adotado após seus pais terem sido mortos em um acidente aéreo. Aos 19 anos esse garoto e seu irmão passam por uma experiência científica que os transformou em dois mutantes, fazendo com que os dois adquirissem super força.

Durante essa experiência, Issamu acorda e vê ao seu lado o irmão e alguns homem desconhecidos falando que a experiência estava quase completa e só faltava a memória de ambos serem apagadas. O rapaz entra em desespero aos berros com o seu irmão. Atordoado, ele não consegue entender o que o pai estava fazendo naquele local, falando que não foram  esse os planos que ele tinha em mente, dando a entender que estava no meio daquilo tudo.

Mais tarde depois de de descobrir a incrível força que adquiriu quando se transformou em “BKR“, Issamu encontra o pai que acaba revelando tudo a respeito da experiência e seu envolvimento com os Gorgom. Também lhe é esclarecido que essa equipe maligna tem planos com os dois irmãos: fazer com que lutem um contro o outro até somente um sobreviver. O sobrevivente será o Imperador Secular, Issamu rejeita essa proposta pois a sua memória não chegou a ser afetada pela maldade, e ele prefere seguir em frente com liberdade e lutando pela justiça.

Gif retirado do site gifsoup.com.br

BKR” assim como “Jiban(clique aqui pra ver a matéria) foi uma produção com temática bem adulta, apesar de que as crianças e adolescentes que foram e são o maior responsável por seu sucesso e audiência. Essa franquia teve uma continuação após 6 anos de hiato, com o título de “Kamen Rider Black RX“, e foi a unica série do gênero a ter sua continuidade com o mesmo protagonista do original. O show rendeu 51 episódios e dois filmes que infelizmente nunca foram transmitidos no Brasil, e também mangás publicados entre os anos de 1987 e 1988 pela revista Shonen Sunday com histórias ainda mais adultas e realistas do que a série de TV. Atualmente os episódios ainda são transmitidos pelo Canal Ulbra TV e Rede Brasil.

Elenco:

  • Issamu Minami/Kamen Rider Black: Tetsuo Kurata
  • Kamen Rider Black (dublê): Jiro Okamoto
  • Kyoko Akizuki: Akemi Inoue
  • Satie Kida: Ayumi Taguchi
  • Nobuhiko Akizuki: Takahito Horiuchi
  • Pérola: Hitomi Yoshii
  • Doutor Hideomi Kuromatsu: Susumu Kurobe
  • Taurus: Jun Yoshida
  • Grande Rei (voz): Takeshi Watabe
  • Danker (voz): Shōzō Iizuka
  • Baraom (voz): Toschimichi Takahashi
  • Shadow Moon (voz): Masaki Terasoma
  • Shadow Moon (dublê): Tokio Iwata
  • Suda Ryosuke: Masaki Kyomoto
  • Shigeru Sugiyama (ep. 10): Jouji Nakata
  • Doutor Makino (segundo filme): Akira Ishihama
  • Narrador: Kiyoshi Kobayashi (ep. 1-39) e Issei Masamune (ep. 40-51)

Assista ao vídeo com a trilha sonora de abertura que é cantada pelo ator protagonista da série.

Continue lendo

Mais lidos da semana

%d blogueiros gostam disto: