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MANTO E ADAGA | Estreia a mais nova e cara série televisiva da Marvel

João Nélio

Publicado

em

Produzida pelo canal a cabo Freeform em parceria com o Marvel Studios, a série dos heróis “de segunda linha” da Marvel Comics, que estreou 7 de junho nos EUA – sendo exibida no Brasil pelo canal Sony em data ainda a confirmar – parece promissora.

Os dois primeiros episódios já foram exibidos e, de forma corajosa, apostaram e se focaram bastante e basicamente no desenvolvimento dramático e emocional dos personagens principais, que, para quem não conhece nada sobre eles, são Tandy Bowen/Adaga e Tyrone Johnson/Manto.

A série não perde tempo e já se inicia com a exposição dos traumas que marcarão a personalidade dos futuros heróis outsiders, narrando a morte praticamente simultânea de um ente querido de cada um; um evento com participação das Companhias Roxxon (famosas nos quadrinhos por estarem sempre envolvidas com atividades criminosas); a aquisição das habilidades super-humanas e como eles lidaram com isso na adolescência: Tandy se tornando quase viciada e ladra; Tyrone tendo problemas com raiva e culpa.

A dinâmica e química dos ótimos atores principais (Olivia Holt, como Tandy/Adaga e Aubrey Joseph como Tyrone/Manto) está perfeita, mesmo com o pouco tempo de interação em cena de que dispuseram nestes dois primeiros episódios.

O tratamento sutil dado ao tema do racismo e da discriminação também merece elogios: basta reparar como Tandy/Adaga, mesmo sendo uma delinquente, tem acesso fácil a qualquer ambiente por ser branca, enquanto Tyrone/Manto, mesmo sendo um rapaz bonito e bem colocado na sociedade, sofre o estigma de imediatamente ser considerado suspeito ou mentiroso (a cena da partida de basquete e do vestiário é emblemática nesse sentido).

Outra coisa que funcionou foi a forma como a manifestação dos poderes dos personagens se deu, apresentada de maneira bastante natural e orgânica e, apesar de sem enrolação, sem pressa.

A trilha sonora também é um primor, contando com canções joviais e modernas, mas cujas letras e melodias compõem de forma muito competente a atmosfera e estado psicológico dos personagens.

O que se pode questionar é o tratamento dado aos personagens coadjuvantes, dos quais ninguém, até o momento, se destacou, seja no quesito simpatia ou vilania.

Todos que apareceram soaram um pouco bidimensionais, maniqueístas e até caricaturais, como as mães dos protagonistas (principalmente a de Tandy, que poderia ser bem mais interessante e dramática).

Deu-se tanta importância, foco e “carinho” aos personagens principais que parece que os roteiristas se esqueceram de que eles precisariam interagir com personas que também parecessem reais e verossímeis; mas é um problema menor, que pode ser superado ao longo da série e em outras temporadas (que certamente virão!).

Não fica claro, também, se Manto e Adaga pertencerá ao mesmo universo dos filmes da Marvel, como é o caso das demais séries – Agentes da Shield, os Defensores (Demolidor, Luke Cage, Jessica Jones, Punho de Ferro), Justiceiro e Inumanos – que, mesmo de forma subliminar, interagem com o universo cinematográfico.

A grande ousadia da série, porém, foi inverter a lógica, a origem e a temática dos quadrinhos: enquanto nas páginas das revistas, Tandy/Adaga advém da alta classe hedonista nova-iorquina, na telinha, ela vive num subúrbio extremamente pobre com a mãe alcóolatra, às vezes dormindo nas ruas. Em contrapartida, Tyrone/Manto, que nos quadrinhos é quem vivia em guetos, na série é um jovem negro de classe média-alta.

A origem “pesada” dos (anti)heróis, conforme os quadrinhos, também foi extremamente amenizada na produção televisiva, saindo o experimento com drogas para aqueles tarimbados efeitos colaterais oriundos de experimentos que envolvem radiação, o que, se por um lado simplifica tudo a favor do desenvolvimento do enredo, por outro se mostra uma estratégia preguiçosa e temerosa de tocar em temas mais polêmicos, que certamente aumentariam a classificação etária da série e, por conseguinte, afastaria boa parte do público.

Agora é aguardar os próximos oito episódios para ver como tudo se encaminhará, com votos de que mantenham o que está dando certo e que melhorem no que pode tirar um pouco do brilho desta série que vem numa linha diferente das demais produções televisivas da Marvel.

Nota: 4 / 5

Confira os trailers e mais informações sobre Manto e Adaga:

MANTO E ADAGA | Liberado trailer final da inédita série da Marvel

MANTO E ADAGA | Saiu o trailer da nova (e mais cara) série televisiva da Marvel! Você sabe quem eles são?


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Sou um quarentão apaixonado pela cultura pop em geral. Adoro quadrinhos, filmes, séries, bons livros e música de qualidade. Pai de um lindo casal de filhos e ainda encantado por minha esposa, com quem já vivo há 19 bons anos, trabalho como Oficial de Justiça do TJMG, num país ainda repleto de injustiças. E creio na educação e na cultura como "salvação" para nossa sociedade!!

Críticas

BIG MOUTH | Novo personagem faz com que a 2º temporada seja ainda melhor – Crítica do Viajante

Publicado

em

Estreou nesse mês de outubro na rede de streaming Netflix a segunda temporada da controversa série de animação Big Mouth que causou muita polêmica em 2016 (crítica da 1º temporada aqui). A atração tinha como público-alvo os adolescentes ao tratar justamente dessa fase de nossas vidas. Escrachada, recheada de nudez, palavrões e humor negro, deixou horrorizada uma parcela de pais que não consultam a classificação indicativa, que nesse caso é de 16 anos, e que pensam que toda e qualquer animação pode ser vista por crianças.

Observando-se esse detalhe da classificação indicativa, Big Mouth é sensacional no que se propõe. Sem ser chata, a série tenta orientar os adolescentes nessa fase tão difícil da vida. Nessa segunda temporada, os produtores e roteiristas Nick Kroll (criador de Festa das Salsichas) e Andrew Goldberg (roteirista de Family Guy) até tentam apresentar alguns episódios mais “didáticos”, mas como dizem pelas redes sociais: “A zoeira never ends”, e mesmo esses, são engraçadíssimos. 

Os personagens adolescentes são praticamente os mesmos da primeira temporada, com o acréscimo de Gina Alvarez (voz de Gina Rodriguez), a garota que por já ter seus seios mais desenvolvidos atrai a atenção de todos os garotos e a inveja e o ciúme das demais garotas. O casal de “Monstros dos Hormônios“, Maury e Connie (referências aos apresentadores de TV americanos Maury Povich e Connie Chung) também estão de volta, porém mais alguns deles nos são apresentados, como Rick (Nick Kroll), uma versão velha e decrépita da criatura, e Tyler, a versão jovem e novata cujo chifre nem cresceu ainda.

Rick, o Monstro do Hormônio velho e decrépito

 

 

 

Tyler, o Monstro do Hormônio jovem e novato.

 

 

 

 

 

 

 

O Mago da Vergonha

Porém, a sensação dessa segunda temporada é sem dúvida nenhuma o Mago da Vergonha (David Thewlis). O novo personagem é uma espécie de espectro de roupas negras, orelhas pontudas e olhos de cores diferentes que chega para bater de frente com os tais Monstros dos Hormônios. Enquantos os monstros inundam o cérebro dos adolescentes com suas substâncias fazendo-os tomar decisões desastrosas e agir por impulso, o Mago da Vergonha faz com que sintam vergonha de suas atitudes, de seus pais, de seus amigos… de tudo! Essa dualidade deixa os adolescentes totalmente pirados e causa as situações mais engraçadas do show. 

Por outro lado, alguns personagens perderam destaque em relação á temporada passada, como o Fantasma de Duke Ellington (Jordan Peele) que quase não aparece dessa vez. Já os pais dos adolescentes protagonistas ganham mais tempo de tela com destaque para o insuportável Marty Glouberman (Richard Kind) pai de Andrew (Andrew Goldberg) que implica com tudo e com todos. Outro personagem secundário que brilha nessa temporada é o treinador Steve (mais uma das inúmeras vozes feitas por Nick Kroll) que apesar de ser virgem e de sequer saber o que é sexo, acaba como professor de educação sexual da garotada que no final ensina muito mais a ele, do que ele à turma.

Big Mouth é sensacional por ter potencial para agradar tanto ao seu público alvo, os adolescentes, com sua didática sarcástica e despojada como os próprios gostam de ser, assim como despertar nostalgia naqueles que já passaram por tudo isso, sentiram que nada poderia ser pior mas que agora percebem que foi a melhor fase de suas vidas e nem tão ruim assim. Vale muita a pena ser assistida. Recomendo sem pestanejar e classifico como:

 

5/5

 

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TITANS | Primeiras impressões da nova série do DC Universe

Igor Souza

Publicado

em

Foto: divulgação

E finalmente estreou para nós, meros fãs e entusiastas do universo DC Comics a aguardada série em live-action dos Titãs. Composta inicialmente por Robin, Ravena, Estelar e Mutano, o episódio piloto da produção feita pelo DC Universe (inédito serviço de streaming da DC Comics) nos apresentou de forma bastante interessante esses quatro pilares iniciais do jovem supergrupo.

Seguindo sua essência urbana e violenta, a onipresença do Batman é percebida em cada detalhe, mesmo não aparecendo fisicamente, é clara para todos que a influência do Morcegão é bem evidente e o “Fu%# Batman” é nos apresentado justamente para brincar com isso, a DC explora sem vergonha nenhuma o seu herói mais popular, mas ela não precisa necessariamente dele para construir e apresentar personagens importantes em um universo totalmente rico.

Com a produção e roteiro de um trio poderoso, está première dos Titãs nos revela de forma sensata onde cada um trabalha, Geoff Johns cuida do lado heroico, Greg Berlanti nos apresenta o lado sombrio e fechando o trio de ferro temos o experiente Akiva Goldsman que amarra e nos conta uma história de forma bastante interessante e enigmática sobre os nossos queridos heróis. Titãs pode apresentar um certo exagero para alguns na violência imposta por um Dick Grayson sem pudores, mas pela condução da história conseguiremos compreender o porquê de tudo isso.

Já em relação com outro ponto positivo está a ambientação bem noir das noites de Detroit, realmente uma Gotham do mundo real e assistir o Robin em ação pela primeira na cidade e no episódio é bem interessante, outro ponto de destaque é os efeitos práticos em relação as coreografias de luta que estão exuberantes.

No final deste primeiro episódio, vimos que ele serviu somente para apresentar os heróis que formarão o grupo, com destaque especial para Robin e Ravena, essa segunda já manifestou os seus poderes sombrios de forma bastante convincente. O que podemos refletir é que a série é diferente, bem trabalhada na sua história e que irá agradar muitos fãs que puderem dar uma chance para a produção que é a DC na sua essência.

Nota para o primeiro episódio (episódio piloto):

4 / 5


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GOOSEBUMPS 2 | A divertida (e esquecível) continuação do sucesso da Sony de 2016

João Nélio

Publicado

em

 

Foto: Reprodução

Qualquer garoto ou garota é capaz de dizer que a britânica J. K. Rowling é a mente por trás do universo Harry Potter; todavia, um público bem menor saberia dizer quem é R. L. Stine, também conhecido como o Stephen King da literatura infantil, que, muito antes das aventuras do bruxo de óculos e cicatriz na testa, também vendeu – como Rowling – cerca de 400 milhões de livros.

Se aqui no Brasil Stine é pouco conhecido, nos EUA é uma verdadeira celebridade, sendo autor prolífero de centenas de livros de suspense e terror “leve”, voltados para um público infanto-juvenil, que fez sua fama na década de 1990, incluindo uma série para a tv paga que durou de 1995 a 1998, conhecida no Brasil como A Máscara Maldita.

Foto: Reprodução

Em 2015, estreia nos cinemas o filme Goosebumps – nome da série de mais de 60 livros que Stine escreveu de 1992 a 1997 – mas que, ao contrário de adaptar uma das diversas histórias do estadunidense de 75 anos, resolveu transformar ele mesmo em um personagem às voltas com muitas das suas monstruosas e divertidas criações, na pele, voz e trejeitos de Jack Black.

O filme fez um sólido sucesso, custando pouco mais de 55 milhões (uma pechincha para blockbusters norte-americanos), mas faturando o dobro disso com facilidade.

Lógico que uma continuação iria acontecer, aliás, sugerida já na cena final do longa de 2015.

Obedecendo a lógica da obra de Stine, que a cada livro contava com protagonistas diferentes, a produção de 2018 despreza os personagens e locação do filme anterior para localizar a trama atual na fictícia cidade de Wardenclyffe, Nova York, onde os pré-adolescentes Sonny (Jeremy Ray Taylor) e Sam Carter (Caleel Harris) encontram a antiga casa de R. L. Stine e o manuscrito de seu primeiro livro, do qual libertam o boneco de ventríloquo maligno, Slappy the Dummy (voz de Mick Wingert), iniciando toda a confusão.

Foto: Reprodução

O filme segue a cartilha cinematográfica clássica, com um primeiro ato apresentando e desenvolvendo seus personagens, ainda que, alguns, de forma bastante caricata, como o caso da Kathy Quin (Wendi McLendon-Covey), a mãe de Sonny e da adolescente Sarah Quinn (Madison Iseman, linda e competente no papel de heroína), do personagem bastante pastelão interpretado por Chris Parnell, do namorado pouco confiável de Sarah, Tyler (Bryce Cass) e da turma de alunos cruéis que praticam bullying contra Sonny e Sam.

Foto: Reprodução

O segundo ato, como era de se esperar, mostra Slappy, que já havia sido apresentado no primeiro filme, revelando-se em toda a sua vilania e servindo para a produção criar – num CGI bem econômico – uma série de monstruosidades mais divertidas do que assustadoras, algumas repetidas, como o Pé-Grande (grande atrativo do primeiro filme) e o Lobisomem (que desta vez perde completamente sua periculosidade) e outras engraçadas, como a aranha gigante feita de balões de gás.

O terceiro ato mostra o clímax do filme – ambientado, não por acaso, no Halloween –, com toda a bagunça criada por bruxas com cabeças neons, abóboras de dia das bruxas que cospem fogo, cavaleiro sem cabeça, múmias, hordas de morcegos de cartolina etc., além de uma inverossímil estação elétrica de onde Slappy comanda “sua família”.

Foto: Reprodução

Se no filme de 2015 os monstros realmente pareciam ameaçadores, nesta produção eles provocam mais risos do que sustos (menos, talvez, os ursinhos de gelatina assassinos!). Também não dá para entender o porque de ninguém botar fogo naquele insuportável e mimado boneco de ventríloquo!!

No geral, se o filme não empolga tanto assim, ele também consegue prender a atenção pela sua hora e meia de duração, provocando involuntários risos de canto de boca, mas quase nenhuma gargalhada, mesmo da garotada que enchia metade da sala de exibição.

Personagens desperdiçados, como Mr. Chu (vivido por Ken Jeong, o eterno Leslie Chow de A Ressaca) e (SPOILER) uma participação quase desnecessária de um Jack Black em piloto automático (mas mesmo assim engraçado) fazem dessa segunda parte de Goosebumps um filme realmente voltado para as crianças, ao qual os pais conseguem acompanhar sem muito sacrifício, mas rapidamente esquecido no caminho de volta para casa.

Foto: Reprodução

Ao final, como era de se esperar, cria-se o gancho para uma nova continuação.


Pontuação de 0 a 5

Nota: 2,5 (“bonzinho”)

 


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