Connect with us

Filmes

DIA DA MULHER | Star Women: O empoderamento em uma galáxia tão distante

Published

on

Em uma galáxia muito distante o poder feminino toma conta de uma saga midiática, clássica e muito popular entre várias gerações. Pelo início do texto fica fácil se situar no assunto abordado, ao contrário de escolher em qual lado da força você se encaixa.

Star Wars sempre surpreendeu críticos e fãs com seus efeitos especiais, roteiros bem escritos e atuações magnificas. Entretanto, o que às vezes passa despercebido é a mensagem de igualdade de gênero que sempre veio encaixada nas entrelinhas de cada filme, livro, quadrinhos ou qualquer outro produto da saga.

 As mulheres sempre se destacam nas histórias que envolvem esse universo, até mesmo na época onde isso era raro de se acontecer. Os três primeiros filmes da saga (lançados em 77, 80 e 83) traziam consigo a personalidade forte de uma líder: a Princesa Leia Organa. Além de ser uma das personagens principais, sempre andou acompanhada da responsabilidade e força da Aliança, sabendo lidar não apenas com a diplomacia que envolvia seu cargo, mas também com a ação no campo de batalha. A feminilidade imposta pela sociedade conservadora fica realmente distante de Leia, já que sua independência, em vários âmbitos, está exposta em cada segundo de filme.

A personagem Padmé Amidala, não fica atrás nessa linhagem de mulheres poderosas. Sendo ela a mãe de Leia, já começa sua história em uma alta posição na diplomacia. Incialmente sendo Rainha Amidala de Naboo, tomando posse deste cargo com apenas 14 anos e posteriormente se torna senadora do senado Galático. Sempre promovendo a paz através do diálogo. Ela se posiciona contra a separação do senado, instigando assim a oposição contra sua integridade física e moral. Lutando pela liberdade de seu povo e por sua liberdade emocional, já que ela se apaixona pelo protagonista principal da trilogia, Anakin Skywalker.

Jyn Erso pegou todo o filme para si, sendo uma mulher altamente habilidosa, inteligente e com posições bem definidas. Liderando um grupo de renegados com uma missão extremamente importante para a aliança. Dando sua vida em prol de uma chance de liberdade para o futuro da galáxia. Buscando dentro de uma fora da lei um bom motivo para aderir o pensamento de uma resistência. Sem nenhum discurso sexualmente emocional, Jyn inspira uma figura decidida e sem a obrigação de um “par romântico”.

Já no episódio sete, o que pouco sabemos de Rey já é o suficiente para lhe considerar uma mulher poderosa. Diferente das anteriores sua trajetória não provem de algum cargo de peso social. Entretanto, implica em uma nova narrativa de heroína. Aquela que luta todos os dias por sua sobrevivência. Vivendo à margem da sociedade ela mostra que sua força é tão grande quanto a dos homens que são maioria na linhagem Jedi.

E não são apenas as protagonistas que possuem esse destaque de força e determinação, personagens secundárias também respiram poderio, seria o caso da primeira stormtrooper mulher, a capitã Phasma. Ela que é adepta ao pensamento da primeira ordem, mostra que não só de homens vive uma organização política radical.

O empoderamento delas não se caracteriza apenas com força física ou emocional, mas sim com um conjunto de todas as forças. Sabendo propor a independência de suas personagens e incentivando todas as gerações atingidas a fazerem o mesmo.  Lutando por seus ideais com unhas e dentes, inspirando mulheres a serem essas mulheres.

Estudante de jornalismo, futura pesquisadora da nona arte e fãgirl do homem morcego. Devoradora de séries e leitora fiel da mulher gato. Uma Jedi misturada com sith, uma kpopper misturada com Mpb. Uma viagem em forma de serumaninho!

Click to comment

Deixe uma resposta ...

Cinema

ILHA DE CACHORROS | Um belo trailer para animar a semana

Published

on

Após surpreender o mundo com o excelente O Fantástico Senhor Raposo, utilizando de forma brilhante o estilo de animação em stop-motion, Wes Anderson retorna ao gênero com a tocante aventura de um jovem que navega à uma traiçoeira ilha de lixo para encontrar seu cachorro perdido.

Ilha dos Cães, que teve seu primeiro trailer divulgado essa semana, possui um elenco de ponta: Bryan Cranston, Edward Norton, Bill Murray e Scarlett Johansson e traz uma história ambientada  20 anos no futuro, onde as autoridades japonesas, após um surto de gripe canina, ordenam que todos os cães sejam colocados em quarentena em uma ilha marítima formada por lixo (que tecnicamente já existe na atualidade).

Cranston empresta sua voz para Boss, o líder de uma matilha de cães acaba se envolvendo com Atari, um menino de 12 anos que sequestra um avião e pousa na ilha na esperança de encontrar seu cachorro, Spots.

O trailer de Ilha de Cães mistura uma viagem maravilhosamente repleta de intriga política, agências governamentais secretas, cães robôs e o humor caracteristicamente seco de Anderson. Enquanto Atari e os cachorros embarcam em sua jornada, Rex (voz de Norton diz: “Ao norte, um lugar longe e rude sobre um pântano de lama nociva que leva a um aterro radioativo poluído por lixo tóxico e químico – esse é nosso destino”.

O  elenco da Ilha de Cães também conta com Tilda Swinton, Liev Schreiber, Greta Gerwig, Frances McDormand, Ken Watanabe, Koyu Rankin, Kunichi Nomura, Jeff Goldblum, Courtney B. Vance, Yoko Ono e F. Murray Abraham.

O filme poderá ser visto nos cinemas em 23 de março de 2018.

 

Continue Reading

Cinema

UNIVERSO ESTENDIDO DC | Dave Gibbons responsabiliza Watchmen pelo tom sombrio adotado pela Warner/DC

Published

on

Produzida pelos mestres Alan Moore e Dave Gibbons e publicada originalmente em doze edições mensais entre 1986 e 1987, a excelente série em quadrinhos “Watchmen” revolucionou o mercado dos “comics”, influenciando uma geração de profissionais em todos os seguimentos.

Em recente entrevista ao ComicBook.com, Dave Gibbons, uma das lendas responsáveis pela obra, declarou que acredita que esta influência se estende até os dias de hoje, fazendo com que a DC Comics deixasse de lado seu universo “multicolorido” para adotar um tom mais sombrio para seus personagens.

“Bem, a maneira como eu entendo é que, de alguma forma, Watchmen está sendo responsável pela escuridão do Universo DC e filmes como Mulher Maravilha são uma maneira da DC se libertar da influência enganosa e deturpada dos personagens de Watchmen. A próxima coisa que eu e Alan teríamos feito depois de Watchmen, seria algo como Capitão Marvel, você sabe, algo realmente leve e mítico.”

Sobre os rumores de que Matthew Vaughn pode ser o diretor de “Homem de Aço 2″, Gibbons disparou:

“Não sei mais do que você sobre Matthew estar envolvido com um filme do Superman. Para mim, parece uma ótima ideia e acho que é assim que as coisas estão evoluindo. Vocês sabem, houve um tempo em que os super-heróis tinham que estar realmente sombrios. Eu me sinto um pouco culpado, porque Alan Moore e eu instituímos a ideia de super-heróis obscuros. Nunca pensamos que isso persistiria por 25 anos, você sabe.”

Sobre a necessidade de um tom mais leve e aventureiro nos filmes da Warner/DC, Gibbons foi direto…

“Eu acho que o tipo de coisa que é popular hoje em dia é algo um pouco mais leve, um pouco mais aventureiro e um pouco mais colorido. Penso em exemplos como: “Guardiões da Galáxia” ou o novo filme do Thor, ou mesmo, Kingsman. Você sabe, acho que esse é o tipo de entretenimento que Matthew entende bastante. Eu realmente ficaria intrigado e empolgado com sua versão do Superman. Tenho certeza de que seria realmente bom para o personagem”.

A respeito de “Batman Vs Superman“, Gibbons não titubeou…

“Como eu já disse anteriormente, a tendência do entretenimento agora é encontrar algo que seja mais divertido, menos escuro e muito mais cheio de esperança. Provavelmente o fracasso do filme Superman/Batman se deve ao fato, do longa ficar realmente muito escuro e o Superman tão sombrio quanto o Batman. E isso realmente não funciona, pensei que essa era a oportunidade perfeita para contrastar os dois personagens”.

Gibbons fez exatamente isso em sua história “Os Melhores do Mundo” e desejava que os fãs vissem esta justaposição na tela grande também.

“Foi o que eu fiz na verdade nos anos 90, onde eles eram vistos como um tipo de ying e yang, vocês sabem, os dois lados opostos da mesma moeda. Suponho que você poderia fazer funcionar qualquer coisa, mas meu sentimento agora é que devemos tornar o mundo um pouco menos sombrio.”

O que você achou dessas declarações? Deixe seu comentário abaixo!

Continue Reading

Cinema

STAR WARS: OS ÚLTIMOS JEDI | Edição do filme está oficialmente terminada

Published

on

Resultado de imagem para rian johnsonStar Wars: The Last Jedi está concluído! O diretor Rian Johnson confirmou que o aguardado Episódio 8 está com seu corte final, esperando apenas a data de estreia para ser visto por todos os fãs.

Em seu Instagram, uma foto da sala da edição, junto com a equipe responsável, deu o tom de missão cumprida da tarefa:

“(…) Na equipe de pós-produção mais difícil da galáxia…”

Aaaand that’s a wrap on the hardest working post production team in the galaxy. Going to miss sitting in dark rooms with these goobers.

Uma publicação compartilhada por Rian Johnson (@riancjohnson) em

Podemos esperar então que em breve teremos um trailer final que vai nos deixar na expectativa (e agonia), esperando a estreia e também para vermos quais rumos a história tomará.

No início desta semana, o ator Mark Hamill sugeriu no seu perfil do Twitter que em apenas algumas semanas teremos um novo trailer do filme.

mark hamill, star wars, tweet excluído

“Assista à (tv) noite de segunda-feira de futebol no dia 9 de outubro – sem nenhum motivo em particular”.

Sem Retorno

Resultado de imagem para harrison fordUma coisa que sabemos porém é que não devemos esperar um retorno surpresa de Harrison Ford depois que Han Solo foi morto em The Force Awakens.

“Eu terminei com Star Wars e Star Wars terminou comigo. Eu prefiro não [voltar]. Você sabe, neste momento, prefiro fazer outra coisa. Só porque é mais interessante fazer algo novo”.

Star Wars: The Last Jedi chega aos cinemas em 15 de dezembro.

Fonte: Digital Spy

Continue Reading

Mais lidos da semana

Copyright © 2017 Nerdtrip. Theme by GNTK Inc., powered by Gancarteek.

%d blogueiros gostam disto: