Ficção Científica News

FICÇÃO CIENTÍFICA NEWS | 5 Livros que você deve ler antes de ir para Valhalla

5 Livros de Ficção Científica que você deve ler

As obras de ficção científica nunca estiveram em evidência como nos dias de hoje e não é pra menos, afinal, temos uma editora dedicada em publicar o que há de melhor no gênero. A Editora Aleph é uma editora que nasceu nos idos anos 80. Possui mais de 130 títulos e destaca-se pela publicação de grandes clássicos da ficção científica. E na esteira desses lançamentos, vamos apresentar 5 livros indispensáveis para você ler antes de ir para Valhalla.

 

1) Eu, robô – Isaac Asimov

Essa obra influenciou muitos escritores com suas teorias e até hoje faz um grande sucesso oferecendo uma escrita inteligente sem as amarras de valores ou preconceitos, aliás, quando você ler um livro de ficção científica suspenda os seus valores e paradigmas para ter a melhor experiência de leitura.

Eu, robô é a reunião de nove contos que narram a evolução dos robôs através dos tempos e para quem não sabe, Isaac Asimov é responsável pelas célebres Três Leis da Robótica. Vai perder? Não deixe de conferir essa obra que influenciou muita gente por aí.

 

2) 2001: Uma Odisseia no espaço – Arthur C. Clarke

Quem não conhece o clássico filme de 1968, 2001: Uma Odisseia no espaço? Não? Corra e corrija esse lapso rapidamente e prometo não contar pra ninguém. Mas não era sobre livros? Sim caro leitor e explico.

O roteiro do filme foi escrito por Arthur C. Clarke e pelo cineasta Stanley Kubrick, e muitas pessoas nesse mundão  não sabem que o filme inspirou Clarke a estender a história para as páginas de um bom livro.

A história traz como tema a evolução humana cheia de mistérios. É uma história do mundo pensada por esse brilhante escritor de ficção científica.

 

3) Neuromancer – Willian Gibson

Matrix bebeu nessa fonte e não falou pra ninguém. Neuromancer foi lançado em 1984 e traz a história de um ex-hacker que após invadir uma empresa foi envenenado e impedido de se conectar as redes. É o romance de estreia de Gibson e também um “difusor de termos” que foram utilizados no filme tais como: ciberespaço, matrix, inteligência artificial entre outros.

A obra é premiadíssima pelos prêmios máximos da ficção científica, os prêmios Hugo, Nebula e Philip K. Dick. Tornou-se uma referência para os amantes do gênero ao transmitir a cultura cyberpunk, além, de ser eleito um dos 100 melhores romances do século pela revista TIME.

 

4) O Planeta dos Macacos – Pierre Boulle

É inegável que a literatura abastece a sétima arte com o que há de melhor e com esse livro não poderia ser diferente. Lançado em 1963, cinco anos antes da primeira versão cinematográfica, narra as aventuras de um jornalista que viajou para o planeta Soror onde símios eram a raça dominante.

O livro tem várias camadas e permite amplas discussões. Uma delas é o fim de uma civilização. Seria um prenúncio para a raça humana? Ah! Não podia esquecer de dizer que o final do livro é surpreendente. O livro serviu para oito adaptações cinematográficas, portanto, leitura recomendável.

 

5) Laranja Mecânica – Anthony Burgess

Outra obra que gerou um clássico para a sétima arte, Laranja Mecânica. O livro de Burgess traz um adolescente chamado Alex, que vive numa sociedade carregada de violência na qual provoca uma resposta por parte de um governo totalitário. O mais interessante nessa obra é a linguagem maluca criada pelo autor para dar um tom diferente a obra, Horrorshow.

Publicado em 1962 e imortalizado em 1971 pelo filme de mesmo nome, tornou-se um dos grandes clássicos do século XX. A obra lançada pela editora Aleph tem uma infinidade de extras para melhorar a experiência de leitura. Altamente recomendável.

 

Até a próxima…

 

Sobre o autor

Wilson Brancaglioni

Editor do blog http://www.estantedowilson.com.br/ e colaborador no blog http://www.nerdtrip.com.br/, Pós-graduado em Língua Portuguesa pela PUC/SP e viciado em Literatura e Cultura Pop.

2 Comentários

Clique aqui para comentar

Deixe uma resposta ...

%d blogueiros gostam disto: