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Críticas

GUARDIÕES DA GALÁXIA VOL.2 | Crítica sem spoilers!

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James “Fuckin’ Gun conseguiu mais uma vez! O diretor do Guardiões da Galáxia Vol. 2 não tem medo de mergulhar no universo Marvel e faz isso com força (uiiiii)!

EU admito que fui ver o filme com um expectativa relativamente alta, com o hype lá em cima e não me decepcionei. O longa é bem envolvente, tem um ritmo muito bom, fluído, roteiro muito bem trabalhado e até um plot twist (que por mim, já era esperado). As cenas de ação são muito bem gravadas, os efeitos especiais noooooooossa, nem sei o que dizer. A fotografia é espetacular, a palheta de cores (intensas e bem contrastantes, à moda Jack Kirby) nos faz emergir no espaço de uma formar tão intensa que você realmente acredita estar no filme. Entendo por que o estúdio resolveu adotar esse  visual como o oficial do núcleo espacial do MCU. O roteiro tem um tom de comédia aguçado, às vezes bobo, mas que não enjoa, pois as piadas são bem colocadas e tem ritmo dentro do filme, afinal o o longa se propõe a ser uma comédia de aventura espacial com muitas, mas muuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitas referências, tantas que você terá de ver algumas vezes para pegar todas, desde PACMAN até Super máquina!

A trilha sonora, destaque (diria até mais, diria que foi coadjuvante do primeiro filme) volta com tudo, o lado 2 da Mix Tape do Senhor da Estrelas é de muito bom gosto, mas ainda prefiro lado 1. Mas o que eu particularmente achei melhor foi como a trilha foi inserida no filme, de modo intrínseco as canções se misturam no filme de um jeito que viram uma coisa só muitas das vezes, chega a ser lindo de ver.

O tema desta sequência (Vol. 2) é a família, suas relações, suas diferenças, suas dificuldades, lutas e a união. O filme te faz perguntar se perguntar: Quem é sua família ? Sangue do seu sangue ? Aqueles que estão ao seu lado ? 

A cena do guardiões lutando contra algo tipo uma lula gigante é a primeira do filme, acontece bem rapidamente, apesar de eles encontrarem um dificuldade inicial, Gamora acaba com a ameaça com facilidade.

O filme começa mostrando o jovem Ego (que realmente é o pai de Peter Quill, isso não é spoiler), mais uma vez, a Casa das Idéias fez um ótimo trabalho de FX e rejuvenescimento ao mostrar o ator Kurt Russel jovem, no auge dos seus trinta e poucos anos – assim como fez com Michael Douglas em em Homem Formiga, e Robert Downey Jr. em Guerra civil, ao mostrá-lo adolescente.  

Os Guardiões da Galáxia.

Os personagens estão bem mais desenvolvidos, e a relação entre eles, por ser um filme de família é bem mais trabalhada, chegando até a emocionar em alguns pontos. O baby Groot torna-se mesmo um mascote no filme, sendo ao mesmo tempo aquela coisa fofa e também alívio cômico do filme, em certos momento chega a ser exagerado, mas é uma exagero bom, nada cansativo. Como o tema é a família, o filme também explora a relação de Peter e Ego, seu pai biológico e aprofunda sua relação com Yondu, quem o criou.

O visual de Ego, o “Planeta Vivo”, que no filme é um celestial (ele mesmo revela isso), é fantástico, o planeta visto do espaço é bem semelhante aos quadrinhos, com uma “cara de bigode”, e a superfície é linda, cheia de paisagens incríveis. O longa também apresenta os “soberanos”, raça de Ayesha e  (povo dourado e metido a besta, como Rocket mesmo diz no filme), apresenta outros grupos saqueadores (além do grupo de Yondu), um destes grupos é liderado por Stakar – Starhawk (personagem de Stallone), em seu grupo, como ele mesmo foi, temos outros personagens que já foram de formações  de Guardiões  da Galáxia como Martinex (um alienígena feito de diamante). Outra personagem muito interessante é a Mantis, um ser sentisitiva, que trabalha para Ego, muito bem interpretada pela linda atriz Pom Klementieff, a personagem protagoniza boa parte das piadas ao lado de Drax, que também cresceu muito como personagem e já não tão mais literal, mas ainda sim tem um pensamento diferente da lógica comum.

Rocket e Gamora estão bem no filme também, ao lado de Nebula, que também tem uma participação importante no filme, e sua questão familiar é explorada, contando parte de seu passado com Gamora.

O filme realmente surpreende por mostrar muito elementos do universo Marvel, os Celestias, os Soberanos, os Saqueadores, a Terra ( sim, a Terra aparece no filme, pouco mas aparece, porém não temos nenhum vingador e nenhuma jóia do infinito). O filme expande o MCU de certa forma, mas não faz avançar a trama de Thanos na busca da jóia do Infinito, porém podemos conhecer mais do núcleo cósmico do MCU.

O filme tem mesmo 5 cenas pós créditos, não saia da sala de cinema antes da assistir.

NOTA: 4

 

TRAILER 1

TRAILER 2:

Com direção de James Gunn, ‘Guardiões da Galáxia Vol. 2‘ tem no elenco Karen Gillan (Nebula), Zoe Saldana (Gamora), Dave Bautista (Drax), Bradley Cooper (a voz de Rocket), Vin Diesel (a voz de Baby Groot), Kurt Russell (Ego) e Michael Rooker (Yondu).

‘Guardiões da Galáxia Vol. 2‘ estreia dia 27 de Abril de 2017.

CEO do Nerdtrip de GNTK INC., Engenheiro de Produção, amante da sétima e da nona arte.
Apaixonado por música boa e amante dos Engenheiros do Hawaii.

“Seja a pessoa que você quer ser.”

3 Comments

3 Comments

  1. Igor Souza

    29 de Abril de 2017 at 13:20

    Pela crítica me parece que será um bom filme. Vi o trailler há algumas semanas no cinema e fiquei bastante empolgado. Já convidei a galera pra assistirmos todos juntos. Espero que não seja mais um filme de animação com historiazinhas tipicamente norte-americanizadas…. pra ser sincero estou enjoadíssimo desse tipo de história. Mas que venham Os Guardiões da Galáxia!

  2. Luiz Carlos de Souza

    5 de Maio de 2017 at 13:29

    Bom texto, percebi as mesmas coisas apontadas! Mais um grande filme produzido pela Marvel!

  3. Nilce Ops

    5 de Maio de 2017 at 13:36

    Otimo texto, o filme é muito bom! adorei todos os personagens, Drax está hilário e o Rocky e o Baby Groot estão uma fofura! Melhor filme de heróis no ano!

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AS AVENTURAS DO CAPITÃO CUECA | Crítica do Mestre Hater

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Vivemos um tempo onde o humor está cada vez mais sendo enquadrado e as tramas e fórmulas de filmes, séries e desenhos estão cada vez mais repetitivas. Mas de vez em quando surge algo que se rebela e foge do lugar comum. As Aventuras do Capitão Cueca é um desses fugitivos.

A animação abraça o humor paspalho e não tem a mínima preocupação de passar vergonha desde o seu título infame. E isso deixa o desenho divertido, ele é apressado, acelerado e exagerado, sua trama não se explica e se lixa se faz sentido ou não.

Ele é baseado nos quadrinhos criado por Dav Pilkey, vamos à história:

Dois garotinhos, Harold e George, são melhores amigos desde muito cedo, e agora estão quase beirando a fase da pré-adolescência.

Eles são o inferno da vida do rígido e mal humorado diretor Sr. Krupp, que os persegue devido às suas incontáveis pegadinhas, mas o diretor nunca consegue provar que eles são os culpados.

E Harold e Jorge, além do talento para tanta molecagem, também se dedicam a desenhar e criar histórias do herói Capitão Cueca, até que um dia a casa cai e ambos são finalmente flagrados pelo diretor, que decide separar os dois de sala o que coloca em risco a amizade entre eles.

Num momento de desespero, eles apelam a hipnose, transformando o impaciente diretor no sempre alegre e disposto capitão cueca.

Daí em diante esqueça a lógica (que já quase não havia), é uma piada atropelando a outra, algumas acabam acertando, e no fim das contas, você acaba se divertindo. A animação é despretensiosa, não quer ser épica e nem grandiosa mas apenas rir de si mesma, e ela cumpre a sua missão.

A estética é bem agradável e a direção de David Soren (Turbo) é bem talentosa, ele brinca com outros estilos além da animação tridimensional que é a base e também usa fantoches e até animação feita à mão. O roteiro é escrito por Nicholas Stoller (Os Muppets e Vizinhos), um dos nomes da atualidade que se destacam para a comédia.

As Aventuras do Capitão Cueca é diversão certa para a galerinha, já para os mais velhos não é um deleite, mas dá pra rir um bocadinho também.

Nota: 3 / 5.

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O JUSTICEIRO | Crítica sem spoilers

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A série mais bruta da parceria Marvel/Netflix.

Desde a segunda temporada de Demolidor, os fãs de Frank Castle estavam ansiosos por isso. E a Netflix acertou mais uma vez.

Passadas as séries de Jessica Jones, Luke Cage, Punho de Ferro, Defensores e as duas temporadas de Demolidor, chega a vez do anti-herói ter seu momento. E que momento!

Apesar de não termos um grande vilão como as demais séries já citadas, como o Rei do Crime, Killgrave ou Madame Gao, Justiceiro não deixa nada a desejar.

Sem dúvidas que a série é a mais sanguinária feita pela Marvel e Netflix, sendo possível deixar Tarantino orgulhoso ao ver tanto sangue na tela.

O Justiceiro é uma série que apesar de estar no mesmo universo Marvel/Netflix, funciona independente e com apenas Karen Page e alguns easter-eggs vindos das outras séries.

O que vemos é uma história de origem do personagem, com flashbacks do período em que Castle era dos fuzileiros, momentos com sua família e como ele é atormentado pela morte deles.

Ele recebe a ajuda de Micro (Ebon Moss-Bachrach), um hacker que também foi alvo dos mesmos homens que mataram a família de Castle. Também temos Dinah Madani (Amber Rose Revah), uma agente da NSA que busca os responsáveis pela morte de um amigo.

O grande vilão, o agente da CIA Rawlins (Paul Schulze) pouco aparece e não se mostra de fato uma ameaça real para Castle e Micro. Também temos a presença de Billy Russo, a.k.a. Jigsaw (Retalho),  muito bem interpretado por Ben Barnes, que pode aparecer em uma segunda temporada.

Jon Bernthal entrega uma interpretação fantástica, se tornando sem dúvidas O Justiceiro definitivo, uma máquina de matar e que também é humano, que dá um toque de realidade ao mostrar que Frank não tem super poderes e está todo quebrado durante o desenrolar da trama.

A série também toca em problemas reais presentes não somente nos Estados Unidos, mas em todo mundo, como o enfrentamento a terroristas, políticas de desarmamento e as ações militares um tanto quanto questionáveis.

O Justiceiro se iguala a Demolidor e se torna a melhor série do selo Marvel/Netflix, deixando suas outras “irmãs” no chinelo.

Nota para a primeira temporada da série: 4,5 / 5

 

 

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THE ORVILLE | Ótimo episódio com distorção de realidade – Episódio 10: Firestorm – Crítica do viajante

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Está cada vez mais dificil não traçar paralelos entre “The Orville“, a série criada por Seth MacFarlane e que é, segundo as próprias palavras dele, uma homenagem a “Star Trek” e à própria franquia criada por Gene Roddenberry.

Episódios onde a realidade se distorce de alguma forma, onde no decorrer da história protagonistas morrem, outros se tornam insanos cometendo atos irremediáveis e coisas impossíveis cientificamente ocorrem, são recorrentes em todas as séries da franquia “Star Trek”. Os espectadores geralmente percebem que se trata de um episódio de realidade distorcida quando as consequências dos fatos ocorridos simplesmente não podem perdurar no próximo episódio, e ele sabe que tudo se mostrará de alguma forma falso até o final daquele capítulo onde tudo voltará ao normal. O suspense está em tentar se descobrir o que realmente está ocorrendo e como tudo se reverterá inevitavelmente.

E eis que “The Orville” nos brinda com uma trama desse tipo em seu décimo episódio: “Firestorm“. A espaçonave que dá título ao show passa por uma tempestade espacial que causa grandes danos à engenharia onde um de seus técnicos morre (podemos chamá-lo de “camisa vermelha?) diante da chefe de segurança “Alara Kitan (Halston Sage) que paralisa diante de uma fobia por fogo que a mesma desconhecia e a impede de salvá-lo.

Aparentemente o episódio segue na linha da personagem que se culpa por algo, e na tentativa dos outros em mostrar que não há culpa. Contudo, de repente, coisas estranhíssimas e impossíveis começam a ocorrer, como por exemplo um palhaço que corre pelos corredores da nave e em seguida desaparece, ou abismos que aparecem atrás de portas, onde deveria haver um aposento. É aí que percebemos que algo está muito errado e que se trata de um episódio de realidade distorcida.

O episódio todo é sensacional e consegue nos trazer aquela insegurança por não sabermos em momento nenhum o que é real e o que não é. Ficamos ansiosos por entender o que realmente está acontecendo e em que momento tudo virou de pernas pro ar. “Firestorm não deixa nada a dever a episódios semelhantes de “Star Trek”. O episódio também volta a fazer uso dos “holodecks”, outra homenagem à fraquia que a inspira. E eu digo “holodecks” porque realmente não me lembro se deram algum nome a essas salas de simulação de realidade em “The Orville”. Holodeck era o nome usado em Star Trek. A foto de capa dessa matéria traz o comandante “Borthus” (Peter Macom) vestido como um “pai da pátria” americano enquanto aguarda para participar de uma sessão recreativa no holodeck.

E continuando com o “fan-service”, tivemos também um veterano de Star Trek em “Firestorm”. Trata-se do ator Robert Picardo, que interpretou o saudoso holograma do “Doutor” pelas sete temporadas de “Star Trek: Voyager“. Em “The Orville”, Picardo interpreta o pai de Alara que tem preconceito contra humanos e os chama de “caipiras da galáxia”. A atriz Molly Hagan interpreta a mãe de Alara a seu lado.

“The Orville” está tão boa, que pessoalmente arrisco dizer que entre as mais de 30 séries que acompanho atualmente, é a minha preferida. “The Orville” me deixa sempre ansioso pelo próximo episódio, e quando chega o momento de assistir, passa tão rapidamente que a impressão que tenho é que se passaram apenas 10 minutos, e não os 40 que realmente dura. Faltando ainda dois episódios para encerrar-se a primeira temporada, já estou aborrecido por ter que esperar a segunda temporada prevista para o segundo semestre de 2018.

 

Links para as críticas dos episódios anteriores:

Episódio Piloto

Episódio 02

Episódio 03

Episódio 04

Episódio 07

Episódio 08

Episódio 09

Obs: Não há links para os episódios 05 e 06 porque eu estava fora de minha cidade na época em que foram exibidos e não tive tempo de escrever as críticas sobre ambos ainda.

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