Connect with us

Livros

J. R. R. TOLKIEN | Numa Toca no chão vivia um Hobbit…

Published

on

“Que queres dizer? – perguntou Gandalf – Desejas-me um Bom dia, ou queres dizer que está um bom dia, quer eu o queira, quer não? Ou que te sentes bem esta manhã? Ou que é uma manhã para ser bom?”  Gandalf, “O Hobbit.”

Olá pessoal, hoje escrevo sobre um clássico nerd, os livros de John Ronald Reuel Tolkien, mais conhecido internacionalmente com J. R. R. Tolkien. Nascido em 3 de janeiro de 1892 em Bloemfontein, na República do Estado Livre de Orange, na atual África do Sul, aos três anos de idade, com a sua mãe e irmão passou a viver na Inglaterra, terra natal de seus pais. Desde pequeno fascinado pela linguística, fez a licenciatura na faculdade de Letras em Exeter. Participou ativamente da Primeira Guerra Mundial, e logo depois começou a escrever os primeiros rascunhos do que se tornaria o seu “mundo secundário”, complexo e cheio de vida. Tornou-se filólogo e professor universitário, tendo sido professor de anglo-saxão e considerado um dos maiores especialistas do assunto na Universidade de Oxford de 1925 a 1945, e de inglês e literatura inglesa na mesma universidade de 1945 a 1959.

Tolkien ficou conhecido como o “pai da moderna literatura fantástica” e é amplamente considerado como um dos maiores autores da literatura fantástica de todos os tempos.. A suas obras foram traduzidas para mais de 50 idiomas, vendeu mais de 200 milhões de cópias de O Senhor dos Anéis e influenciou gerações. Aos 81 anos de idade, então, nas primeiras horas do domingo de 2 de setembro de 1973, J. R. R. Tolkien morre na Inglaterra. Bom para quem não sabe Tolkien se embebeu do cristianismo e de varias mitologias para escrever seus clássicos e também que Tolkien e C. S. Lewis foram grandes amigos durante décadas, até que a amizade se desgastou em razão de diversos motivos. Na época da morte de Lewis (em 1963) eles já não se falavam por quase dez anos.

Foto de J. R. R. Tolkien.

A publicação de “O Senhor dos Anéis” foi muito incentivada por Lewis, que aliás foi um dos primeiros a ouvir a história, juntamente com Christopher Tolkien (filho de Tolkien). Tolkien jamais deixou de admirar Lewis como amigo, embora não gostasse da maioria de seus livros, em especial “As Crônicas de Nárnia”, que entendia como sendo alegórico e infantil demais.

Historias a parte às opiniões sobre a leitura de Tolkien diferem muito, mas apesar de ser um pouco maçante vale muito apena ler. Por ser uma leitura um tanto difícil muita gente prefere “O Hobbit” do que a trilogia Senhor dos Anéis e poucos leem Silmarillion. Isso acontece pois muitas pessoas começam a ler os livros mais difíceis primeiro, o que é uma coisa totalmente errônea pois se você começa com os mais difíceis você não consegue ler os outros, para quem não sabe “O Hobbit” foi escrito para os seus filhos, quando se lê esse livro você sente um ar infantil, mas no fundo se sente o ar adulto. Já no “O Senhor dos Anéis“ é ao contrario um livro adulto com ar infantil. E Silmarillion e basicamente “A Bíblia Tolkieniana“. “Os Filhos de Húrin”, “Contos Inacabados”, “A Última Canção de Bilbo”, “A Lenda de Sigurd e Gudrún” são livros ainda sobre a temática da terra media mas que quase ninguém da importância .

Na minha opinião a leitura de Tolkien é sim muito importante, você não pode achar que entende do mundo nerd só vendo os filmes (que deixa a muita a desejar), vale apena ler,  deixo aqui uma lista de livros sobre a Terra Média na melhor ordem de leitura e uma pequena sinopse (por experiência própria acho mais confortável ler nesta ordem).

“Aquele que quebra uma coisa para descobrir o que ela é deixou o caminho da sabedoria.” Gandalf, “Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel”

Os livros são:

O Hobbit – Os hobbits são seres muito pequenos, menores do que os anões. São de boa paz, sua única ambição é uma boa terra lavrada e só gostam de lidar com ferramentas manuais. Este livro tem como personagem central o hobbit Bilbo Bolseiro. Ele vive muito tranquilo até que o mago Gandalf e uma companhia de anões o levam numa expedição para resgatar um tesouro guardado por Smaug, um dragão enorme e perigoso. Compre aqui !

O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel – Numa cidadezinha indolente do Condado, um jovem hobbit é encarregado de uma imensa tarefa. Deve-se empreender uma perigosa viagem através da Terra-média até as Fendas da Perdição, e lá destruir o Anel do Poder – a única coisa que impede o domínio maléfico do Senhor do Escuro. Compre aqui !

O Senhor dos Anéis: As Duas Torres – A comitiva do anel se divide: Frodo e Sam continuam a viagem, descendo sozinhos o grande rio Anduin – mas não tão sozinhos assim, pois uma figura misteriosa segue todos os seus passos. Compre aqui !

O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei – O Retorno do Rei é a terceira parte da grande obra de ficção fantástica de J. R. R. Tolkien, O Senhor dos Anéis. É impossível transmitir ao novo leitor todas as qualidades e o alcance do livro. Alterdamente cômica, singela, épica, monstruosa e diabólica, a narrativa desenvolve-se em meio a inúmeras mudanças de cenários e de personagens, num mundo imaginário absolutamente em seus detalhes. Tolkien criou em O Senhor dos Anéis uma nova mitologia, num mundo inventado que demonstrou possuir um poder de atração atemporal. Compre aqui !

Os contos de Tolkien no cinema.

O Silmarillion – Relata acontecimentos de uma época muito anterior ao final da Terceira Era, quando ocorreram os grandes eventos narrados em O Senhor dos Anéis. São lendas derivadas de um passado remoto, ligadas às Silmarils, três gemas perfeitas criadas por Fëanor, o mais talentoso dos elfos. Tolkien trabalhou nesses textos ao longo de toda a sua vida, tornando-os veículo e registro de suas reflexões mais profundas. Compre aqui !

Contos Inacabados de Númenor e da Terra-média – Contos Inacabados de J.R.R. Tolkien é um conjunto de narrativas que se estendem desde o tempo de O Silmarillion – os Dias Antigos da Terra-média – até o fim da Guerra do Anel em O Senhor dos Anéis. Seus numerosos tesouros incluem o vivaz relato de Gandalf sobre como chegou a enviar os anões à celebrada festa em Bolsão, o surgimento do deus marinho Ulmo diante dos olhos de Tuor na costa de Beleriand, e uma descrição da organização militar dos Cavaleiros de Rohan. Compre aqui!

Os Filhos de Húrin – Muito antes da era de O Senhor dos Anéis, Morgoth, o primeiro Senhor do Escuro, lança uma terrível maldição contra toda a família de Húrin, o homem que tinha ousado desafiá-lo frente a frente. Assim, os destinos de Túrin e de sua irmã Niënor serão tragicamente entrelaçados. A vida breve e apaixonada dos dois irmãos é dominada pelo ódio de Morgoth, que envia seu mais temível servo, Glaurung, poderoso espírito na forma de um enorme dragão de fogo sem asas, numa tentativa de cumprir sua maldição e destruir os filhos de Húrin. Compre aqui !

A Lenda de Sigurd e Gudrún – Na Balada dos Völsungs é contada a linhagem do grande herói Sigurd, matador de Fáfnir, o mais celebrado dos dragões, cujo tesouro ele tomou para si. Fala-se de como ele despertou a valquíria Brynhild; de como foram prometidos um para o outro; e de sua chegada à corte dos grandes príncipes Niflungs (ou nibelungos), com os quais obteve uma fraternidade de sangue. Nessa corte nasceu grande amor, mas também grande ódio, provocado pelo poder da feiticeira, mãe dos Niflungs. Compre aqui !

A Última Canção de Bilbo – O livro narra de forma poética a última viagem do hobbit Bilbo Bolseiro rumo ao Oeste, momento em que ele compõe sua última canção, ao mesmo tempo que relembra sua primeira grande aventura. As ilustrações que acompanham o texto contam essas duas histórias de maneira simultânea. Compre aqui !

Bom espero que tenham gostado do nosso papo e que sigam minhas dicas. Obrigado e ate a próxima…

Gostou dessa indicação? Deixe sua opinião nos comentários, é importante para nós.

Ray “Valquíria” Fluvierz. Especialista em cultura oriental e Animações. Maior fã dos estúdios Ghibli, Arlequina, Animações, Vertigo, Neil Gaiman, Deadpool, Skyrim e Terra Média. Admiradora de tudo que tem olhos puxados ou de tudo que seja Medieval/ Viking. Adoradora de Livros, Séries, HQs, Mangás, Filmes e Games. Aficionada por Animações e Raposas. Estudante de Belas Artes. A rainha do grupo.

Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta ...

Resenhas

A CIDADE DO SOL | Um choque de conhecimento!

Published

on

A Cidade de Sol, será um livro que te deixara chocado(a), pois ele relata justamente a vida das mulheres em algumas partes do oriente médio. Ou seja, esse livro, será como um verdadeiro choque emocional e fonte de conhecimento.

Estou considerando esse livro como um dos melhores que já li, talvez ele seja realmente o melhor, pois fico meio que em dúvida, entre ele e o Caçador de Pipas, mas acho que o autor Khaled Hosseini, se superou dessa vez. Sua escrita, seu enredo, a forma como ele detalhou tudo e deu vidas aos seus personagens, foi magnifico! Sabe quando você em mente, agradece ao autor por escreve um livro tão bom? Pois é. Foi justamente o que eu fiz.

A cidade do sol é extremamente forte, acredito que muitas pessoas vão chorar, lendo ele, pois as cenas são muito detalhadas e chocante. Esse livro como a gente faz as coisas ou deixa de fazer, pensando no que as pessoas vão pensar, sobre nós.

O livro começa contando a história de Mariam, uma adolescente que mora com a mãe, pois ela não foi um bebê planejado, mas mesmo assim recebe visitas do seu tão amado e querido pai, a felicidade da menina, é saber que toda semana seu pai vem te visitar, pois ela ama ele, duma forma inexplicável.

Seu maior sonho é ir morar com seu pai, apesar dela amar sua mãe, nunca foi tratada pela mãe como é pelo pai, mas esse sonho está preste acontecer, porém o que Mariam não sabe, é como ele vai acontecer… Mariam tem um ótimo coração é inocente e totalmente pura.

Depois de alguns capítulos, o livro começa a conta a história de Laila, ela vive uma vida completamente diferente, da que Mariam vive ou já viveu.

Ela tem os pais presentes, estuda, tem uma vida razoável e um pai que sempre está ao eu lado, acreditando em seus sonhos, mas ela também tem problemas, não problemas como os de Mariam, mas também tem problemas. Pois sua mãe, apesar de estar presente em sua vida, no momento se encontra, mais ausente que tudo, pois seus irmãos foram lutar pelo seu país.

As pessoas mais presentes em sua vida, é seu pai e seu melhor amigo. Seu pai é professor e acredita nos direitos das mulheres. E também acredita, que um dia sua filha será extremamente importante, para o país.

Mas o que Laila não sabe, é que Mariam está preste a entrar na sua vida, Laila só conhece Mariam de vista, pois elas moram bem próximas. Más o que nenhuma das duas sabem é que vão passar por coisas, capazes de fazer o coração de qualquer um, se abalar e bater mais forte! Com a bondade de Mariam e a força de Laila, o autor Khaled Hosseini, vai conseguir deixar marcas para sempre, no coração de todos que lerem A Cidade do Sol.

Pode contar seus segredos ao vento, mas depois, não vá culpá-lo por conta tudo as árvores.

Continue Reading

Livros

HARRY POTTER | Confira prévia do novo livro que falará sobre as Varinhas do Mundo Mágico de J.K. Rowling

Published

on

Em breve será lançado um novo livro baseado no Mundo Mágico de Harry Potter, criado por J.K. Rowling. Esse livro irá dar um olhar aprofundado sobre as varinhas dos personagens da franquia.

Em um novo trailer exclusivo compartilhado pela Entertainment Weekly , a Insight Editions compilou imagens dos filmes de Harry Potter mostrando alguns dos melhores momentos com varinhas, ao mesmo tempo em que revela um pouco do que os fãs podem esperar no livro.

Essa nova produção irá apresentar as varinhas dos personagens dos filmes de Harry Potter e também trará suas histórias, isto é, como foram feitas, do que são feitas e as ideias por trás delas. Agora teremos a chance de conhecer as varinhas de diversos personagens, dentre eles Ron, Harry e Mione, a varinha/guarda-chuva de Hagrid, além de Tom Riddle, ou para os trouxas, Lord Voldemort.

O livro também inclui informações de bastidores dos fabricantes das varinhas e diversas novas imagens que darão aos fãs um vislumbre nunca antes visto do mundo mágico de Harry Potter.

O que você está esperando desse livro? Deixe seus comentários abaixo!

Continue Reading

Livros

OS INSTRUMENTOS MORTAIS | Uma série literária que vale a pena ter na estante

Published

on

Os “Instrumentos Mortais” é uma série literária composta de 6 livros do gênero fantasia urbana. A primeira publicação chegou as bancas dos EUA em 2007 com o título Cidade Dos Ossos, mais tarde em 2010 a publicação foi traduzida e trazida ao Brasil fazendo milhões de fãs.

A história conta a saga da adolescente Clary, que resolve comemorar o seu aniversário com seu melhor amigo indo a uma boate, ao entrarem no local a garota começa a presenciar coisas estranhas, o problema é que só ela consegue ver.

Ela também presencia um crime cometido por Jace e outros adolescentes tatuados e equipados com chicotes brilhantes, e armas pra lá de esquisitas. Ele é um nephilim (filho de anjos com humanos), que tem como missão matar demônios; ela, uma mundana que não se sabe por que tem o dom da visão…Mas as diferenças entre os dois não impedem que em 24 horas, Clary se veja envolvida no mundo de Jace e dos caçadores de sombras; a mãe dela desaparece e a própria Clary é atacada por um demônio. Aparentemente, ela não tem a quem recorrer se não a Jace. Mas porque um demônio estaria interessado em uma mundana como Clary? E como de uma hora pra outra ela tem o dom da visão e percebe o mundo das sombras? Todos e inclusive Clary querem saber…

Um prato cheio para quem curte a leitura com assuntos relacionados ao sobrenatural e criaturas da noite como vampiros, demônios e lobisomem. A saga rendeu um filme inspirado no primeiro livro, e uma série que já conta com duas temporadas disponíveis na Netflix chamada Shadowhunters. Os outros títulos depois do livro Cidade Dos Ossos são em sequência: Cidade Das Cinzas, Cidade De Vidro, Cidade Dos Anjos Caídos, Cidade Das Almas Perdidas e Cidade Do Fogo Celestial. Eu tenho o prazer de ter todos eles na minha estante (risos). O ultimo livro foi publicado no ano de 2014 tanto no EUA como no Brasil.

Há alguns livros que também foram derivados dessa série, como a história solo de Magnos Bane chamado As Crônicas de Bane (leia a resenha aqui) e uma trilogia literária intitulada Peças Infernais. Todos os livros são da autora Cassandra Clare e foram lançados pela editora Simon & Schuster nos Estados Unidos, pela editora Galera Record no Brasil e pela Planeta em Portugal.

Os Instrumentos Mortais são: O Cálice, com o poder de invocar ou controlar demônios, a Espada que obriga caçadores de sombra a dizerem a verdade e o Espelho, cujos poderes são desconhecidos. A saga completa vendeu cerca de 15 milhões de exemplares mundialmente.

Continue Reading

Mais lidos da semana

Copyright © 2018 Nerdtrip. Theme by GNTK Inc., powered by Gancarteek. Todas as imagens de filmes, séries, games, quadrinhos e etc são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.

%d blogueiros gostam disto: