Connect with us

Livros

AGATHA CHRISTIE | A rainha do mistério… será que é mesmo?

Publicado

em

Salve, salve viajantes nerds!

Comecei a ler os livros policiais de Agatha Christie  muito novo, com cerca de 9 ou 10 anos de idade. Uma professora ordenou à classe a leitura de “O caso dos dez negrinhos” e gostei tanto que não parei mais de ler os livros da autora. Comprei quase que toda a coleção lançada pela editora Nova Fronteira na época, e li tudo.

Agatha Christie nasceu em 1890,  e escreveu mais de 80 livros ao longo do século XX. O “Guiness Book” a lista como a romancista mais bem sucedida da história da literatura popular mundial tendo vendido 4 bilhões, sim, bilhões de cópias até hoje, em mais de 100 idiomas. Inclusive, o tal do “O caso dos dez negrinhos” que me fez conhecê-la, teve sozinho mais de 100 milhões de cópias vendidas.

Britânica nascida no condado de Devon, Christie foi tão importante para a literatura inglesa, que acabou por ser condecorada em 1971 pela rainha Elizabeth II com o título de “Dame” do Império Britânico, o que equivale à versão feminina do “Sir”. Morreria 5 anos depois aos 85 anos de idade.

Diante de tais números e fatos, meu amigo leitor pode estar questionando o porque do título onde questiono sua posição de “rainha do mistério”. Eu explico.

Aos 11 ou 12 de idade,  eu quebrava a cabeça para decifrar as pistas e tentar adivinhar os culpados, mas o caso é que nunca chegava nem perto. Gostava muito do detetive belga Hercule Poirot e nem tanto de Miss Marple. Mas os enredos dos livros sempre apresentavam reviravoltas incríveis, e aqueles de quem eu suspeitava nunca eram os culpados, sempre aqueles de quem eu menos desconfiava. Era frustrante e divertido ao mesmo tempo. Mas eu nunca desistia de ficar tentando solucionar o enigma sem sucesso.

Recentemente, agora com mais de 40 anos de idade, vislumbrei minha coleção ainda na estante e senti vontade de voltar a ela. E comecei a reler os livros…

O fato é que agora, com alguns livros já finalizados, percebi que estou acertando!!! Sim, estou decifrando as pistas deixadas pela autora e estou invariavelmente acertando os culpados!!! Estou me sentindo o máximo!!! Mas aí me veio à questão na cabeça. Eu fiquei mais inteligente e esperto? Ou a autora realmente nunca foi tão boa em construir seus mistérios quanto eu imaginava? Ou será um pouco dos dois?

Obviamente que para meu ego, a resposta “sim” para a primeira questão seria a melhor. E, diante dos números e da aclamação mundial da autora que até hoje é tida como a maior das maiores dentro do gênero, a resposta para o segundo questionamento só pode ser um sonoro “não”. E sendo essa a resposta, por lógica de exclusão a resposta para o terceiro questionamento também deve ser “não”

O leitor dessa matéria deve agora estar pensando que o autor da mesma (ou seja eu) é um convencido, cara de pau que só a escreveu para se auto promover como um cara de inteligência acima do normal, correto? Seria, se não houvesse uma explicação mais lógica.

Não amigo leitor, eu não sou um gênio que consegue desvendar todos os mistérios propostos por Agatha Christie. A verdade, é que por ter lido todos esses livros há mais ou menos 30 anos, guardei em meu subconsciente a solução de todos aqueles crimes imaginados pela verdadeira suprema inteligência nesse caso, ou seja, a própria escritora e rainha do mistério, Agatha Christie. Posso não lembrar os enredos ou nomes de personagens das tramas. E quando volto a ler, aparentemente tudo aquilo é uma novidade. Mas não é. Foram livros tão marcantes em minha vida, que com certeza os nomes dos culpados estão guardados em algum lugar obscuro de meu cérebro, que é iluminado quando retorno a eles.

Tenho 99% de certeza de que essa teoria do subconsciente se aplica aqui. Portanto, Agatha Christie é sim a “Rainha do Mistério” e eu recomendo seus livros para qualquer um que aprecie o gênero. E também para aqueles que não apreciam, pois passarão a apreciar após lê-la.

Obs: Preciso pegar um livro de Agatha Christie que eu nunca tenha lido para saber se ainda assim consigo desvendar o culpado. Acho difícil, porém se eu conseguir…

 

Jorge Obelix. Ancião do grupo, com milhares de anos de idade. Fã da DC Comics e maior conhecedor de Crise nas Infinitas Terras e Era de Prata do Universo. Grande fã de Nicholas Cage que acha que um filme sem ele nem pode ser considerado filme. Fã de Jeff Goldblum também, e seu maior sonho é ver ambos (Cage e Goldblum) contracenando.

Advertisement
6 Comments

Livros

BATMAN: A PIADA MORTAL | Aclamada HQ da DC Comics vai ganhar versão em livro

Publicado

em

(Foto - Divulgação: Divulgação: DC Comics ©)

(Foto – Divulgação: Divulgação: DC Comics ©)

Seguindo os passos da Marvel, a DC Comics anunciou que Batman: A Piada Mortal, uma de suas HQs mais icônicas, vai ganhar uma versão em livro.

A história de Alan Moore e Brian Bolland será uma das primeiras que a editora pretende adaptar para os livros, outros títulos como A Corte das Corujas e Arlequina: Louco Amor também seguirão o mesmo caminho. A versão em livro de A Piada Mortal será adaptada por Christa Faux e Gary Philips, já a versão de A Corte das Corujas ficará com Greg Cox, Paul Dini e Pat Cadigan irão adaptar Arlequina: Louco Amor.

A capa da versão em livro de Batman: A Piada Mortal (Foto - Divulgação: Divulgação: DC Comics ©)

A capa da versão em livro de Batman: A Piada Mortal (Foto – Divulgação: DC Comics ©)

O lançamento das versões em livro de A Piada Mortal, A Corte das Corujas e Louco Amor acontecem em 25 de setembro, 13 de novembro e fevereiro de 2019, respectivamente nas livrarias.

SIGA-NOS nas redes sociais

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER: twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM: instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia outras notícias do Nerdtrip e confira também:

DRAGON BALL FIGHTERZ | Vegetto Super Saiyajin Blue é confirmado em inédito trailer do jogo!

TITÃS | Moça-Maravilha é confirmada na série live-action!

PLAYER UNKNOWN BATTLEGROUNDS | O melhor jogo survival de todos os tempos!

PSYCHOKINESIS | Aprendendo a ser Pai e Herói – Crítica do Mestre Hater (sem spoiler)

VINGADORES: GUERRA INFINITA | Crítica do Don Giovanni (sem spoiler)

SOMENTE O MAR SABE | Crítica do Don Giovanni

TEEKCAST #41 | 10 anos de Universo Marvel nos Cinemas (Fase 03 e Expectativas para Vingadores: Guerra Infinita)


Studio Geek – Os Melhores Produtos da Cultura Pop, Geek e Nerd.

Continue lendo

Livros

GAME OF THRONES | Teoria da conspiração: Por que Martin ainda não lançou o seu 6º Livro?

Publicado

em

Parece que a longa noite de inverno que esperam os leitores e fãs de Game of Thrones ainda não chega ao fim… ou ao começo em 2018. O autor George RR Martin confirmou nesta semana, que o último livro de sua série de Crônicas de Gelo e Fogo, intitulado The Winds of Winter (Os Ventos do Inverno, em tradução livre) ainda não virou realidade para os meros mortais. Em seu site ele afirmou:

“Não, o inverno não está chegando… não em 2018, pelo menos. Você ainda vai ter que esperar por THE WINDS OF WINTER”, escreveu Martin.

A notícia é decepcionante para os fãs… Contudo, todavia e entretanto… não é surpreendente. A boa notícia é que nesta postagem o autor também revela detalhes sobre seu novo livro Fire & Blood. Ainda observou que o seu novo trabalho não é um romance, não se trata de um livro tradicional, mas sim de uma espécie de “enciclopédia” sobre sua ambientação. E enquanto ele lançava as novidades avisa aos que não se cansam de Westeros.

“Eu quero enfatizar… na verdade, eu quero gritar… que Fire & Blood não é um romance tradicional”, disse ele. Em vez disso, o livro é mais uma história; na verdade, Martin denomina como sendo um “GRRMarillion“(ou a primeira metade, pelo menos)… isto é, minha versão da história gigantesca de Tolkien sobre a Terra Média.”

Com essa declaração ele oficialmente compara sua nova obra ao Silmarillion, livro de Tolkien que conta a origem do seu mundo, a Terra Média. E gente, sei que parece sacrilégio falar isso, mas não confundam, pois Westeros (de Martin) e a Terra Média (de Tolkien) não se tratam do mesmo universo. Numa analogia simples poderíamos comparar os dois universos aos da Marvel e da DC. Sim, tem heróis com superpoderes, vilões e são ambientações parecidas, #sóquenão.  Os dois mundos são medievais e etc… mas não são a mesma coisa.

E o que teremos pela frente com Fire & Blood… Martin contou que seu manuscrito é de 989 páginas e detalha a primeira metade do reinado da família Targaryen sobre Westeros. Isso significa que o livro está recheado de histórias com personagens que só ouvimos falar nos principais romances da Crônicas de Gelo e Fogo e, de acordo com Martin, contará com “muitos dragões”.

Embora Winds of Winter não seja lançado este ano, Fire & Blood será. O novo livro está agendado para ser lançado em 20 de novembro, nos EUA. Como uma provocação aos fãs, Martin menciona que, onde ele estiver é certo que as pessoas vão perguntar se Fire & Blood fornece a base de um dos spinoffs de Game of Thrones em desenvolvimento na HBO…. E sobre esse assunto, ele não tem permissão para falar.

Quanto a mim, que sou A Senhora do Caos personificada, acho que o SEXTO livro  já está escrito (#adorocausar). Mas venhamos e convenhamos, que vantagem o Tio Martin e a HBO levariam se lançassem o livro antes da exibição da última temporada da série?

Hipótese 1: O livro é lançado ANTES do final da última temporada de GoT: E a série vai ao ar diferente do livro (pois é sabido por todos que ela já assumiu um rumo que diverge da narrativa do autor). O que aconteceria? A série cai em sua audiência, pois o pessoal vai alegar que não tem nada a ver.

Hipótese 2: O livro é lançado DEPOIS do final da última temporada de GoT: E tem uma versão diferente do que foi exibido pela HBO… O que aconteceria? O resultado nesta situação seria que a série explodiria em audiência, pois o pessoal está absurdamente curioso… e que posteriormente o livro explodiria em vendas… Ainda que para reclamarem das diferenças entre os dois produtos, que já sabíamos de antemão que existem.

Bom, então na minha humilde opinião não existe razão alguma para o lançamento desse livro antes da exibição do episódio final da série. O que de maneira comercial é inviável. Mas eu me reservo o direito de acreditar, como fã, que o mesmo já tenha começo meio e fim digitados e guardados a sete chaves (que não são as mesmas do Sete Reinos).

Então é isso pessoal, caso eu não esteja por aqui na próxima sábado… É porque desvendei o segredo oculto sobre a demora de lançamento do sexto (e último) livro de Game Of Thrones e fui eliminada deste Reino.

Fiquem por aqui no Nerdtrip que traremos pra vocês todas as novidades sobre suas séries preferidas.

*Imagens obtidas na Internet.


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK:  facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER:  twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM:  instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE:  www.nerdtrip.com.br


Leia outras notícias do Nerdtrip e confira também:

BORUTO: NARUTO NEXT GENERATIONS | Revelados título, prévia e spoilers do episódio 56

SOMENTE O MAR SABE | Crítica do Don Giovanni

TEEKCAST #41 | 10 anos de Universo Marvel nos Cinemas (Fase 03 e Expectativas para Vingadores: Guerra Infinita)

VINGADORES: GUERRA INFINITA | Contagem Regressiva (Falta 1 dia)

VENOM | Confira as 3 melhores histórias do vilão!

CHAVES/CHAPOLIN | Saiba quem serão os dubladores no plim-plim!


Studio Geek – Os Melhores Produtos da Cultura Pop, Geek e Nerd.

Continue lendo

Livros

STAR WARS | Chega o novo livro que conta o passado de Han Solo

Publicado

em

Às vésperas de assistirmos o filme solo do Han Solo (ops…repetitivo, né?), o novo livro de Star Wars, de Daniel José Older, intitulado “Last Shot” chegou. As origens de Han Solo foram trabalhadas nos romances do Universo Expandido, mas agora que eles não são mais canônicos… Nós sentimos a necessidade de dar outra olhada nos dias de juventude de Han Solo e Lando Calrissian – assim como em seus anos mais maduros – em duas aventuras que acontecem antes e depois do próximo filme.

Ao que dizem, é uma leitura divertida e alegre, com muito humor, hackers Ewok, robôs assassinos e cenas de luta empolgantes. Enquanto Han e Lando vão aos trancos e barrancos tentando rastrear um inimigo há muito esquecido. Mas o que torna o livro uma leitura realmente única é como Older divide essa história entre quatro linhas de tempo diferentes, usando a técnica para justapor as vidas dos mais jovens e mais imprudentes Han e Lando, relacionando-os com a dos homens mais velhos que eles se tornarão.

Em toda a mídia do Universo Expandido, havia sempre alguns elementos da vida de Han que eram geralmente bem conhecidos. Ele teve uma infância difícil crescendo no planeta Corellia. Alistou-se no Império para se tornar um piloto. Foi demitido do serviço para salvar Chewbacca da escravidão e, finalmente, se tornou um famoso contrabandista. Ele é uma pessoa fundamentalmente boa (com algumas aspas nesse quesito, mas…). Todavia, contudo e entretanto… é uma pessoa que não está interessada na luta maior contra o bem e o mal: ele só quer sobreviver e fazer com que as pessoas que ama estejam bem.

Para continuar antenado nas novidades, fiquem por aqui no Nerdtrip.

Bem, acho que… é hora de dar tchau: Tchaau!


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER: twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM: instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia outras notícias do Nerdtrip e confira também:

ESCONDIDO NA NETFLIX | O Troco

VINGADORES: GUERRA INFINITA | Contagem Regressiva (Faltam 5 dias)

KAMEN RIDER BUILD | Confira o título e o resumo do episódio 32

LUPINRANGER VS PATRANGER | Confira o resumo e título do episódio 11

ESCONDIDO NA NETFLIX | Onde os Fracos Não Têm Vez


Studio Geek – Os Melhores Produtos da Cultura Pop, Geek e Nerd.

Continue lendo
Advertisement

Receba as novidades do Nerdtrip em seu e-mail!

Insira seu endereço de e-mail para embarcar nessa Viagem Nerd!

Advertisement

Mais lidos da semana

%d blogueiros gostam disto: