Connect with us

Resenhas

THE SCHROEDINGER SHOW | Resenha do livro de Carlos Orsi!

Publicado

em

The Schroedinger Show

O título The Schroedinger Show assusta muitas pessoas e não é pra menos, pois é uma mistura de Austríaco com Inglês e por tabela a narrativa é em Português, bizarro não?

O fato é que se trata de um conto de Carlos Orsi e é baseado numa experiência científica chamada “Schroedinger Cat” ou O “Gato de Schroedinger”. Trata-se de um experimento imaginário desenvolvido pelo Austríaco  Erwin Schrödinger, em 1935, na qual um gato é colocado numa caixa, não transparente, e a sua vida estaria à disposição de partículas radioativas.

Caso as partículas circulassem pelo interior da caixa o gato morreria e caso isso não acontecesse o gato viveria, no entanto, como saber se o animal estaria vivo ou não?

A loucura está nas teorias do mundo subatômico que ratifica que ambas as possibilidades são aceitas, ou seja, o gato estaria vivo e morto ao mesmo tempo. Agora, e se um curioso abrisse a caixa? Para esse curioso o gato estaria vivo ou morto, sem meias palavras, afinal, não dá pra ficar em cima do muro quando você olha para o animal.

 

 

Agora que você conhece um pouquinho dessa teoria maluca vamos ao que interessa, o conto “The Schroedinger Show”. O conto traz a história do protagonista “super-pop-megastar”, membros duma banda de rock, que ouviu sobre essa teoria e gostaria de aplicá-la em seus shows.

O grupo instala diversos palcos em vários locais espalhados pelo mundo e todos eles são cobertos por grossas cortinas. Um dos palcos teria a transmissão do show, por meio de sinais holográficos e restava saber qual deles seria, afinal, apenas o público poderia atestar esse fato quando as cortinas em determinado horário abrissem.

Ou seja, enquanto, as cortinas não abrissem o público tinha a certeza e ao mesmo tempo não que o grupo de rock estaria em todos os palcos, novamente bizarro não?

 

DNA da obra

O conto tem poucas páginas e a sua leitura não é tão simples assim, no entanto, o grande barato é esse, ou seja, o desafio de entender a história. Quando li pela primeira vez não entendi nada e tive que pesquisar a experiência “O Gato Schroedinger”.

Após entender um pouquinho sobre a teoria, reli novamente o conto e só depois que a ficha caiu,  o desafio foi vencido. O lance fenomenal de ler uma obra como essa é o entendimento de teorias e associá-las ao contexto da história. E esse conto permite isso.

Caso você não seja adepto a esses desafios nem tente ler “The Schroedinger Show”, pois você vai odiá-lo e se você aceitar ler o conto é porque você faz parte de um grupo seleto de leitores.

 

Notas sobre o autor

Carlos Orsi Marinho é um escritor de ficção científica, fantasia e horror que é especializado em divulgar a ciência. É um escritor importante da Ficção Cientifica brasileira e membro ativo do Clube de Leitores de Ficção Científica, CLFC.

Iniciou sua carreira com a publicação da novela “O Aprendizado” na revista Isaac Azimov Magazine número 24 publicado entre os anos 1990 e 1993. Seus trabalhos são compostos em sua maioria por contos e novelas.

Na sua lista de trabalhos publicados tem três romances: “Melissa, a Meretriz do Mal” (disponível online), “Guerra Justa” (Draco, 2010), “Nômade” (Autores Associados, 2010) e “As Dez Torres de Sangue” (Draco, 2012).

Para saber mais sobre o autor acesse o blog do Carlos Orsi e conheça os trabalhos desse importante escritor de divulgação da ficção científica.

Capa

Título: The Schroedinger Show

Autor: Carlos Orsi

ISBN: 5530000999191

Editora: Draco

Nota Skoob: 2,7

 

 

Via Super Interessante

 

 

A NerdTrip teve seu início no ano de 2016 com a missão de levar entretenimento, notícias, resenhas e tudo sobre o universo pop/nerd/geek. “Uma ideia na cabeça, talento e vontade em nossas mãos!”

Resenhas

O DIÁRIO DE JOHN WINCHESTER | A Bíblia dos irmãos caçadores da série Supernatural – Resenha da Viajante!

Publicado

em

Quem acompanha a série Supernatural com certeza já estão familiarizados com o diário que os irmãos Winchester sempre consultam nas primeiras temporadas pra saber mais como derrotar ou conhecer melhor sobre os demônios que estão lidando no momento.

O Diário de John Winchester é uma réplica do diário original usado na série. A obra conta com detalhes a caçada interminável do pai dos Hunters ao demônio responsável pelo assassinato de sua esposa, a mesma morreu queimada sobre o teto da casa misteriosamente no quarto do seu filho caçula quando era ainda um bebê. O viúvo começa sua jornada em busca de vingança, o seu alvo é o demônio do olho amarelo.

Ao aprofundar-se nesse mundo sombrio, John vai conhecer um universo de maldades sobrenaturais de todos os tipos, a origem deles, as lendas contadas através dos tempos e obtendo o conhecimento de como derrotar as forças demoníacas através de rituais bem macabros. Toda sua experiência é detalhadamente contada nas linhas de seu diário.   

A obra é super interessante pra quem é fã da série como eu, pois podemos ter um vislumbre do que se passava na cabeça de John, sua relação com Sam e Dean antes de deixa-los, e também sobre a infância dos irmãos Winchester mais a fundo, pois na série é contada com flashes curtos de maneira muito rasa.

Sinopse:

Baseado na série de TV Supernatural, “O Diário de John Winchester” é a reprodução fiel do livro-chave consultado pelos irmãos Dean e Sam Winchester nos episódios. Nele estão reunidos os muitos segredos colecionados por John para enfrentar a saga da família: ameaças sobrenaturais, demônios, fantasmas, espíritos, bruxas e vampiros estão minuciosamente descritos e detalhados nas centenas de ilustrações do Diário. Lançado com enorme sucesso em vários países, a tradução brasileira foi feita com cuidadosa pesquisa do universo sobrenatural. 

Essa obra foi lançada no ano de 2009 pela editora Gryphus e foi escrita pelo autor Alex Irvino.  O livro é Ilustrado e conta com um total de 218 páginas todas envelhecidas para que os leitores cheguem mais perto da semelhança com o original.  

Nota para o livro: 5/5  

FACEBOOK:  facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER:  twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM:  instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE:  www.nerdtrip.com.br

Confira também:

DANMACHI | Trailer sobre o filme do anime é revelado

PANTERA NEGRA | Crítica do Don Giovanni

DRAGON BALL SUPER | Revelada a versão definitiva do Instinto Superior em Goku!

Continue lendo

Resenhas

O RETORNO | Dor e paixão na Espanha devastada pela guerra – Resenha da Viajante

Publicado

em

No inicio da narrativa dessa obra, a primeira impressão que tive foi de ser apenas uma história de duas melhores amigas vivendo uma aventura em uma curta viagem para as terras espanholas, porém, a autora introduziu de forma magnifica todo contexto da guerra civil neste livro com riqueza de detalhes.

Durante a estadia nesse país que segundo a opinião de “Maguie” é um lugar onde as pessoas sabem viver, as duas amigas desde a infância fazem valer cada dia na encantadora cidade de Granada quando matriculam-se em aulas de dança de salão. “Sônia” anda com seu casamento por um fio e essa distração caiu como uma luva para a parceira de viagem de “Maguie” espairecer as ideias, o que ela não imaginava era descobrir que seus pés tinham vida própria ao se deparar com o ritmo espanhol. Uma grande curiosidade levou Sônia querer conhecer melhor a história daquele país ao entrar em um café e ser recepcionada por um senhor muito simpático chamado Miguel.

A leitura nos leva mais além, mostrando a vida da família Ramirez nos tempos devastadores da guerra civil da Espanha. A misteriosa moça com uma antiga roupa de dançarina na foto preto e branco pendurada na parede daquele café, parecia muito familiar a viajante e mais tarde ela entenderá a chocante conexão com aquele lugar.

“O Retorno” é uma história envolvente, empolgante e comovente dentro do cenário sobre o terrível Golpe Militar liderado pelo general Francisco Franco em 1936, mergulhando o leitor sobre os cruéis acontecimentos do abuso de poder político. Uma leitura gostosa e amarga ao mesmo tempo.

Escrita por Victória Hislop e publicada pela editora Intrínseca.

 

Nota para o livro: 5 / 5

 

SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK:  facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER:twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM:instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE:www.nerdtrip.com.br 

Leia tambem:

FALCON HEAVY | Quando a ficção científica vira realidade

LEGION | FX revela sinopse da 2º temporada!

Nerdtrip Nerdtrip BLEACH | Confiram o trailer do novo live-action baseado no mangá

 

Continue lendo

Resenhas

ANGELUS: A PROFECIA | Uma luta entre anjos e demônios – Resenha da Viajante

Publicado

em

Caros Viajantes Nerds, nessa matéria falaremos de um livro para quem gosta de aventuras que envolvem o sobrenatural. Angelus – A Profecia de Roberto Tersi, que tive a honra de conhecer num evento que o Nerdtrip cobriu em Embu das Artes/SP.

Sinopse:

“Em meio a anjos, demônios, fantasmas e bruxas, um padre luta para impedir que uma antiga profecia se realize, causando a ascensão dos demônios e trazendo o inferno à terra. Os espíritos das trevas corrompem as pessoas lhes concedendo “poderes”, e as reúne formando a ‘Corte dos Necromantes’, com o objetivo de auxiliá-los na abertura de um portal que possibilitará a tão esperada revanche dos caídos, iniciando a Guerra dos Anjos. Com a missão de detê-los, o padre encontra dois jovens, ligados por uma origem surpreendente. E, um deles, pode ser a “chave” para que se cumpra a Profecia.”

O autor narra em uma sequencia muito interessante, escreve de maneira simples e de fácil entendimento, somado à um ritmo bem acelerado, afinal o livro conta com apenas 196 paginas de pura aventura.

Os eventos não são exatamente sequenciais no início, mas com o andamento da leitura, entende-se todos os mistérios propostos. De maneira muito clara ele conduz os pontos de virada e o livro chega a um clímax que surpreende ao leitor.

Para os amantes de histórias de mistério ligadas ao sobrenatural, garanto que o livro é uma boa pedida.  A edição é da “Biblioteca 24 Horas“, acredito que muitos pensarão que deixa um tanto a desejar, mas garanto que a história e o talento do autor compensam em absoluto tudo que a editora não aprimorou.

Os personagens são bem construídos e suas motivações são genuínas. A gente se apega ao Alone e ao Padre Cristiano. E a história converge em um desfecho muito surpreendente.

As páginas são brancas, mas não percebi dificuldade em avançar com a leitura, por tratar-se um livro fino e em tamanho 21x14cm. Apesar do lançamento do livro ter acontecido em 2016, achei que valeria a pena compartilhar com vocês a minha impressão quando terminei a leitura.

Para quem gostar do enredo, o autor também publica na plataforma de leitura Wattpad e pode ser encontrado em suas redes sociais.  Fiquem com o Book Trailer.

Fiquem por aqui para mais novidades que o Nerdtrip trará para vocês! Depois de conferir essa dica, deixem seus comentários e se já leram o livro, compartilhem suas opiniões.

 

SIGA-NOS nas redes sociais:
FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER: twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM: instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br

E leia também:

THE CROWN | Atriz pode ter vazado nome de peso no elenco da 3º temporada

A BATALHA DO APOCALIPSE: DA QUEDA DOS ANJOS AO CREPÚSCULO DO MUNDO | Resenha da Viajante!

MATE-ME QUANDO QUISER | Uma história instigante! Resenha da Viajante!

Continue lendo
Advertisement

Receba as novidades do Nerdtrip em seu e-mail!

Insira seu endereço de e-mail para embarcar nessa Viagem Nerd!

Advertisement

Mais lidos da semana

%d blogueiros gostam disto: