Connect with us

Memória Tokusatsu

MEMÓRIA TOKUSATSU | O Fantástico Jaspion

Published

on

Salve, salve tripulantes! É com muito carinho e satisfação que hoje inauguramos uma nova coluna aqui do “Nerdtrip” que vai ser uma verdadeira viagem relembrando os “Tokusatsus” que marcaram a infância e a adolescência da galera aqui do Brasil. Então sejam todos bem vindos ao “Memória Tokusatsu”.

Vamos começar relembrando os tokusatsus da franquia “Metal Hero”. O primeiro da lista é o mais aclamado pelos brasileiros, considerado por muitos o melhor, “O Fantástico Jaspion”, um herói com armadura de metal que veio à Terra para salvar a humanidade do mal. O título origina é “Kyojuu Tokusou Jaspion” (o investigador de monstros). A série foi produzida pela Toey Company no ano de 1985, e aqui no Brasil foi transmitido nos anos 90 pela saudosa “TV Manchete” com 46 episódios, e que antes de chegarem ao final, foram reprisados várias vezes. Mas nós não ligávamos pra isso, pois se por algum motivo alguém perdesse alguma coisa, era só esperar a reprise (risos).

O nosso herói mora em um planeta chamado “Edin”, e lá vive com o profeta e cientista  da Via Láctea de mesmo nome do planeta. Tal personagem encontra fragmentos da “Biblia Galática” falando sobre um poderoso e cruel inimigo que tem a força das trevas chamado “Satan Goss”(que lembra muito o Darth Vader risos).  Sabendo disso “Jáspion” é convocado a descer para a Terra, juntamente com sua assistente que é uma androide chamada “Anri’ dentro da nave “Daileon’.

Ao chegar a Terra, Jaspion se depara com muitos monstros e inimigos, e sempre os derrota com a sua poderosa espada invocando seu golpe “Cosmic-Lazer”. “Satan Goss que tem o poder de enfurecer os seres e torná-los em monstros incontroláveis” Fazia com que as criaturas aumentassem de tamanho e começassem a destruir a cidade. É ai que a nave Daileon entrava em ação transformando-se no “Gigante Guerreiro Daileon” e adeus monstrinho enfurecido (que saudade ai ai).

Jaspion foi interpretado pelo ator e cantor japonês Hikaru Kurosaki, mas houveram alguns dublês que vestiam a armadura. Curiosamente o ator nunca a usou em cena. A série fez muito mais sucesso aqui no Brasil, porém não chegou a ser um fracasso no Japão. Foram comercializados bonecos, LP, álbuns de figurinhas, revistas, máscaras e muitos outros brinquedos tanto de Jaspion como de Daileon, toda criança queria ter alguma coisa do herói japonês.

Apesar da série ter encerrado há muito tempo, ela ainda é transmitida por alguns canais de TV, e ela pode ser acompanhada pelo youtube. Eu assisto sempre que posso e volto a ser criança.

Elenco:

  • Jaspion — Hikaru Kurosaki (ator); Takanori Shibahara, Kazuyoshi Yamada e Noriaki Kaneda (dublês com armadura)
  • Anri — Kiyomi Tsukada
  • Miya (voz) — Atsuko Koganezawa
  • Edin — Noboru Nakaya
  • Boomerman — Hiroshi Watari
  • Nanbara — Isao Sasaki
  • Kanoko — Kiyomi Sone
  • Kenta — Daisuke Yamashita
  • Kumiko — Miki Takahashi
  • Hiroshi — Hayato Komori
  • Mika — Akane Kudo
  • Daisuke (Daisaku no original) — Tatsuya Nakagawa
  • Satan Goss (voz) — Shouzou Iizuka
  • MacGaren (Mad Galant no original) — Junichi Haruta
  • Purima (Brima no original) — Misa Nirei
  • Gouryu (Gillaule no original) — Miyako Anan
  • Ikki — Toshimichi Takahashi
  • Zampa — Daigaku Sekine
  • Gasami 1 — Eiichi Kikuchi
  • Gasami 2 — Shun Ueda
  • Kilza — Atsuko Takahata
  • Kilmaza — Yukie Kagawa
  • Rod — Hiroshi Sato
  • Satie — Hisae Hayashi
  • Koko — Hirokatsu Yano
  • Titânia (Tikita, no original) — Waka Sato
  • Myoko — Megumi Sekiguchi
  • Narrador — Tooru Oohira

E ai gostaram dessa viagem? Querem ver mais sobre esse assunto? Então fique ligadinho no Nerdtrip, e saiba qual será o próximo Metal Hero que iremos falar.

Baiana, apaixonada por cultura oriental, HQs, seriados de TV, livros, cinema e musica.
Adora Pizza, pipoca, Hugh Jackman, Wolverine, visitar a Saraiva, shopping, maquiagem e leitura.
Amores da vida, Filha, marido, família e Netflix
Cristã, e fã do seriado Supernatural, tem o sonho de um dia conhecer os Winchesters e o Japão. Sonha no mundo real e vive na fantasia.

Advertisement
6 Comments

6 Comments

  1. GR8 JIRAIYA

    11 de agosto de 2017 at 11:36

    Eu quero ver tudo!

    • Ritinha Angel

      11 de agosto de 2017 at 11:54

      Vê sim vale muito a pena.

  2. Julia

    11 de agosto de 2017 at 11:43

    amei

    • Ritinha Angel

      11 de agosto de 2017 at 11:54

      Fico feliz que tenha gostado.

  3. anonimo

    11 de agosto de 2017 at 11:48

    época boa da tv manchete..

    • Ritinha Angel

      11 de agosto de 2017 at 11:55

      Verdade.

Deixe uma resposta ...

Memória Tokusatsu

MEMÓRIA TOKUSATSU | Spectreman

Published

on

Salve salve tripulantes!!! Tudo bem com vocês?

Bem vindos a mais uma viagem nerd no tempo com nossa coluna “Memória Tokusatsu”, onde relembramos os heróis que marcaram nossa infância.

Venham comigo viajar na história de Spectreman, que foi meu primeiro contato com uma produção oriental e me fez ter essa paixão pelos japoneses e sua cultura. Com apenas 6 aninhos eu assisti a essa série exibida no canal TVS que atualmente é o SBT.

Planeta: Terra. Cidade: Tóquio. Como em todas as metrópoles deste planeta, Tóquio se acha hoje em desvantagem em sua luta contra o maior inimigo do homem: a poluição. E apesar dos esforços das autoridades de todo o mundo, pode chegar um dia em que a terra, o ar e as águas venham a se tornar letais para toda e qualquer forma de vida. Quem poderá intervir? Spectreman!

Essa era a narração a cada inicio de episódio, nosso personagem central chama-se Kenji, que vivia como terráqueo no meio dos humanos e quando recebia o chamado dos “Dominantes” que o alertavam sobre os perigos que o planeta terra estava correndo, transformava-se na forma andróide e verdadeira de Spectreman.

O inimigo que chamava muita atenção era o Dr. Gori, um macaco super alinhado bem vestido e com seu cabelo loiro que parecia ter acabado de sair  do salão de beleza. Dentro de sua nave o inimigo maléfico com seus planos diabólicos de dominar o planeta, esquematizava como acabar com a humanidade junto ao fiel assistente chamado Karas, uma especie de Conan só que em forma de macaco. O leitor deve estar pensando, macacos dominando a terra? Já ouviu essa história em algum lugar né? Sim rolou uma inspiração de  Planeta dos Macacos na criação dos inimigos.

Se formos assistir hoje com certeza os efeitos especiais parecerão mais defeitos especiais, mas sem dúvida na época em que a série foi lançada era o máximo. Não foi a toa o gigantesco sucesso no Japão e depois em vários países incluindo nossa terrinha. Apesar da temática adulta o assunto que a produção tratava era super importante para pessoas de todas as idades, pois já falava sobre ameaças ecológicas que o planeta estava sofrendo, tanto que no primeiro episódio  quando Kenji aceita a ordem vinda do céu, a baía de Tokio está sob ameaça de poluição e as espécies marinhas seriam totalmente extintas, mostrando então Spectreman em ação contra um terrivel monstro tosco que mais lembra um amontoado de lixo em movimento.

Spectreman estreou  no Japão em 1971 e durou até 1972. Criado por Souji Ushio (Tomio Sagisu), foi exibida no Brasil pela Rede Record e o canal TVS (SBT) com 63 episódios dublados em português. A franquia também teve produção de HQ´s, brinquedos e vários outros produtos temáticos.  Ficou em reprise no Brasil até 1990.

Elenco:Tetsuo Narikawa (Kenji), Tohru Ohira (Chefe Kurata), Takamitsu Watanabe (Kato), Kazuo Arai (Ota), Koji Ozaki (Wada), Machiko Konishi (Minnie), Yoko Shin (Tieko) e Taeko Sakurai (Kimie).

Tetsuo Narikawa: Foi ator, modelo e especialista em Caratê e Judô que infelizmente faleceu de câncer em 2010 aos 65 anos de idade.    

Confira o trailer de abertura com a trilha sonora que eu adoro legendada pelo Canal do Sapo, e cantem junto Speeectremennnnn…

 

 

Continue Reading

Memória Tokusatsu

MEMÓRIA TOKUSATSU | Black Kamen Rider – O Guerreiro da liberdade

Published

on

Salve, salve tripulantes! Tudo bem com vocês?

Bem vindos à mais uma coluna “Memória Tokusatsu”, a coluna que faz você viajar no tempo e relembrar os heróis japoneses que marcaram nossa infância. Hoje vou falar sobre um herói muito pedido por alguns leitores. Kamen Rider Black ou Black Kamen Rider,como é conhecido aqui no Brasil, chegou às telas brasileiras em abril de 1991 através da Rede Manchete, porém no Japão sua estreia foi no ano de 1988 e bombou no país. Foi a primeira série da franquia dos Kamen Rider a ser transmitida na nossa terrinha.

Sinopse: 

Ao completarem 19 anos, os irmãos de criação Issamu Minami (Tetsuo Kurata) e Nobuhiko Aikizuki (Takahito Horiuchi) são sequestrados pela base secreta dos Gorgom, uma terrível organização que pretende dominar o planeta Terra. O grupo pretende fazer operações mutantes nos jovens para que eles se transformem em homens-gafanhoto. A intenção deste maléfico plano era apagar as memórias dos dois e promover uma batalha entre eles, cujo vencedor seria o sucessor do Grande Rei dos Gorgom. Issamu consegue fugir antes de ter sua memória afetada, mas já tem em seu corpo a King Stone, pedra responsável pela mutação. Assim, ele se transforma em Black Kamen Rider, um herói disposto a livrar a Terra da escravidão e salvar seu irmão.

O protagonista principal dessa obra de sucesso até os dias de hoje chama-se Issamu Minami, interpretado pelo ator e cantor Tetsuo Kurata, um garoto que foi adotado após seus pais terem sido mortos em um acidente aéreo. Aos 19 anos esse garoto e seu irmão passam por uma experiência científica que os transformou em dois mutantes, fazendo com que os dois adquirissem super força.

Durante essa experiência, Issamu acorda e vê ao seu lado o irmão e alguns homem desconhecidos falando que a experiência estava quase completa e só faltava a memória de ambos serem apagadas. O rapaz entra em desespero aos berros com o seu irmão. Atordoado, ele não consegue entender o que o pai estava fazendo naquele local, falando que não foram  esse os planos que ele tinha em mente, dando a entender que estava no meio daquilo tudo.

Mais tarde depois de de descobrir a incrível força que adquiriu quando se transformou em “BKR“, Issamu encontra o pai que acaba revelando tudo a respeito da experiência e seu envolvimento com os Gorgom. Também lhe é esclarecido que essa equipe maligna tem planos com os dois irmãos: fazer com que lutem um contro o outro até somente um sobreviver. O sobrevivente será o Imperador Secular, Issamu rejeita essa proposta pois a sua memória não chegou a ser afetada pela maldade, e ele prefere seguir em frente com liberdade e lutando pela justiça.

Gif retirado do site gifsoup.com.br

BKR” assim como “Jiban(clique aqui pra ver a matéria) foi uma produção com temática bem adulta, apesar de que as crianças e adolescentes que foram e são o maior responsável por seu sucesso e audiência. Essa franquia teve uma continuação após 6 anos de hiato, com o título de “Kamen Rider Black RX“, e foi a unica série do gênero a ter sua continuidade com o mesmo protagonista do original. O show rendeu 51 episódios e dois filmes que infelizmente nunca foram transmitidos no Brasil, e também mangás publicados entre os anos de 1987 e 1988 pela revista Shonen Sunday com histórias ainda mais adultas e realistas do que a série de TV. Atualmente os episódios ainda são transmitidos pelo Canal Ulbra TV e Rede Brasil.

Elenco:

  • Issamu Minami/Kamen Rider Black: Tetsuo Kurata
  • Kamen Rider Black (dublê): Jiro Okamoto
  • Kyoko Akizuki: Akemi Inoue
  • Satie Kida: Ayumi Taguchi
  • Nobuhiko Akizuki: Takahito Horiuchi
  • Pérola: Hitomi Yoshii
  • Doutor Hideomi Kuromatsu: Susumu Kurobe
  • Taurus: Jun Yoshida
  • Grande Rei (voz): Takeshi Watabe
  • Danker (voz): Shōzō Iizuka
  • Baraom (voz): Toschimichi Takahashi
  • Shadow Moon (voz): Masaki Terasoma
  • Shadow Moon (dublê): Tokio Iwata
  • Suda Ryosuke: Masaki Kyomoto
  • Shigeru Sugiyama (ep. 10): Jouji Nakata
  • Doutor Makino (segundo filme): Akira Ishihama
  • Narrador: Kiyoshi Kobayashi (ep. 1-39) e Issei Masamune (ep. 40-51)

Assista ao vídeo com a trilha sonora de abertura que é cantada pelo ator protagonista da série.

Continue Reading

Memória Tokusatsu

MEMÓRIA TOKUSATSU | Comando Estelar Flashman

Published

on

Salve, salve tripulantes!!! Tudo bem com vocês?

Na nossa coluna passada falamos sobre a franquia Super Sentai de Tokusatsu, e começamos com os Changemans, quem perdeu a matéria, clique aqui. 

Hoje vamos relembrar do segundo mais amado por todos os fãs brasileiros, o “Comando Estelar Flashman”. A série japonesa também foi transmitida aqui em nosso país pela Rede Manchete entre os anos de 1989 e 1992. Semelhante com os Changemans, a equipe possuía duas garotas e três rapazes que igualmente lutavam utilizando uma bazuca (Cosmic Vulcan) e um robô gigante (Flash King, Titan Jr e Gran Titan) para destruir os monstros inimigos. 

          

Sinopse:

Em 1966, cinco jovens foram raptados quando crianças por caçadores espaciais, mas acabaram sendo salvos pelo povo do Planeta Flash. Durante vinte anos, os jovens viveram e treinaram no Planeta Flash e seus satélites, voltando para a Terra ao saberem que o cruzador Imperial Mess, liderado pelo Monarca La Deus e o cientista Doutor Keflen, está prestes a invadir o planeta.

Os 5 jovens liderados por “Jin/Red Flash” (Touta Tarumi), concordam em raptar uma nave e voltarem para terra a contra gosto dos guardiões do Planeta Flash, dentro desta nave encontram um robô guarda que começa a atacá-los, mas tarde este androide se chamará Mag, e será reprogramado para ajudá-los a combater os inimigos no planeta Terra. Esses jovens também vivem o drama de nunca terem conhecido seus pais e familiares, e mesmo lutando contra o mal, não desistirão de procurar por eles.

Ao comando especial eles transformam-se, usam capacetes e uniformes cada um de uma cor diferente, além de golpes especiais usados por cada membro.

“Jin/Red Flash”(Touta Tarumi) usa a arma Sword Laser, seus ataques são o Trovão de Fogo, Super Corte e Super Vulcão.Dan/Green Flash” (Kihachiro Uemura) usa a Gloves Laser, seus ataques são a Tempestade Cósmica e o Super Punho. “Go/Blue Flash” (Yasuhiro Ishiwata) usa as armas Laser Ball, Estrela Projétil e canhão Blue Vulcan que possui o ataque Bola Furacão e Super Furacão. Sara/Yellow Flash (Yoko Nakamura) usa a arma Bastão Laser, Bola Projétil e o canhão Yellow, seus golpes são Bastão Energético, Neve Congelante, Frio Laser e Super Giro (junto com a Pink Flash) e por fim “Lu/Pink Flash” (Mayumi Yoshida), seus ataques são o Chute Relâmpago, Chute Dinamite, Super Passo (técnica que permite a ela andar sobre a água), Super Terremoto, Raio Gravitacional e Super Giro (junto com a Yellow Flash).

A luta final não acaba somente com a Cosmic Vulcan, pois vem uma criatura bizarrinha chamada Medusanque lança um raio maléfico nos restos mortais do monstro e torna-o gigante, a partir daí o comando se divide em grupos e cada grupo entra em um veículo acionando comandos, fazendo-os se transformarem no Flash King pra dessa vez o monstrengo morrer de verdade.

A série possui 50 episódios e 2 curtas, pode ser visto até hoje no canal Rede Brasil de Televisão e pela Ubra TV.

Assista ao trailer de abertura:

Elenco:

  • Din / Red Flash: Touta Tarumi / Kazuo Niibori
  • Dan / Green Flash: Kihachiro Uemura / Koji Matoba
  • Go / Blue Flash: Yasuhiro Ishiwata / Tsutomu Kitagawa
  • Sara / Yellow Flash: Yoko Nakamura / Masato Akata
  • Lu / Pink Flash: Mayumi Yoshida / Yuichi Hachisuka
  • Mag (dublê/voz): Minoru Watanabe / Hiroko Maruyama
  • Flash King (dublê): Hideaki Kusaki
  • Titan Junior (dublê): Tsutomu Kitagawa
  • Dr Tokimura: Akira Ishihama
  • Setsuko Tokimura: Tamie Kubota
  • Midori Tokimura: Yayoi Satoh
  • Kaori Tokimura: Megumi Kiyotou
  • Dr Keflen: Kouji Shimizu
  • Monarca La Deus (dublê): Hideki Kusada
  • Monarca La Deus (voz): Uncho Ishizuka
  • Kaura: Jouji Nakata
  • Nefer / Diabólica Nefeli: Sayoko Hagiwara / Yoshie Seki, Kaori Kubota
  • Wandar / Monstro Fantasma Wandalo: Kazuhisa Hirose / Toshiyuki Kikuchi
  • Urk: Muyuki Nagato
  • Kirt: Hiroko Kojima
  • Gals/Deus Titan/Galdan: Yoshinori Okamoto
  • Seres do planeta Flash (ep. 1 e 2): Toshiyuki Kikuchi (homem) e Kaori Kikuchi (mulher)
  • Guarda Hiroshi (ep. 5): Koji Unogi
  • Barak (dublê/voz): Haruki Jyo/Ginga Banjo
  • Miran (ep. 21): Kazuoki Takahashi
  • Ryuu Akakusa (ep. 27): Ryosuke Umizu
Continue Reading

Mais lidos da semana

Copyright © 2018 Nerdtrip. Theme by GNTK Inc., powered by Gancarteek. Todas as imagens de filmes, séries, games, quadrinhos e etc são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.

%d blogueiros gostam disto: