Nerd N' Roll

NERD N’ROLL | Tenacious-D in: The Pick of Destiny

Salve, salve viajantes nerds! Após algumas semanas sem publicar retorno com a coluna “Nerd n’ Roll, cujo objetivo é integrar o bom e velho rock & roll com cultura Nerd/Pop. E quando se trata de filmes, um dos principais protagonistas dessa integração é sem dúvida nenhum o ator Jack Black.

Canastrão? Talvez. Mas como eu já havia dito na edição anterior dessa coluna, se tem um cara que luta para manter o ritmo em alta é ele. Em“Tenacious-D in: Pick of Destiny” (“Tenacious-D – Uma Dupla Infernal” na tosquíssima tradução brazuca) conhecemos a lenda da origem da banda “Tenacious-D”, que Black tem com o também ator e músico Kyle Gass.

Ronnie James Dio cria vida de um pôster na parede do quarto em “Kickapoo”.

O longa produzido em 2006 é uma comédia/musical épica que conta a história da dupla partindo da infância de Black, que no filme é conhecido apenas por “JB”, em um lar religioso que abomina o rock. Meat Loaf, vocalista da banda que leva seu nome, interpreta o pai autoritário de Black enquanto Troy Gentile faz um engraçadíssimo “JB” ainda criança logo no primeiro clipe musical chamado “Kickapoo”, que também tem participação especial de uma das lendas do rock & roll, o já falecido vocalista Ronnie James Dio que cria vida de dentro de um pôster na parede do quarto.

A palheta do destino que segundo a lenda teria sido confeccionada a partir de um dente de Satanás.

A história segue com “JB” já adulto em Hollywood quando conhece “KG”, papel de Kyle Gass. Ambos se juntam em uma banda e acabam por ouvir de um estranho proprietário de uma loja de instrumentos musicais (Ben Stiller) a lenda da“palheta do destino”, objeto que teria sido moldado a partir de um dente do próprio “Satanás” e que traria dinheiro e fama àquele que a utilizasse para tocar rock em sua guitarra.

A dupla segue viagem então atrás da tal palheta passando por diversas aventuras e clipes musicais, incluindo aí o hilário “Master Exploder”, que trata-se de um sonho que JB tem ao adormecer na estrada, retratando o sucesso que fariam após conquistarem o desejado objeto.

“Tenacious-D in: The Pick of Destiny” tem trilha sonora composta pela própria dupla de protagonistas sem deixar recheado de referências a outros filmes e músicas. Em uma das cenas, quando “JB” adormece em uma praça, é atacado por assaltantes trajados como a gangue do filme “Laranja Mecânica”. A palheta do destino, quando encontrada no “Museu do Rock”, está além de uma escadaria denominada “Guitarway to Heaven” alusão clara ao clássico da banda “Led Zeppelin”, “Starway to Heaven”.

O filme tem seus maus momentos também. Algumas piadas são sem graça e chulas, como a parte em que “JB” precisa ter uma ereção para alcançar o botão que desligará um labirinto de lasers que o impede de alcançar a tal palheta. O clipe que retrata uma alucinação com um “Pé-Grande” de “JB” após ingerir cogumelos, também é simplesmente horrível.

Mas no geral o filme é divertido, principalmente para os amantes do rock que vão adorar a profusão de referências a bandas e músicas. E para fechar o longa, mais um clipe sensacional com um duelo entre a atrapalhada dupla de músicos e o próprio “Satanás” que vem das profundezas do inferno atrás de seu dente perdido. O vocalista da banda “Foo Fighters”“Dave Grohl”, está irreconhecível na pele do “Cramunhão”, como vocês podem notar na foto de capa dessa matéria. Grohl rouba a cena com uma performance fantástica onde toca guitarra, bateria e canta alternadamente. É o ponto alto do filme.

 

NOTA PARA O FILME: 3,5 / 5

 

Abaixo, o clipe que abre o filme, “Kickapoo”:

Sobre o autor

Jorge Obelix

Jorge Obelix. Ancião do grupo, com milhares de anos de idade. Fã da DC Comics e maior conhecedor de Crise nas Infinitas Terras e Era de Prata do Universo. Grande fã de Nicholas Cage que acha que um filme sem ele nem pode ser considerado filme. Fã de Jeff Goldblum também, e seu maior sonho é ver ambos (Cage e Goldblum) contracenando.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Deixe uma resposta ...

%d blogueiros gostam disto: