Connect with us

Eventos e Exposições

SAN DIEGO COMIC CON | Saiba tudo sobre a história do evento e suas novidades da edição 2017!

Published

on

Salve, salve viajantes Nerds!

Vai começar o maior evento nerd do mundo! Nos dias 20,21, 22 e 23 de julho acontece a San Diego Comic-Con ou Comic-Con International. E para você ficar ligado neste grande evento eu irei lhes apresentar um pouco da história do evento e as novidades deste ano que promete ser histórica!

Bem, a San Diego Comic-Con International começou em 1970, quando um grupo de fãs quadrinhos, filmes e ficção científica se uniram para colocar a primeira convenção de quadrinhos no sul da Califórnia. A Comic-Con começou como uma “minicon” e foi chamada de San Diego Comic-Golden State Minicon, ela foi realizada no dia 21 de março de 1970 no Grant Hotel, no centro de San Diego.

O objetivo do evento de único dia era incluir dois convidados especiais, Forrest J. Ackerman e Mike Royer, e atraiu cerca de 100 participantes para levantar fundos e gerar interesse para uma convenção maior. O sucesso da minicon levou a organização do primeiro grande evento em três dias de uma Comic-Con em San Diego (chamado de San Diego Golden State Comic-Con) e acabou sendo realizado entre os dias 01 e 03 de agosto de 1970, novamente no Grant Hotel com convidados como Ray Bradbury, Jack Kirby e AE van Vogt. Mais de 300 participantes estiveram embalados para esse evento inovador, que contou com salas, programas e painéis de um dos concessionários, exibições de filmes e muito mais. Essencialmente esse foi o primeiro modelo de sucesso que seria usado para todas as convenções de quadrinhos no mundo todo.

Desde o início, os fundadores do show previam incluir não apenas livros e HQ’s que eles amavam, mas também outros aspectos das artes populares que gozavam e sentiam maior reconhecimento merecido, incluindo filmes e literatura de ficção científica/fantasia. Depois de mais uma mudança no nome (Convenção de Quadrinhos da Costa Oeste de San Diego, em 1972), o evento tornou-se oficialmente a San Diego Comic-Con (SDCC) em 1973. Em 1995 o evento se consolidou como marca lucrativa e seu nome foi mudado para Comic-Con International: San Diego (CCI).

A casa principal do evento na década de 1970 foi o El Cortez Hotel, lembrado com carinho no centro de San Diego. Em 1979 a Comic-Con mudou-se para a Convention and Performing Arts Center (CPAC), e ficou lá até 1991, quando o novo Centro de Convenções de San Diego abriu. Com a nova área de 130.000 metros, a instalação no centro de convenções estoura de pessoas e o espaço do evento tem crescido para incluir posições de novas atrações, incluindo hotéis locais e parques ao ar livre. A programação do evento atualmente inclui jogos, animes, a Comic-Con International, o Independent Film Festival e o Eisner Awards, pela proporção gigantesca de atrações, alguns eventos ficam de fora do Centro de Convenções, criando uma sensação de campus universitário para a convenção no centro de San Diego.

Ao longo dos anos, a Comic-Con se tornou o ponto local para o mundo das convenções de quadrinhos. O evento continua oferecendo a experiência completa da convenção: a Exhibit Hall é gigante (superando mais de 460.000 metros quadrados em sua encarnação atual); um calendário de programação maciço (mais de 700 eventos separados), história em quadrinhos que caracterizam todos os aspectos das artes populares, incluindo hands-on, workshops e programação educacional e acadêmica, tais como a Comics Arts Conference; animes e exibições de filmes (incluindo um festival de cinema separado); jogos; o Will Eisner Comic Industry Awards, o “Oscar” da indústria de quadrinhos; um concurso de cosplays com prêmios e troféus; uma área de autógrafos; uma mostra de arte com exibições de portfólio, trazendo artistas aspirantes junto com grandes empresas.

A Comic-Con apresenta literalmente milhares de convidados especiais em suas convenções ao longo dos anos, trazendo criadores de quadrinhos, ficção científica e autores de fantasia, diretores de cinema e televisão, produtores e escritores, e criadores de todos os aspectos das artes populares, juntamente com os seus fãs para uma divertida e muitas vezes discussão franca de várias formas da arte. O evento tem visto uma incrível variedade de quadrinhos e editoras de livros em sua Exhibit Hall ao longo dos anos. A Comic-Con International apresentou continuamente histórias em quadrinhos e artes em quadrinhos para uma audiência crescente. Pois o amor pelos quadrinhos continua a ser o fator principal de como o evento se move e se torna popular como um estilo de convenção que vem sendo colocado no mundo todo.

Outros Eventos

Ao longo dos anos a San Diego Comic Convention apresentou outras convenções e eventos, incluindo o Comic Book Expo, uma feira de varejo para a indústria de quadrinhos, e a ProCon (não é um evento do PROCON brasileiro para tranbiques e pequenas causas! kkk), uma convenção para a indústria de quadrinhos e profissionais criativos.

A Comic-Con International é a casa também do Will Eisner Comic Industry Awards, o equivalente como o “Oscar” dos quadrinhos. Os Eisner Awards é uma homenagem ao famoso quadrinista Will Eisner (criador de The Spirit, Contrato com Deus), que é considerado como o pai do romance gráfico moderno e a premiação começou na Comic-Con em 1987.

Os Prêmios nas duas primeiras décadas foram entregues pelo próprio Eisner que foi ao palco para apresentar os prêmios para cada vencedor do ano. Os Eisners são entregues a cada ano na San Diego Comic-Con International em um evento de gala realizado na sexta-feira a noite em um hotel local da convenção. Os prêmios apresentam mais de duas dezenas de categorias que abrangem as melhores publicações e criadores do ano anterior. Um comitê especial seleciona candidatos de milhares de inscrições enviadas por editores e criadores que são então votados por membros da indústria dos quadrinhos.

Ocorre também o Will Eisner Espirit of Comics Retailer Awards, dedicado especialmente para varejistas. Este evento ocorre em toda a convenção de San Diego permitindo que os fãs indiquem suas lojas favoritas dos quadrinhos de todo o mundo. O prestigioso prêmio vai para aqueles varejistas que têm feito um excelente trabalho de apoiar o meio dos quadrinhos, tanto na comunidade e dentro da indústria em geral. O visionário criador de quadrinhos Will Eisner se aproximou ainda mais da Comic-Con em meados da década de 1990 com a ideia para este prêmio. Ele foi projetado para reconhecer e celebrar a incrível contribuição do que os varejistas fazem para a indústria de quadrinhos, prevendo a ligação crucial entre criador e leitor na obtenção de quadrinhos nas mãos do público. O prêmio foi nomeado em sua honra. Ao longo dos anos, lojas de quadrinhos de todos os Estados Unidos e ao redor do mundo, incluindo Austrália, Canadá, Holanda, Israel e Espanha ganharam o prêmio.

Comic-Con é anfitriã e apoia a Comics Arts Conference(CAC), conferência acadêmica líder da nação sobre quadrinhos e artes em quadrinhos. A conferência começou em 1992, quando Peter M. Coogan, um estudante de graduação na Universidade Estadual de Michigan, e Randy Duncan do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Henderson decidiu que era hora de uma conferência acadêmica dedicada exclusivamente ao estudo da história em quadrinhos e para realizar ela, eles escolheram um local grandioso como a Comic-Con para facilitar a participação de profissionais de história em quadrinhos e fãs. Ao longo das últimas duas décadas, o CAC tem continuado a crescer na Comic-Con, oferecendo programas e apresentações em todos os quatro dias do evento.

Desde 2000, San Diego tem sido o lar da Comic-Con International Independent Film Festival (CCI-IFF), um evento de quatro dias que destaca o melhor da produção cinematográfica relacionadas com o gênero. Criado pela Comic-Con, o festival inclui ação, aventura, animação, banda desenhada e orientada, documentário, horror, suspense, humor e filmes de ficção científica,fantasia e curtas e longas, oferece prêmios e troféus onde é julgado por um painel da indústria cinematográfica. Alguns filmes da CCI-IFF passaram a maior glória com a distribuição e promoções criativas com grandes estúdios para os filmes e cineastas.

O que mudou na Comic-Con!

Os organizadores do evento estão utilizando cada vez mais os locais ao redor do San Diego Convention Center. E a cada ano novas mudanças vêm sendo adicionadas para a experiência Comic-Con. Uma coisa que foi embora: Marriott Hall. Essa programação local venerável, que sediou o Anime Festival de Cinema e a Sala Fulfillment nos últimos anos foi demolida e deu lugar para o Manchester Grand HyattMarriott Marquis Hotel, tendo assim instalações maiores para melhorar ainda mais a convenção.

Fã Grupo e Salas de Reuniões

Uma série de reuniões para Fã Grupos estará  localizada nos salões do Manchester Grand Hyatt, no terceiro andar da Torre Seaport do hotel. Para agendar uma sessão em um destes quartos para um grupo de fãs, a organização do evento pede para entrar em contato no email: programs@comic-con.org .

Hospitality Suite

Hospitality Suite da Comic-Con também se mudou para o Manchester Grand Hyatt em Coronado AB no 4º andar da Torre Harbor. O Hospitality Suite vai estar aberto na quinta-feira, sexta-feira (o dia todo) e na noite de sábado. É o lugar perfeito para se conectar com seus companheiros e frequentadores fervorosos da Comic-Con!

Exibições de filmes

Algumas filmes ficaram divididos com as suas exibições no Centro de Convenções (preview night, novidade deste ano) e no Manchester Grand Hyatt, onde eles vão estar mostrando filmes até altas horas na quinta-feira, sexta-feira e sábado.

Outros Eventos no Manchester Grand Hyatt

O Manchester Grand Hyatt também é a casa do universo Fashion Show na quinta-feira à noite teremos no salão um baile no 2º andar da Torre Harbor, teremos taambém Xbox Salão Ballroom no Seaport, também no nível 2 da Torre Harbor. O Xbox Lounge vai estar aberto de quinta a domingo.

A novidade deste ano!

Neste ano terá a preview night (que deve ser como o spoiler night da nossa CCXP, aqui no Brasil) na sala 4 no Centro de Convenções, evento vai acontecer um dia antes do inicio da SDCC e teremos a exibição de prévias especiais comandadas pelas novas séries da Warner Television como Raio Negro, Kripton e Deception.

Os pontos principais do evento

A Comic-Con International, mais uma vez apresenta uma agenda enorme com eventos, sendo a maior programação de qualquer convenção de quadrinhos ou cultura pop no mundo. O cronograma abrange todos os quatro dias e inclui 20 salas separadas no centro de convenções, que variam de 166 assentos (menor área) para uma área maciça de 6.500 assentos no Salão H (maior sala do evento que apresenta as atrações mais esperadas).

Como a presença do publico tem crescido na Comic-Con, assim como o número de pessoas que frequentam os programas, os organizadores do evento dividiram as salas da Comic-Con por gêneros como animes, filmes e jogos. Está divisão é particularmente importante para os locais de programação maiores como as salas 6A, 6BCF, 6DE, 20, Sala H, e o Ballroom.

Para ficar Ligado!

A Comic-Con International tem as melhores pessoas do mundo, quadrinhos editoras, estúdios e artistas de Hollywood, e todos nas indústrias da cultura pop sabem disso. É por isso que a Comic-Con têm todos os anos os mais incríveis convidados do que em qualquer outra convenção. E para ficar ligado nessas grandes novidades, a Comic-Con mais uma vez vem usando o enorme salão de 6.500 lugares, conhecido como Sala H. Este sala é tão grande que nele terá as grandes atrações de cada dia. Normalmente os grandes estúdios e produções tomam conta desta sala, como a 20th Century Fox, Marvel Studios e Marvel Television, Netflix, Warner Bros. Pictures e Warner Television.

A Comic-Con San Diego, acontece nos dias 20 a 23 de julho, em San Diego, na Califórnia. Esperamos que esta San Diego Comic-Con seja especial e nos traga grandes novidades em noticias do mundo nerd e que a Comic-Con Experience aqui no Brasil traga algumas destas novidades apresentadas em San Diego.

Para mais informações sobre a SDCC acesse os endereços abaixo:

Site | Facebook | Twitter | Instagram

Fique ligado no Nerdtrip para acompanhar as principais novidades do evento.

Gostou desta matéria? 

Deixe sua opinião nos comentários, é muito importante para nós.

Editor-Chefe do Nerdtrip e Professor de Biologia e Educação Física Escolar.
Amante de Animações, Seriados, Games, Ficção, Mundo Mágico, HQs e lunático pela 7º Arte.
Entendedor de Oscar e outras premiações frescurites que ninguém liga e repara nos filmes (aqueles detalhes bobos).
Ama a ‘Trindade’ que é conhecida nos 7 cantos do mundo e nas horas vagas escuta aquela música eletrônica para ficar na vibe ou curte também aquele bom e velho rock’n’roll.

Click to comment

Deixe uma resposta ...

Eventos e Exposições

COMIC-CON NY 2017 | Marvel anuncia filme animado do herói Pantera Negra

Published

on

Marvel Animation anunciou durante o seu painel na NYCC uma nova parceria com a LEGO para produção de um filme do herói Pantera Negra, intitulado de Black Panther: Trouble in Wakanda. Esta é a primeira vez que um filme LEGO Marvel é centrado em uma aventura solo de um herói da “Casa das Ideias”.

Nenhum detalhe a respeito da produção foi divulgado, mas é esperado que o filme seja lançado diretamente para DVD/Blu-Ray/Home Vídeo, não sendo exibido nos cinemas, como foi o caso de alguns longas LEGO Marvel anteriores.

lembrando que o rei de Wakanda, o Pantera Negra, também ganhará um filme solo dentro do Universo Cinematográfico da Marvel no próximo ano, e a animação em formato LEGO deve ser lançada perto da estreia de Vingadores: Guerra Infinita (Avengers: Infinity War).

Continue Reading

Eventos e Exposições

COMIC CON NY 2017 | DC lança as primeiras filmagens da série animada Constantine

Published

on

John Constantine … um caçador de demônios experiente e mestre do oculto. Armado com um conhecimento arcano das artes escuras e um espírito perverso, ele luta contra a boa luta. Com sua alma já condenada ao inferno, ele fará o que quer que seja para proteger os inocentes. Com o equilíbrio do bem e do mal na linha, Constantine usa suas habilidades para enfrentar os terrores sobrenaturais que ameaçam o nosso mundo e enviá-los de volta aonde eles pertencem . Depois disso, quem sabe … talvez haja esperança para ele e sua alma, afinal de contas “

Assim começamos a matéria. Se você não sabia  do que se tratava a nova série animada da DC, que irá estrear na emissora CW, agora está totalmente por dentro. Imagens das primeiras filmagens foram liberadas pela DC na New York Comic Con. Confira.



Parece que podemos contar com toda a essência da série em live-action que foi cancelada ainda em sua primeira temporada. Para a felicidade dos fãs, Matt Ryan, ator que interpretou John Constantine, fará a dublagem do mesmo personagem na animação.

Continue Reading

Eventos e Exposições

COMIC CON NY 2017 | Confira o primeiro trailer da nova temporada de “Arquivo X”

Published

on

Durante a New York Comic-Con, a Fox liberou o novo trailer de Arquivo X. A volta de Mulder (David Duchovny) e Scully (Gillian Anderson) foi anunciada para a 11º temporada, em 2018. Confira.

 

Continue Reading

Mais lidos da semana

Copyright © 2017 Nerdtrip. Theme by GNTK Inc., powered by Gancarteek.

%d blogueiros gostam disto: