Listas

TOP 5 | Girl Power! Animações voltadas ao público feminino que nenhum menino admite que assistiu!

O século XXI é realmente a época das grandes heroínas, as famosas “Girl Power”! Entretanto, o sucesso entre personagens femininas poderosas e o publico em geral começou bem antes, lá no século XX. O mais legal disso tudo é que no começo, essas primeiras aventuras a fazerem sucesso e que tinham como público alvo justamente as meninas tinham como telespectadores os meninos, que não admitiam que assistiam com grande entusiasmo na TV algumas animações femininas que fizeram um enorme sucesso no mundo todo.

Diante disso, o Nerdtrip resolveu trazer uma lista com algumas das melhores animações voltadas as espectadoras “girl power” e que vários “marmanjos” assistiam até mesmo escondido.

Sim, calma! Eu sei que filmes, animações e séries de TV não tem gênero para o público, somos livres para assistir o que quiser, mas na época em que foram lançados esses programas o preconceito com este tipo de temática era grande e isso mostra como elas foram importantes para quebrar o grande paradigma das animações que são bem comuns hoje em dia.

Confira a lista com essas animações que fizeram sucesso no Brasil e no mundo:

5- Superpig – 

Quer exemplo de anime tosco do que uma personagem principal é uma espécie de mistura de Sailor Moon com Sakura Card Captor, só que, ao invés de se transformar numa bruxinha ou marinheira, a menina se transforma numa… “porquinha”?! Mesmo com essa história inusitada, Super Pig se tornou um dos grandes animes da década de 90. A perfeita combinação de humor sem noção, como é de praxe em quase todos os animes, só que, nesse caso, com uma sacada totalmente original (afinal, ao invés de juntar itens pra aumentar seu poder, Cassie coleciona as pérolas pra poder se tornar uma super-heroína de verdade), o que ficou muito hilário e ao mesmo tempo genial, pois foi estrelado por uma garota que teve a oportunidade de se tornar uma super-heroína diferente.

Claro, quando ela se tornava era uma porca toda desajeitada, mas as aventuras da jovem Cassie mostrava uma superação extra, tanto para ser aceita como heroína e também para ser aceita na sociedade. Ideais femininos e aventuras parecidas com os heróis americanos que estamos acostumados, muito rosa e uma animação hilária que fez sucesso entre meninos e meninas!

4- Três Espiãs Demais – 

O lado glamoroso da espionagem, usar roupas chiques, ter carrões, ir a lugares espetaculares e de quebra salvar o mundo. Todo mundo já se imaginou fazendo isso com os famosos filmes do 007, ou melhor Bond, James Bond. Em “Tottaly Spies” temos quase um pano de fundo parecido, entretanto, não temos um trintão musculoso correndo para salvar o mundo e sim jovens garotas em transição do ensino médio para a faculdade lidando com estudos, namoros e invejas de outros estudantes.

Bem, não vou falar que foi um sucesso e fez com que qualquer menina e menino quisessem ser um espião ou que fosse sugado por uma porta ou chaminé para ir até a sala do chefão da espionagem não é? Fora ainda que a animação tinha boas aventuras e as misturas de “ 007”, “As Patricinhas de Beverly Hills” e “Meninas Malvadas” foi a formula de sucesso que muitos jamais pensariam!

3- As Meninas Superpoderosas – 

Com o sucesso da animação da Liga Justiça no Cartoon Network, não demoraria muito para o canal inovar com uma aventura que lembrasse o supergrupo. Entretanto, os produtores do canal americano foram além e criaram uma aventura com o trio de garotinhas perfeitas! Sim, crianças com 8 anos de idade que lutavam contra o crime, pode parecer estranho na vida real, mais em uma animação era demais acompanha. Fora ainda que o desenho apresentava o lado juvenil das meninas com os seus gostos e costumes típicos de meninas.

Claro que tinha alguns personagens que faziam apologia a um possível homossexualismo, mas isso não tirava o brilho das meninas que combatiam o crime e as forças do mal em Townsville! O trio foi super importante no Ocidente e teve um filme animado lançado nos cinemas, uma versão Oriental intitulada As Meninas Superpoderosas Geração Z (CAPA DA LISTA) e recentemente a animação retornou com poucas alterações na fisionomia da personagens no Cartoon Network.

Aposto que muitos sabem de cor a abertura da animação, que é os ingredientes que transformaram Florzinha, Lindinha e Docinho nas Meninas Superpoderosas! :p

2- Sakura Card Captors – 

Não há como negar que Sakura foi um anime de enorme sucesso, tanto no Japão quanto fora dele.  As aventuras com a dona das cartas trazia alguns temas complicados para época em que ele foi exibido (todos devidamente eliminados pela adaptação ocidental, nos dois animes), muito especialmente a homossexualidade (o amor não correspondido da Tomoyo pela Sakura, o affair entre o irmão da Sakura e o Yukito).

Entretanto, a animação não viveu só temas modernos para a sua época, o sucesso é tanto que Sakura ultrapassou gerações e iremos ter o seu retorno em breve com novas aventuras, o que já é aguardado e comemorado por todos!

1- Sailer Moon – 

Uma grande revolução no gênero, de várias formas, e seu sucesso fez com que suas escolhas moldassem o gênero para sempre. O conceito de equipe já havia surgido em um OVA crossover das garotas mágicas, mas foi em Sailor Moon que elas lutaram realmente unidas por um mesmo propósito desde o começo, uniformizadas, codificadas por uma cor, com seus poderes tendo a mesma origem. Um casamento entre o conceito de guerreira mágica e uma pitada de temas femininos comuns do gênero (especialmente os dedicados ao amor, a relação homoafetiva entre as sailors Urano e Netuno foi um dos pontos que mais se destacaram), a estética e o modo de operação da série que lembrava os grupos super sentai que faziam sucesso no mundo todo nessa época foi um grande ponto alto.

Tendo as “Power Rangers femininas” em animação no Japão e no mundo, Sailor Moon se tornou um dos animes responsáveis por tornar popular o próprio anime no ocidente, e muito especialmente o gênero garotas mágicas e, um pouco mais amplo, os mangás para garotas, os shoujos, uma maquina que se tornou um sucesso avassalador e as heroínas são lembradas até hoje, claro que com rosa, coração e outras coisas que representam o lado feminino!

Recentemente a animação retornou, mais precisamente em 2014 no Japão, ao todo já foram exibidos 3 temporadas da nova aventura intitulada Saylor Moon Crystal, a quarta temporada está em produção e será lançada em breve.

E essa foi nossa lista. O que acharam? Deixem nos comentários alguma animação feminina antiga marcante em que algum menino assistia escondido e não admitia!

Sobre o autor

Igor Souza

Editor-Chefe do Nerdtrip e Professor de Biologia e Educação Física Escolar.
Amante de Animações, Seriados, Games, Ficção, Mundo Mágico, HQs e lunático pela 7º Arte.
Entendedor de Oscar e outras premiações frescurites que ninguém liga e repara nos filmes (aqueles detalhes bobos).
Ama a 'Trindade' que é conhecida nos 7 cantos do mundo e nas horas vagas escuta aquela música eletrônica para ficar na vibe ou curte também aquele bom e velho rock'n'roll.

4 Comentários

Clique aqui para comentar

Deixe uma resposta ...

%d blogueiros gostam disto: