Vale a Maratona?

VALE A MARATONA? | Dexter

 

DEXTER

A primeira metade da década “zero” dos anos 2.000 foi uma das melhores para as séries de Tv: Lost, House, Heroes, e companhia, todas no auge, dando as caras na Tv. Nesta esteira de séries boas (ou que pelo menos eram boas nas primeiras temporadas) vem DEXTER.

Resultado de imagem para DEXTER, A MAO ESQUERDA DE DEUS
Leia o livro, veja a série!

Baseado no livro “Dexter, a mão esquerda de Deus” (de Jeff Lindsay), acompanhamos a história de Dexter Morgan, um pacato perito forense do departamento de polícia de Miami, introvertido, gente boa a ponto de levar rosquinhas para todos, alvo da paixão de sua chefe, a Tenente Maria Laguerta, mas que esta engatando um romance com a problemática Rita, ex-esposa de um traficante/viciado e mãe de duas crianças que o adoram.

Os colegas de trabalho são sua irmã, a aspirante a detetive Debra, o pervetido Massuka, o detetive gente boa Angel Batista e o sargento linha dura Doakes, completam o ambiente da equipe principal da divisão de polícia, que é mostrada em seu dia a dia, investigando os assassinatos da cidade mais latina nos Estados Unidos.Resultado de imagem para dexter morgan e equipe

Essa descrição seria a de uma série policial normal, tão comum na tv norte-americana, não fosse um único detalhe: Resultado de imagem para dexter matandoDexter também é um psicopata metódico e frio, que tem necessidade de matar tanto quanto tem de comer ou respirar. Todas as suas interações sociais, seja com os amigos ou com a namorada são para manter a aparência de normalidade, e suas reações totalmente planejadas.

Imagem relacionadaCom o desenrolar da história, aprendemos que Dexter era filho de uma prostituta que foi assassinada com uma motosserra na sua frente (quando ele tinha 3 anos) e sozinho, foi deixado por 3 dias ao lado do corpo da mãe. O seu pai adotivo, o policial Harrison Morgan, foi seu mentor e é visto na série como a manifestação da consciência de Dexter.

A série não abranda nas cenas de sexo, palavrão e violência gráfica, mas não é nem um pouco gratuita, e na excelente primeira temporada somos apresentados à um antagonista à altura de Dexter, o ITK, que mata suas vítimas e após drenar todo o sangue delas, as deixa em locais estratégicos.Resultado de imagem para itk vitima

Após as duas intensas temporadas, a série da uma caída drástica de qualidade, na qual temos que fazer um sacrifício incrível para superá-la. Mas a qualidade que estávamos acostumados nas duas primeiras, volta pra valer na excelente 4º Temporada, quando Dexter realmente encontra um vilão/ídolo à altura, o Trinity Killer, interpretado pelo ator John Lithgow. O final desta temporada é um dos mais impactantes da tv, e seria perfeito como season finale!

Resultado de imagem para dexter e trinity killer

Infelizmente a série continua, e pega a direção da ladeira! A qualidade das histórias cai absurdamente a cada temporada, e é incrível como a trama consegue se arrastar até ao seu 8º ano.
Vilões fracos, conclusões inverossímeis, mudanças drásticas na personalidade dos personagens, historias sem conclusão, e para finalizar, uma season finale decepcionante.
Para quem se tornou fã da qualidade da série no seu início, foi triste a forma como a série foi concluída. Uma história que merecia um final melhor. Não feliz, mas melhor!
Vale uma maratona até a 4ª Temporada. As demais veja sem compromisso (ou pode nem ver que não perde muita coisa)

DEXTER

 (Temporada 1 e 2)

 (Temporada 3)

 (TEMPORADA 4)

 (Demais temporadas)

Emissora de televisão: Showtime
Transmissão original 1 de outubro de 2006 e 22 de setembro de 2013.
N.º de temporadas 8
N.º de episódios 96 (!!!)
Disponível na NETFLIX?: SIM

Resultado de imagem para dexter

Sobre o autor

João Paulo Rocha

Professor de História e Grande apaixonado pela sétima arte e da maior premiação do cinema, o Óscar. Viciado em séries e Redador das colunas "Vale a Maratona" e "Papo de Cinema".

1 Comentário

Clique aqui para comentar

Deixe uma resposta ...

  • Difícil é deixar de assistir até o final , eu particularmente não achei ruim , claro que umas temporadas melhores outras nem tanto , mas valeu a pena ir até o fim !!!

%d blogueiros gostam disto: