Connect with us

C-POP

C – POP | As várias faces de Freak-Chan

Publicado

em

Yeh! Hoje vamos fazer uma viagem para o mundo dos cosplayers e hoje tenho o prazer de conversar com ela, Érica Lima, ganhadora de vários concursos de cosplay ela já levou para casa vários troféus de primeiro lugar, sendo eles:  2 na categoria individual e 4 na categoria grupo. Apesar de sempre almejar o primeiro lugar nas competições, ela ressalta que faz tudo pela diversão.

Conhecida como Freak-Chan, Érica de 20 anos que já fez personagens como Inuyasha, Kuroko tetsuya e Jinx cedeu um pouco do seu tempo a nossa coluna para contar um pouco de suas experiências nesse mundo de fantasias.

Carol Bustamante: Qual foi o motivo que fez você se interessar à começar a fazer cosplay?

Freak-Chan: O motivo foi a admiração pelas pessoas que vi no primeiro evento que participei (AnimeAc 2012), fiquei maravilhada, meus olhos brilhavam, nunca tinha visto um cosplayer pessoalmente. Uma vontade grande surgiu na minha cabeça de querer participar, percebi que finalmente tinha me identificado com algo. Comecei em 2013, passei o ano trabalhando no personagem, como era novata no assunto, o jeito era me virar na internet pesquisando. Cada mês que passava um acessório ou roupa do personagem era confeccionado (a roupa pela minha mãe), já as armas, detalhes e pintura sempre foram comigo, uma coisa que fiz questão desde o início, foi fazer o máximo de coisas com as próprias mãos! Não há nada mais divertido e estressante do que passar horas fazendo determinada peça do cosplay, mas no final sempre vale a pena!

Carol Bustamante: Quando você começou a fazer cosplay o que seus pais e amigos acharam disso?

Freak-Chan: Meu único amigo na época que me acompanha até hoje nos eventos (com cosplay ou não) não estranhou minha atitude, ele me deu apoio e decidiu subir no barco também! Não há nada mais divertido do que fazer cosplay em dupla ou grupo, principalmente quando é com seus amigos. Até hoje em eventos, sempre dou um jeitinho de marca algum grupo ou dupla com os amigos.

Carol Bustamante: Qual a maior dificuldade que você encontra para a confecção dos cosplays no Acre?

Freak-Chan: A maior dificuldade é encontrar tecidos na cor certa ou com determinada estampa, tintas, lentes e o mais difícil são as perucas, a única maneira  é comprar de fora. Além do custo ser alto, ainda temos que lidar com a demora para a entregar. Já fiquei mais de 4 messes esperando uma peruca! Com sorte ela chegou.

Carol Bustamante: Para você, quais são as maiores dificuldades e desafios de um cosplayer no Brasil atualmente?

Freak-Chan: As maiores dificuldades e desafios atualmente no Brasil é principalmente a desvalorização e falta de respeito com os cosplayers nos eventos, passamos o ano todo preparando a roupa, gastando com acessórios e ingressos e quando chega o dia, as pessoas não respeitam o nosso espaço, já chegam pulando em cima de você, pegando na “arma” sem permissão ou ouvindo piadinhas de mal gosto.
Querendo ou não, somos atrações no evento pois quem não gosta de tirar foto com o seu “personagem favorito” ou de conversar com alguém que também tem conhecimento sobre o personagem? Muita gente que conheço participa desses eventos e vai principalmente pelos cosplayers.
Fico muito triste ao ver que pessoas que querem entrar nesse meio desistindo, pois muita gente fica de chacota ou colocando defeito em tal cosplay, isso faz com que muitas pessoas se desanimem e até parem com esse hobbie. Precisamos de mais críticas construtivas!

Carol Bustamante: E qual foi o seu primeiro cosplay? E como foi a sensação de ir ao evento usando ele?

Freak-Chan: Meu primeiro cosplay (2013) foi a Maka Albarn de Soul Eater. A sensação foi maravilhosa! Passei o ano todo fazendo as coisas e quando cheguei na entrada do evento me senti uma celebridade! Todo mundo veio me elogiando e querendo tirar foto comigo! Me senti tão feliz, pois vi meu trabalho ser valorizado. Infelizmente minha foice foi barrada na entrada do evento.

Carol Bustamante: Qual é o seu cosplay predileto?

Freak-Chan: Meu cosplay predileto? É realmente um questão complicada! Pois morro de amores por cada um! Mas dentre todos, o meu xodozinho é o Inuyasha! Pois mesmo que minha aparência e corpo sendo totalmente diferentes das características do personagem, não foi motivo suficiente para não fazê-lo! A roupa é muito confortável! Me senti a versão “Chibi” (versão mais nova) do personagem! Ele é de um dos meus animes favoritos no qual muitas vezes até chorei assistindo. Pretendo refazer o cosplay mais trabalhado nos detalhes e se der certo vai rolar um grupinho!

Carol Bustamante: O que você acha mais divertido na pratica do cosplay?

Freak-Chan: Eu acho tudo divertido, desde a escolha do personagem, montagem, a corrida contra o tempo e até a satisfação de ver as fotos no final do evento! Mesmo passando raiva, estresse e preocupações de não conseguir terminar a tempo pro evento, no fim percebo que isso faz parte da vida, pois tudo o que é fácil não é valorizado!

Carol Bustamante: Você se preocupa com os preços quando vai escolher o personagem, ou é “tudo em nome da fidelidade” não importando o preço?

Freak-Chan: Sempre faço muitas pesquisas em relação aos preços, mesmo passando do limite em gastos eu procuro sempre fazer o mais fiel possível mesmo sabendo que é um investimento que não dá retorno em relação a dinheiro. As vezes, com a falta de tempo e dinheiro o jeito é usar a criatividade e o que tenho em casa, mas no final não importa o quanto gastei o resultado sempre me faz esquecer os preços.

Carol Bustamante: Para finalizar, tem algum conselho para aqueles que estão planejando começar?

Freak-Chan: Conselho que eu dou é nunca desistir! Mesmo com as dificuldades, trabalho de montar, o dinheiro e o tempo investido, garanto que no final é tudo gratificante! Não há palavras pra descrever a felicidade que é fazer cosplay! Eu faço cosplay desde os 14 anos e não pretendo parar tão cedo, as adversidades só me animam cada vez mais, Sou definitivamente apaixonada por está arte!

Então é isso pessoal, eu espero que tenham gostado e agora fiquem com: As várias faces de Freak-Chan!

FICHA TÉCNICA:

Nome: Maria Érica costa de Lima ( Érica Lima)- 20 anos

Pagina no facebook :  Freak-Chan

Personagens :
1- Maka albarn – 2013

Resultado de imagem para maka albarn gif

2- Aladdin Magi – 2014

Resultado de imagem para aladdin magi gif

3-Tomoko kuroki – 2014

Resultado de imagem para tomoko kuroki gif

4-Inuyasha – 2014

Resultado de imagem para Inuyasha gif

5- Kuroko tetsuya -2015

Resultado de imagem para gif kuroko tetsuya

6-Yuri -2016

Resultado de imagem para yaoi Yarichin bitch club yuri gif[

7- Louise Maid-2016

Resultado de imagem para Louise Maid gif

8- Jeff the killer 2016

Resultado de imagem para Jeff the killer gif

9- Aishi ayano -Yandere Simulator-2017

Resultado de imagem para Aishi ayano -Yandere Simulator gif

10- Sona Fliperama -2017

Resultado de imagem para Sona Fliperama gif

11- Jinx -2017

Resultado de imagem para Jinx gif

12- Shun/hades-2017

Resultado de imagem para Shun/hades gif

Anyoung haseyo!Sou Carol Bustamante de Rio Branco - Acre ( e sim tem dinossauros ) formada em Administração, viciada em anime , animações, marvete de coração e colunista da C - pop

Advertisement
Comments
Advertisement

Receba as novidades do Nerdtrip em seu e-mail!

Insira seu endereço de e-mail para embarcar nessa Viagem Nerd!

Advertisement

Mais lidos da semana


%d blogueiros gostam disto: