Connect with us

Confabulando Letras

CONFABULANDO LETRAS | Como escrever um livro? (Parte 01)

Publicado

em

– Capítulo 1 –

Eu venho responder pra vocês uma pergunta que ouço bastante, acho que o pessoal sabe que eu tenho alguns livros já publicados, por isso tenho algumas dicas pra vocês. Claro que não existe uma fórmula mágica, mas começarei uma série para quem gosta de se aventurar nas páginas de uma boa narrativa. Qualquer um que tenha uma história para contar pode escrever um livro – mesmo que seu motivo seja o próprio divertimento, ou para que as outras pessoas o leiam, e quem sabe… você possa até vender a sua tiragem.

Acho que o primeiro passo é que você se veja como um escritor. Ainda que seja uma tarefa desafiadora qualquer um pode escrever uma história caso se esforce o suficiente. Então, trago algumas dicas pra quem deseja começar, e se quiserem tirar dúvidas, ou mesmo compartilhar algo, deixe um comentário e assim poderemos pesquisar isso juntos.

Pra começo de conversa, você precisa ter um método. Como assim? Sua história será contada por um narrador onisciente, na terceira pessoa? Ou por uma das personagens do livro, na primeira pessoa? O que seria isso? Bom, contar algo na primeira pessoa é como muitos autores escolhem, embora eu não seja amante dessa narrativa. Neste estilo há uma personagem na trama que é o narrador e ele não sabe de alguns detalhes, por causa da sua perspectiva dentro do enredo.

Caso ele conte para o leitor algo que não viu ou teoricamente não saberia, você precisa encontrar um meio de explicar em algum momento quando foi que ele teve acesso a essa informação, ou do contrário, terá um imenso furo na história. Mas poderemos falar mais sobre estilo de narrativa no futuro. Hoje darei algumas dicas para começarem.

Arrume um caderno! Ou vários e se puder, de tamanhos diversos, para sempre carregá-lo com você. Mesmo se for digitar seu livro num computador, pode não ser possível tê-lo por perto quando a inspiração surgir. Assim, é bom sempre carregar o bom e velho “papel e caneta”. Mas para os amantes da tecnologia, ainda temos notas que podem ser colocadas no celular. Ou ainda notas de voz, caso a ideia seja algo que precise ser trabalhada nos detalhes.

Dê liberdade às suas ideias! Agora que você já tem um caderno, é hora de enfrentar a terrível, imensamente temida e muito monstruosa “primeira página”. Para essa fase eu indico trabalhar em um “resumo” do começo meio e fim da sua história em algumas poucas linhas ou parágrafos. Sem se importar ainda em fazer sentido para as demais pessoas. Pois aqui você terá apenas o que eu chamo de coluna dorsal da sua trama.

Anote tudo e abuse dos absurdos e… permita-se! Essa fase é o que eu chamo de “tempestade de ideias”. Depois você decidirá se deve ou não usar tudo o que produziu aqui. Mas essas primeiras páginas são para criar uma visão global de sua história incluindo um esboço, notas sobre as personagens (possíveis nomes, descrições, histórias passadas, etc.), lugares, época; enfim, todos os detalhes que compõem uma grande história. Existem muitas vantagens nesse tipo de visualização, acredite!

Por exemplo, você sempre terá algum material para usar como referência quando ficar sem ideias. E é bom criar o hábito de olhar o dicionário. Assim, você localizará palavras bonitas e difíceis que darão mais vida ao seu texto. Você terá “insights” para sua história enquanto descreve detalhadamente e dando vida às partes que havia planejado.

Nada vai para o lixo, mas… não tenha apego aos seus “parágrafos”. Saiba que pode descrever um personagem, por exemplo, que nunca aparece na história propriamente dita, mas que influencia diretamente outra personagem. Mas falar sobre personagens ficará para a próxima matéria sobre esse assunto. Até lá!

Fique por aqui no Nerdtrip e acompanhe todas as dicas que trarei pra vocês!

Abraços e… “Hora de dar tchau”… Tchaau!


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER: twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM: instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia outras notícias do Nerdtrip e confira também:

MY HERO ACADEMIA | Confira o título e a prévia do episódio 4 da 3ª temporada de Boku no Hero

VINGADORES: GUERRA INFINITA | Contagem Regressiva (Faltam 4 dias)

QUE MERDA É ESSA? #02 | O Império Contra-Ataca

DRÁCULA DE BRAM STOKER | Misteriosa “Ordem dos Dracul” mencionada na produção realmente existiu

BORUTO: NARUTO NEXT GENERATIONS | Revelados título, prévia e spoilers do episódio 55


Studio Geek – Os Melhores Produtos da Cultura Pop, Geek e Nerd.

Autora de A Senhora do Caos - A Viajante e o Dragão e coautora de Sociedade dos Corvos, com o conto Vida Perfeita. Nasci no Espírito Santo, mas vivo no interior paulista com minha família. Sou graduada em Pedagogia, atuo na área de administração de empresas, escritora e redatora do NerdTrip. Iniciei minha carreira literária publicando na plataforma de leitura online Wattpad e em 2016 lancei meu primeiro livro impresso. Com verdadeiro fascínio por histórias fantásticas, gibis, livros e pelo mundo nerd, sou jogadora assumida de RPG. Comecei a escrever por volta dos doze anos e convicta digo que os livros salvaram minha vida, tornaram-me um adulto mais completo e possibilitaram que obtivesse sucesso em minha carreira.

Comente aqui!

Receba as novidades do Nerdtrip em seu e-mail!

Insira seu endereço de e-mail para embarcar nessa Viagem Nerd!

Mais lidos da semana


%d blogueiros gostam disto: