Connect with us

Conheça um pouco mais...

COSPLAY PIE | Entrevista com a organizadora do grupo! Conheça um pouco mais…

Publicado

em

Salve, salve tripulantes!!! Hoje estaremos conhecendo um pouco mais sobre o trabalho do grupo de Cosplay Pie. E tivemos um bate-papo mega legal com a responsável pelo grupo, Elisa Sartori, que há mais de 10 anos participa deste maravilhoso mundo.

Em conversa, Lila, como é conhecida carinhosamente no grupo, já fez cosplay de vários personagens, inclusive da animação Adventure Time. Ela admitiu também ter um grande carinho pelo hobbie e ressaltou que o mais importante de tudo é se divertir na hora em que você está sendo o seu personagem escolhido.

Nerdtrip (Igor Ops): Há quanto tempo você faz cosplay?

Cosplay Pie (Lila): Então, fazemos cosplays a bastante tempo, eu Lila que organizo o grupo e tal faço cosplay há mais de 10 anos, mas o grupo surgiu tem quatro anos.

Nerdtrip (Igor Ops): Qual foi o motivo que fez você se interessar a começar a fazer cosplay?

Cosplay Pie (Lila): Eu fui em um evento e vi várias pessoas “fantasiadas” e decidi que queria fazer parte disso também! Agora o grupo surgiu porquê queríamos fazer um vídeo especifico de Adventure Time, depois disso mais vídeos aconteceram e foi bem legal.

Nerdtrip (Igor Ops): Quando você começou a fazer cosplay o que seus pais e amigos acharam disso?

Cosplay Pie (Lila): Meus pais acharam estranho, provavelmente pensaram que era só uma fase. Nossos amigos já eram desse meio, então todo mundo aceitou super bem.

Nerdtrip (Igor Ops): E qual foi o seu primeiro cosplay? E como foi a sensação de ir ao evento usando ele?

Cosplay Pie (Lila): Meu primeiro cosplay foi de Anna de Shaman King, foi bem divertido ver as pessoas fotografando e conhecer pessoas com o mesmo gosto para animes, mangás e desenhos… e foi meio assim que o grupo surgiu depois: com pessoas com o mesmo hobbie querendo fazer algo além de desfilar em eventos e concursos.

Nerdtrip (Igor Ops): O que o cosplay trouxe de experiência para sua vida profissional? Você trabalha com isto hoje ou é apenas um hobby?

Cosplay Pie (Lila): Pra vida profissional absolutamente nada, trabalho com coisas completamente distintas de cosplay! Cosplay é levado como um hobbie para a maior parte do grupo também, mas a Nee, que é quem mais me ajuda na organização do grupo e na edição de vídeos, deseja trabalhar com moda e aprendeu a costurar por conta do cosplay, todas as roupas ela própria confecciona! A Papu é fotografa e boa parte do público dela são cosplayers, ela é muito boa no que faz.

Nerdtrip (Igor Ops): Qual é o seu cosplay predileto?

Cosplay Pie (Lila): É uma pergunta difícil… Eu gosto de vários cosplays por vários motivos… alguns pelo trabalho que deram e por eu ter conseguido sozinha fazer ele completamente, outros pela reação dos fãs. Mas… eu vou ficar com o Finn de Adventure Time, mesmo ele sendo super simples, a reação das crianças é incrível e ainda foi com ele que gravei o primeiro vídeo do canal e por causa dele que conheci pessoas maravilhosas J

Nerdtrip (Igor Ops): O que você acha mais divertido na pratica do cosplay?

Cosplay Pie (Lila): Interpretar o personagem por um dia e ser bem feliz com ele, também gravar vídeos e fazer novas amizades

Nerdtrip (Igor Ops): Qual a maior dificuldade que você encontra para a confecção dos cosplays?

Cosplay Pie (Lila): Poutz, encontrar materiais no Brasil é bem complicado né? Também os correios não ajudam muito…

Nerdtrip (Igor Ops): Para você, quais são as maiores dificuldades e desafios de um cosplayer no Brasil atualmente?

Cosplay Pie (Lila): Haha eu falei um pouco disso na pergunta anterior, ops. Mas fora isso, achar lugares para tirar fotos e vídeos, é absurdo mas muitos lugares PÚBLICOS é proibido tirar fotos ou gravar, e eu nem falo de museus onde essa proibição faz sentido, falo de parques mesmo.

Nerdtrip (Igor Ops): Há muito preconceito nesse meio? Mais por parte de quem?

Cosplay Pie (Lila): Há… eu não acho não. Hahah Acredito que tenha exista preconceito porquê a sociedade é preconceituosa sabe? Por exemplo, o caso de cosplayers fora do que seria um padrão, como cosplayers que estão acima do peso ou não tem a cor de pele branca. De forma geral a comunidade procura se manter positiva e tentar incentivar a todos fazerem o cosplay que desejam, independente do tipo físico. Mas sim existem pessoas que são racistas e gordofóbicas no meio, mas não porquê a comunidade cosplayer isoladamente é racista e gordofóbica, mas sociedade é assim e isso também alcança a comunidade entende? Tem diferença.

Nerdtrip (Igor Ops): E fora desse meio? Já sofreu preconceito de amigos, parentes ou pessoas da rua que não entendem?

Cosplay Pie (Lila): Ah, eu não exponho isso pras pessoas do meu trabalho, pois não acho que a maioria entenda, mas Nee fala abertamente disso no trampo dela e é um ponto positivo para ela. Quanto as pessoas na rua, agora está muito melhor, mas eu já tive momentos de cansaço emocional antes mesmo de sair na rua com o cosplay. Era muito comum as pessoas ficarem te seguindo, querendo encostar em você e saber pra onde você vai.  Me gerava um desgaste muito grande. Hoje com mais informação na mídia sobre o que é o cosplay as pessoas respeitam bem mais e são mais educadas. Graças a Deus

Nerdtrip (Igor Ops): Já ganhou algum prêmio?

Cosplay Pie (Lila): Não, eu não gosto de competir em concursos. Faço cosplay pra me divertir e só. O pessoal do grupo também não participa muito.

Nerdtrip (Igor Ops): Qual o seu evento favorito e porquê?

Cosplay Pie (Lila): Sem dúvidas o CCXP, ele elevou os eventos de cultura nerd há outro patamar no Brasil, antes os eventos se nivelavam por baixo e nenhum tentava melhorar, era sempre mais do mesmo, num ciclo sabe? Agora o CCXP ele se diferencia, não só pelas atrações internacionais, mas por trazer um contato do público com os produtores de conteúdo, respeito aos cosplayers com um camarim maravilhoso e lugar para tirar fotos. E ar condicionado.

Nerdtrip (Igor Ops): Acompanha o trabalho de outros cosplayers? Tem algum que leva como referência ou admiração?

Cosplay Pee (Lila): Acompanho o trabalho dos meus amigos do grupo e fora eles eu gosto demais da Yayahan, acho ela maravilhosa. Também tem um canal de cosplayer que eu sigo que é o: https://www.youtube.com/user/Lauzable eles fazem CMVS (cosplay music vídeo) como a gente, e gosto de assistir. Fora dos cosplayers, eu sou absolutamente APAIXONADA pelo Acksonl, ele fazia vídeos incríveis de eventos internacionais, deu uma parada, e está voltando aos poucos. Foi uma grande inspiração pra gente começar a fazer vídeos.

Nerdtrip (Igor Ops): Para finalizar, tem algum conselho para aqueles que estão planejando começar?

Cosplay Pie (Lila): Nossa, tem muita coisa que eu poderia falar hahah por onde começo..? Bom, primeiramente cosplay é diversão, escolha bem um personagem que você goste e se jogue nele! No facebook tem vários grupos de compra/venda/ ajuda ao cosplayer. O youtube também é ótimo para tutoriais, tem canais exclusivamente disso. Vou deixar uns links pra dar aquele help:

Facebook: https://www.facebook.com/groups/vendadecosplays2.0/

https://www.facebook.com/groups/biadixon/

Youtube: https://www.youtube.com/user/dicasdecosmaker

https://www.youtube.com/user/LariihMendesz

E claro não esqueça de ver nosso canal e facebook também ;P

https://www.youtube.com/cosplaypiee

https://www.facebook.com/CosplayPiee/

 

Professor de Biologia e Educação Física Escolar, amante de praticamente tudo do mundo nerd e lunático pela 7º Arte. Apresentador do Teekcast, gosta da Marvel mas não tem vergonha de revelar para todos o seu amor platônico pela DC Comics e odeia a briga boba entre marvetes e dcnautas.

Advertisement

Receba as novidades do Nerdtrip em seu e-mail!

Insira seu endereço de e-mail para embarcar nessa Viagem Nerd!

Advertisement

Mais lidos da semana


%d blogueiros gostam disto: