Connect with us

Conheça um pouco mais...

RED SONJA | A lenda de Hirkânia! Conheça um pouco mais…

Publicado

em

15Robert E. Howard é um dos maiores autores deste século. O escritor norte americano que influenciou Tolkien foi o grande pai da fantasia medieval ou gênero espada e feitiçaria. Começou na revista Weird Tales (espécie de Wizard do início do século 20) onde começou a publicar suas primeiras histórias como A Lança e a Presa (Spear and Fang, 1924) que forneceram a base para a criação de um dos maiores cenários de fantasia, A Era Hiboriana, com suas histórias e divisão política entre os reinos. Tolkien em várias vezes afirmou ser fã de Howard e seus personagens.

Apesar das histórias do bárbaro Conan iniciadas na história A Fênix na Espada (The Phoenix on the Sword, 1932), atualmente uma outra personagem também criada pelo mesmo autor de histórias pulp (como Richard Conan Doyle e Edgar Allan Poe), mas que acabou fazendo sucesso nas mãos da Marvel Comics. Estou falando de Sonja, A Vermelha, ou Red Sonja. Inicialmente criada como uma espécie de guerreira amazona livremente adaptada do conto Red Sonya de Rogatino, conta a história de uma garota que tendo sua vila invadida por um grupo de mercenários para o qual seu pai trabalhava, é violentada (é uma história um tanto pesada) e deixada pra morrer em uma vila em chamas. Isso atrai a atenção de uma deusa piedosa que lhe presenteia com uma espada e uma maldição: Sonja só poderia ter relações com pessoas que a derrotassem em combate, tendo que levar uma vida quase casta. Dessa maneira ela focaria todas suas atenções no combate, cruzando espadas e se aliando ao bárbaro por muitas vezes.

Em 2013 a heroína caiu nas mãos da escritora Gail Simone (Vampirella, Grayson, X-Men, Supergirl)  agora pela editora Dynamite e ganhou finalmente uma nova origem, sendo adaptada aos novos tempos. Sonja mantém os seus títulos, “Demônio de Hirkânia” ou “Maldição de Hirkânia”, devido ao que aconteceu, mas Simone readaptou a heroína, com ela se comportando como uma bárbara (real por que a dona não tem muito estudo) e a aproximando mais do estilo de Conan, sendo mais liberal com a farra, a bebedeira e o sexo. A nova versão agradou os jovens em cheio, se tornando mesmo que para uma editora independente, um grande sucesso.

Na sua nova origem, Sonjita é uma aprendiz de arqueira que vive com a família nas florestas da Hirkânia e que é atacada por um grupo de mercenários liderados por um líder tribal chamado Rykar que assassina os pais da menina e foge. Usando as técnicas de arco que o pai lhe ensinou,  Sonjita mata um a um os mercenários até chegar no lider que tem sua cabeça decepada. O episódio faz com que a guerreira ganhe o nome pela qual ficou conhecida, devido aos cabelos naturalmente vermelhos. O seu nome completo ganha anos depois ao se tornar escrava de um rei sem escrúpulos, sendo usada como gladiadora juntamente com uma outra guerreira chamada Anisia Negra. Após a primeira apresentação ela passa a se apresentar como Red Sonja. O quadrinho, chamado pelos fãs de “versão V2” ou reboot se tornou um grande sucesso.

Atualmente Sonja continua sua saga, que rivaliza com a do colega bárbaro que também está em uma editora independente (Dark Horse Comics) e mesmo sendo um pouco difícil de encontrar (talvez versões encadernadas) continua sendo por aqui um grande sucesso.

O reinicio com arte de Amanda Conner na Dynamite

 

Com Conan onde na nova editora teve já várias parcerias

O reinicio com a edição 0

O passado nas mãos da Marvel

Uma foto mais…sensual da moça (escolha minha)

O lobo da noite. O nerd caçador. Sou criador de páginas, nativo da internet desde a chegada no nosso país, músico, escritor e as vezes até poeta. Jogador nato, criado nos games do Atari aos 4K atuais. Também sou fã de literatura, rpg e cyberpunk.

Comente aqui!
Advertisement

Receba as novidades do Nerdtrip em seu e-mail!

Insira seu endereço de e-mail para embarcar nessa Viagem Nerd!

Mais lidos da semana


%d blogueiros gostam disto: