Connect with us

Conheça um pouco mais...

STUDIO GHIBLI | Conheça um pouco mais…

Publicado

em

“Um coração estável é a única constante nesse mundo!”

Há muito tempo, quando vi um filme uma animação linda e que muito chamou minha atenção, por um inconveniente do destino não consegui terminar de ver e (cabeça de vento como sou) esqueci-me de pegar o nome do filme… Bom, o tempo passou e vi um filme com um traço bem parecido com aquele que não tinha conseguido ver todo, e este filme com o traço parecido também me encantou, fiquei fascinada e fiz uma extensa pesquisa sobre o filme (quando fico curiosa eu pesquiso tudo, é meio nerd d+) e com isso descobri um estúdio de animação para mim totalmente novo e acabei me apaixonando. Hoje irei compartilhar com vocês esse estúdio o qual sou apaixonada, espero que gostem… Hoje irei falar sobre o Studio Ghibli…

Isao Takahata ao lade de uma de suas personagens

Isao Takahata ao lade de uma de suas personagens

Para quem não sabe Studio Ghibli é um estúdio de animação japonês, sediado em Koganei, Tóquio. Fundado em 1985 que existe até hoje, seus criadores são Hayao Miyazaki, Isao Takahata, Toshio Suzuki e Yasuyoshi Tokuma, logo após o sucesso de Nausicaä do Vale do Vento {Kaze no Tani no Naushika-1984} um filme de somente de Hayao. O estúdio lançou seu primeiro filme, Laputa: O Castelo no Céu {Tenkû no Shiro Rapyuta-1986}.Dois anos depois a empresa lança Totoro, um personagem do filme Meu vizinho Totoro {Tonari no Totoro-1988}. Com exceção de seis produções, todos os filmes do estúdio foram dirigidos por Hayao Miyazaki e Isao Takahata. Toshio Suzuki, por sua vez, é o produtor da maioria destes filmes. Em 2001, o Museu Ghibli, um museu dedicado às obras do estúdio, foi inaugurado. As animações produzidas pelo estúdio receberam aclamação mundial da crítica e do público. Em especial por ‘Túmulo dos Vagalumes’ {Hotaru no Haka-1988} que é considerado um dos melhores filmes de guerra já feitos e ‘A Viagem de Chihiro’ {Sen to Chihiro no Kamikakushi-2001} é o único filme de língua não-inglesa a ganhar o Oscar de melhor filme de animação, e é considerado a 10ª melhor animação da história do cinema.

Toshio Suzuki em entrevista

Toshio Suzuki em entrevista

Embora ‘Nausicaä do Vale do Vento’ seja considerado um filme do Studio Ghibli (particularmente não considero ele um filme do estúdio), ele foi produzido antes da fundação do estúdio.

Há pouco tempo atrás, houve rumores e até uma declaração ao programa de TV japonês ‘Jonetsu Tairiku’, que rodou a Internet em traduções livres, dizendo que com a aposentadoria do cineasta Hayao Miyazaki, estúdio iria fechar suas portas, contudo, o produtor Toshio Suzuki na verdade trata o fechamento do Ghibli como uma possibilidade, outra possibilidade (muito maior) seria uma “reestruturação” ou “faxina” no curto prazo no estúdio.

Hayao Miyazaki, o homem por trás das grandes obras do estúdio

Hayao Miyazaki, o homem por trás das grandes obras do estúdio

Com mais de 20 filmes de animação, o estúdio continua produzindo filmes quase todos os anos, como são muitos os filmes do Studio, não vou falar deles aqui, mas vou fazer uma critica a cada filme (vai ser um sacrifício, mas por vocês eu irei rever esses filmes que tanto gosto), vou começar dos mais recentes aos mais antigos. Irei também deixar uma lista com todos os filmes…

Segue lista :

1986 – Laputa: O Castelo no Céu {Tenku no Shiro Rapyuta}
1988 – Meu vizinho Totoro {Tonari no Totoro}
1988 – Túmulo dos Vagalumes {Hotaru no Haka}
1989 – O Serviço de Entregas de Kiki {Majo no Takkyubin}
1991 – Memórias de Ontem {Omohide Poro Poro}
1992 – Porco Rosso:o último herói romântico {Kurenai no Buta}
1993 – Ocean Waves {Umi ga Kikoeru}
1994 – Pom Poko: a grande batalha dos guaxinins {Heisei Tanuki Gassen Pompoko}
1995 – O Sussurro do Coração {Mimi wo Sumaseba}
1997 – Princesa Mononoke {Mononoke Hime}
1999 – Meus vizinhos: Os Yamadas{Hohokekyo Tonari no Yamada-kun}
2001 – A Viagem de Chihiro {Sen to Chihiro no Kamikakushi}
2002 – O Reino dos Gatos {Neko no Ongaeshi}
2004 – O Castelo Animado {Hauru no ugoku shiro}
2006 – Contos de Terramar {Gedo Senki}
2008 – Ponyo, uma amizade que veio do mar {Gake no Ue no Ponyo}
2010 – O Mundo dos Pequeninos {Karigurashi no Arrietty}
2011 – Da Colina Kokuriko {Kokuriko-Zaka Kara}
2013 – Vidas ao Vento {Kaze Tachinu}
2013 – O Conto da Princesa Kaguya {Kaguya Hime no Monogatari}
2014 – Quando estou com Marnie {Omoide no Maanii}
2014 – Ronja, a Filha do Ladrão {Sanzoku no Musume}
2016 – A Tartaruga Vermelha {Reddo Tātoru: Aru Shima no Monogatari}

Até a próxima!

Deixem seus comentários abaixo !!!

A NerdTrip teve seu início no ano de 2016 com a missão de levar entretenimento, notícias, resenhas e tudo sobre o universo pop/nerd/geek. “Uma ideia na cabeça, talento e vontade em nossas mãos!”

Advertisement
Comments
Advertisement

Receba as novidades do Nerdtrip em seu e-mail!

Insira seu endereço de e-mail para embarcar nessa Viagem Nerd!

Advertisement

Mais lidos da semana


%d blogueiros gostam disto: