Connect with us

Conheça um pouco mais...

SUPERMAN 1978 | 19 Curiosidades sobre a produção

Publicado

em

 
 
 
Com o anuncio de que Pantera Negra concorrerá a nada mais nada menos que sete categorias no Oscar (incluindo melhor filme) o filme da Marvel Studios já tem passaporte garantido para o “Hall da Fama” dos filmes de super-heróis, se tornando uma das produções que contribuem de forma efetiva para a consolidação do gênero. Filmes como Batman de 1989, Cavaleiro das Trevas, Homem Aranha 1 e 2, assim como X-Men de 2000 e mais recentemente, Homem de Ferro, Vingadores, Soldado Invernal, Guardiões da Galáxia, Logan, Guerra Infinita e lógico, o incompreendido Watchmen, são produções que levaram a brincadeira para outro patamar e fizeram o mundo olhar com outros olhos as adaptações de histórias em quadrinhos.
 
 
Mas tudo isso só foi possível graças a Superman de 1978, que estabeleceu o conceito, ditou tendências e se tornou referência para inúmeros cineastas de todo mundo. Vamos descobrir algumas curiosidades sobre o filme que transformou o Homem de Aço no mais popular personagem de todos os tempos, afinal, quem não conhece o Superman?
 
 
 
1) Em sua estreia inicial, o filme liderou as bilheteria por treze semanas consecutivas.
 
2) A Produção superou “Assim Caminha a Humanidade” (1956) se tornando o filme de maior bilheteria da história da Warner Brothers, até aquele momento.
 
3) Na época de seu lançamento, foi o sexto filme de maior bilheteria de todos os tempos.
 
4) Foi selecionado em 2017 para preservação no National Film Registry da Biblioteca do Congresso Americano por ser “culturalmente, historicamente e esteticamente significativo“.
 
5) Foi indicado para três Oscars, melhor edição, melhor música e melhor Som.
 
6) O filme recebeu a pontuação de 94% no Rotten Tomatoes.
 
7) Os criadores do Superman Jerry Siegel e Joe Shuster amaram a adaptação. Shuster ficou muito feliz em ver o Superman na tela. “Eu fiquei arrepiado. Chris Reeve tem o toque de humor certo. Ele realmente é o Superman.”
 
8) Em 2009, a Entertainment Weekly classificou Superman em sua seleta lista  The All-Time Coolest Heroes in Pop Culture.
 
9) O elenco do filmes tem dois vencedores do Oscar: Gene Hackman e Marlon Brando e seis indicados ao Oscar: Ned Beatty, Jackie Cooper, Terence Stamp, Susannah York, Valerie Perrine e Trevor Howard.
 
10) O filme está incluído na lista “Great Movies” de Roger Ebert. Roger Joseph Ebert foi o crítico de cinema de maior sucesso de todos os tempos na história do cinema americano. Ele se tornou o primeiro crítico de cinema a ganhar um Prêmio Pulitzer (título mais alto do jornalismo).
 
11) Recebeu o Oscar especial de efeitos especiais de 1979.
 
12) Christopher Reeve ganhou o BAFTA de ator revelação.
 
13) Gene Hackman foi indicado ao BAFTA na categoria de melhor ator coadjuvante.
 
14) Ganhou 5 Prêmios Saturno da Academia de Ficção Científica, Filmes de Fantasia e Horror Americana. Melhor filme, melhor atriz (Margot Kidder), melhor música, melhores efeitos especiais e melhor design de produção.
 
15) John Williams recebeu dois Grammy Awards em 1980, melhor álbum cinematográfico e melhor canção instrumental.
 
16) O filme recebeu o Prêmio Hugo (melhor apresentação dramática).
 
17) Entrou para o “Hall da Fama” da Associação de Cinema e Televisão.
 
18) Em 2007, a Visual Effects Society listou Superman como o 44º filme com o uso mais influente de efeitos visuais de todos os tempos.
 
19) Em 2008, a revista Empire nomeou-o o 174º maior filme de todos os tempos em sua lista de 500 filmes.
_______________________________________________________________________

Giovanni Giugni (Don Giovanni) é o exército de um homem só, por trás da "Casa das Ideias". Teve a felicidade de ter como primeiras experiências cinematográficas, filmes do calibre de Superman de 1978 e "O Império Contra-ataca". Destemido desenhista e intrépido apaixonado por "Super-heróis", vive disfarçado como um pacato Professor de musculação.

Comente aqui!
Advertisement

Receba as novidades do Nerdtrip em seu e-mail!

Insira seu endereço de e-mail para embarcar nessa Viagem Nerd!

Mais lidos da semana


%d blogueiros gostam disto: