Connect with us

Listas

TRIP LISTA | Os melhores filmes de todos os tempos pela equipe Nerdtrip

Publicado

em

os melhores filmes de todos os tempos pela equipe Nerdtrip. Foto por: Igor Ops

Quando se fala sobre séries, filmes, games e quaisquer outras produções no mundo do entretenimento, acaloradas discussões e debates para definir quais são as melhores produções ocorrem. Pensando nisso, a equipe do Nerdtrip resolveu entrar na onda dos debates e começar a postar nossas listas de melhores produções, no melhor estilo Rolling Stones.

Dando continuidade, resolvemos agora criar a nossa lista com os melhores filmes de todos os tempos, onde cada membro da equipe Nerdtrip escolheu seus 10 filmes favoritos, onde o primeiro filme receberia 10 pontos, o segundo 9 pontos, o terceiro 8 pontos e assim sucessivamente, até chegarmos ao décimo que receberia um ponto.

Após votação e apuração, eis que nossa lista ficou definida da seguinte maneira:

10º Cidadão Kane

Citizen Kane (1941)

Um dos filmes mais importantes da história do cinema foi lançado no dia 5 de setembro de 1941. Cidadão Kane, do então estreante diretor Orson Welles, foi indicado para nove categorias do Oscar e ganhou a estatueta de Melhor Roteiro Original. Além de dirigir e participar do roteiro, Welles, com somente 26 anos, também produziu e atuou na obra que foi considerada inovadora no seu tempo por sua cinematografia, música e estrutura narrativa.

A história do filme é sobre a vida e legado de Charles Foster Kane, interpretado por Welles, um personagem baseado em parte no magnata da imprensa norte-americana William Randolph Hearst. Também serviram de inspiração outros milionários importantes daquela época e até aspectos da própria vida de Welles foram usados para enriquecer este incrível filme. Narrado principalmente através de flashbacks, a história é contada por um repórter investigativo que busca solucionar o mistério da palavra “Rosebud”, dita no leito de morte do magnata da imprensa.

Enquanto o filme recebeu enorme elogio da crítica, Cidadão Kane não deu retorno financeiro. O filme perdeu interesse após o seu lançamento, mas voltou à atenção do público quando o longa foi elogiado por críticos entre os anos 60 e 80 por trabalhar com características inovadoras e muitas metáforas em uma época que as produções seguiam o mesmo segmento, se você está acostumado com filmes que fogem da famosa casinha, lembre-se, Cidadão Kane é o pai dos filmes politicamente incorreto e um longa que continua inovador e contemporâneo até hoje. Uma obra prima fantástica que desafia “o poder e o sistema” com extrema admiração. (Por Igor Ops

9º Forrest Gump

Forrest Gump (1994)

Forrest Gump, de 1994, uniu Robert Zemeckis (trilogia De Volta para o Futuro, 1985, 1989 e 1990); Tom Hanks (Oscar de melhor ator por Filadelphia, 1994); Sally Field (Noviça Voadora, 1967-1970); Robin Wright (Mulher-Maravilha); e Gary Sinise, para contar a fantástica história de Forrest Gump, um homem limítrofe (talvez autista), que apesar das limitações cognitivas, ingenuamente esteve presente e influenciou a história estadunidense e às vezes mundial.

O enredo criativo, a direção segura e sensível, as interpretações memoráveis – que dariam a Hanks outro Oscar de melhor ator em 1995 e indicariam Sinise para melhor ator coadjuvante – a inovadora e orgânica utilização de efeitos computadorizados, a maravilhosa trilha sonora (com destaque para o tema criado por Alan Silvestri), a primorosa recriação de época, além da tocante mensagem do filme, que até hoje é válida, fizeram da obra, indiscutivelmente, um clássico que deve figurar em qualquer lista cinematográfica de the best of. (Por João Nélio)

8º Homem-Aranha 2

Spider-Man 2 (2004)

Fazer uma continuação nem sempre é das tarefas mais fáceis. Conseguimos pensar rapidamente em diversos filmes cujas continuações foram abaixo das obras originais. Homem-Aranha 2 não é um desses casos. Sam Raimi consegue trazer uma sequência para o Cabeça-de-Teia que supera o primeiro filme. Tobey Maguire está impecável no papel de Peter Parker/Homem-Aranha, alternando entre cenas de humor, ação e até mesmo drama. E Maguire não está sozinho, pois temos a introdução de um antigo conhecido do Teioso, o cientista Otto Octavius, ou se preferir, Dr. Octopus, que é interpretado de forma magistral por Alfred Molina.

Homem-Aranha 2 é considerado por muitos como um dos melhores filmes de super-heróis não à toa. Ele traz as telonas, um HomemAranha extraído diretamente dos quadrinhos de Steve Ditko, fazendo jus à fama do mais importante personagem da Marvel, com cenas memoráveis, como na batalha entre Aranha e Octopus no metrô, onde o nosso herói se vê obrigado a parar a locomotiva somente na força bruta após o vilão destruir os controles da máquina ou até mesmo a batalha final que terminou com o sacrifício de Octopus.

O filme é ainda um dos poucos do gênero a conquistar o prêmio mais importante do cinema mundial, tendo vencido o Oscar de Melhores Efeitos Visuais em 2005, além do Prêmio Saturno de Melhor Ator, Melhor Diretor, Melhor Filme de Fantasia, Melhores Efeitos Especiais e Melhor Escritor. Homem-Aranha 2 é sem dúvidas um clássico do cinema nerd/geek, um dos principais filmes de seu gênero e merece ser assistido muitas e muitas vezes. (Por William Peloso)

7º  Matrix

Matrix (1999)

Matrix (Warner Bros/Roadshow Entertainment, 1999, Larry e Andy Wachowski), é um espetáculo em todos os sentidos. Um marco do cinema moderno, foi o primeiro filme da nova safra que juntou um tema sério (o controle por forças misteriosas e superiores) com o cinema pipoca e que estourou no início do novo milênio.

Mas o que a saga de Neo (Keanu Reeves), Morpheus (Lawrence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss) contra o domínio das máquinas possui é um senso ainda inacreditável de longevidade e de advertência, principalmente as atuais gerações. A ideia de “seu mundo é uma mentira”, “você tem sido um escravo” nunca, nunca mesmo foi tão atual. Qualquer alusão de Matrix e o controle social de mídia na máfia do politicamente correto não é mera coincidência.

O fato também de estarmos sendo usados como bateria para um propósito sinistro, é no mínimo aterrador. As palavras de Morpheus quando Neo abre os olhos dentro do convés da Nabucodonosor: “Meus olhos, por que doem”, e a resposta de Morpheus, “Por que você nunca os usou”, são verdadeiras pérolas pop de filosofia moderna. Matrix irá ser relevante daqui a 20 anos eu imagino, e assisti-lo como eu disse e divulgá-lo é bastante importante, principalmente para as novas gerações(Por Marcos Roberto Neves)

6º Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca

Star Wars: Episode V – The Empire Strikes Back (1980)

Em 1977 foi lançado “Star Wars: Episodio IV – Uma Nova Esperança” que bateu recordes de bilheteria. A febre na época foi enorme e dar continuidade a um dos maiores sucessos da história do cinema, num tempo que sequências eram vistas com desconfiança e tratadas como caça-níquéis acabou sendo um enorme desafio em 1980 para o “polêmico” Star: Wars: Episodio V – O Império Contra-Ataca. Neste segundo episódio da primeira trilogia, o filme tem uma grande batalha inicial e um final em aberto, que na época do lançamento deixou todo mundo a imaginar o que poderia vir a seguir, já que na época Lucas acabou fincando que a produção se tornaria uma trilogia.

Quando se fala em Star Wars com qualquer pessoa, são principalmente as cenas desse filme que são citadas: os ensinamentos do mestre Yoda, o ataque dos AT-AT walkers à base dos rebeldes, a marcha imperial com o tema do Darth Vader, Boba Fett, “No, I’m your father”, “I love you – I know” e por aí vai. O longa aproveita vários recursos do seu antecessor e os leva além. Os efeitos especiais estão melhores e os atores estão mais desenvolvidos e seus personagens são aprofundados. A trama é mais adulta e o filme é mais sombrio (sem perder o humor, a aventura e a fantasia).

O resultado? Para a maioria dos fãs e críticos, este filme é a melhor produção envolvendo o nome Star Wars. O Império Contra-Ataca tornou-se um dos maiores clássicos do cinema e estabeleceu Star Wars na mitologia da cultura pop. O filme faturou vários prêmios, entre os principais o Oscar de Melhor Som e sem ele não existiria as continuações (nenhum dos filmes, séries, jogos e livros posteriores). Adorado por um punhado de fãs, a partir deste episódio a franquia Star Wars iria se tornar a máquina de imprimir dinheiro que é atualmente. (Por Igor Ops

5º O Poderoso Chefão: Parte II

The Godfather: Part II (1975)

O senso comum diz que sequências de obras primas do cinema, invariavelmente são inferiores. Na maioria das vezes, ruins mesmo. Não é o caso de O Poderoso Chefão Parte II. Pelo menos não totalmente.

Apesar de ser sim inferior, em minha opinião, ao primeiro longa dirigido por Francis Ford Coppola e lançado em 1972, essa continuação também pelo mesmo diretor e que estreou em 1974, é quase tão boa como seu predecessor.

Robert De Niro conseguiu transpor com perfeição o personagem Vito Corleone, interpretado antes já na velhice por Marlon Brando para sua juventude nas ruas de Nova York. Ele realmente convence o espectador que são a mesma pessoa em períodos diferentes. Isso lhe valeu merecidamente o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante já no quarto filme de sua carreira. Aliás, o filme levou 6 estatuetas.

E Al Pacino também atuou de forma magistral repetindo o papel de Michael Corleone, porém agora já como o grande chefão consolidado. O Poderoso Chefão Parte II talvez seja uma das melhores continuações de todos os tempos. (Por Jorge Obelix)

4º Vingadores: Guerra Infinita

Avengers: Infinity War (2018)

Dez anos e quase vinte filmes depois, as expectativas geradas em torno do maior evento cinematográfico de todos os tempos eram gigantescas. “Imaginar o inimaginável, acreditar no inacreditável” com essa premissa extremamente ambiciosa “Vingadores: Guerra Infinita” chegou aos cinemas com a responsabilidade de suprir as expectativas geradas pelos fãs e agradar boa parte da crítica especializada, que começava colocar em “cheque” os filmes de “super-heróis” insinuando que a “moda” estava prestes a encontrar seu declínio junto ao público.

O filme dirigido de forma impecável pelos irmãos Russo, precisava “costurar” todas as franquias do estúdio, além de ser uma espécie de resposta para todos esses anseios e questionamentos. Mas a 3ª parte da franquia dos “poderosos” Vingadores conseguiu muito mais que isso. Entregou um filme extremamente consistente, maduro, com cenas de ação “inacreditáveis”, estabelecendo um novo padrão de qualidade, consolidando o gênero e deixando claro que a “moda” veio para ficar. Deu ao “Titã louco” o status de um dos grandes vilões do cinema e “arremessou” para a estratosfera, a popularidade de heróis como o poderoso Thor e o Dr. Estranho.

A produção arrecadou US $ 2,046 bilhões, se tornando o quarto filme de maior bilheteria de todos os tempos, bem como o filme de super-herói de maior bilheteria já produzido. Um divisor de águas dos filmes de super-heróis, um marco na cultura pop, uma produção inquestionável. (Por Don Giovanni)

3º Batman – O Cavaleiro das Trevas

The Dark Knight (2008)

Batman realmente sofreu nas mãos de cineastas ao longo de sua história. Começando com o cômico e pastelão de 1966 baseado na série de Adam West, migrando para o dark-gótico de Tim Burton e afundando como uma escola de samba voltando para o grupo de acesso no colorido, absurdo (e com mamilos) mundo criado por Joel Schumacher. Quando a carreira do Homem-Morcego parecia enterrada nos cinemas, surgiu uma luz no fundo da bat-caverna.

Após o gênero de heróis de quadrinhos ganhar uma vida nova nos cinemas com X-Men e Homem-Aranha, um diretor que vinha de filmes autorais e densos, é incumbido de tentar novamente levar o Cavaleiro de Gotham para as telas. E assim veio o primeiro filme de sua trilogia, em um mundo totalmente crível, com um dos melhores elencos já reunidos para um filme de super-heróis. Mas seria na sequência, The Dark Night, que Nolan iria levar sua obra próxima à perfeição.

Com uma história complexa, humana, que trabalha sentimentos de uma forma nunca antes vista em filmes do gênero, com um elenco já afiado do filme anterior, e trazendo novas adições que aumentam ainda mais o nível de qualidade em tela. Já na cena de abertura temos noção do que virá pela frente, quando somos apresentados à versão definitiva do Palhaço do Crime, interpretado de forma magistral por Heath Ledger, que praticamente engoliria o filme com sua atuação, mas que seria injustiça também não reconhecer o trabalho de Aaron Eckhart como o complicado Harvey Dent. Tudo isso embalado por um roteiro coeso, uma produção impecável e uma trilha sonora arrebatadora. Sem dúvidas, o melhor filme de herói já feito até hoje. (Por João Paulo)

2º De Volta Para o Futuro

Back to the Future (1985)

Um clássico dos anos 80 e aclamado pela crítica, o filme De Volta Para o Futuro teve sua estreia no dia 3 de julho de 1985. A superprodução conta a história do adolescente Marty McFly, interpretado pelo carismático ator Michael J. Fox que, acidentalmente volta para o ano de 1955 onde se depara com os seus pais mais novos. McFly se vê preso nesse ano, e acaba atrapalhando o curso natural dos acontecimentos no momento em que sua mãe se apaixona por ele.

O adolescente precisa concertar esse desastre fazendo com que seus pais se apaixonem novamente, e vai precisar contar com a ajuda do cientista Emmett Brown, protagonizado pelo irreverente ator Christopher Lloyd, que ajudá-lo a voltar para o ano de 1985. Quem teve o prazer de assistir a esse inesquecível longa no ano de seu lançamento e mesmo posteriormente, com certeza se lembra de maneira nostálgica como foi mágico ver nas telonas uma maravilhosa produção de efeitos especiais e um vislumbre inovador do tema relacionado sobre viagem no tempo.

Para a alegria dos fãs, foi lançado mais duas sequências que eternizaram a franquia como uma das melhores de ficção científica de todos os tempos. Com a produção Steven Spielberg o filme ganhou além de vários prêmios, como o Oscar de Melhor Edição de Som, para Charles Campbell e Robert Rutledge. (Por Ritinha Angel)

1º O Poderoso Chefão

The Godfather (1972)

Em 1972 chegava aos cinemas um filme que seria um grande marco na indústria de Hollywood, principalmente se tratando sobre filmes com temática de máfia. Com um elenco de peso, O Poderoso Chefão se tornou uma produção mágica e épica que para mim e para muitos, é um dos longas mais aclamados e lembrados até hoje.

Com uma atuação icônica de Marlon Brando como o padrinho Vito Andolini Corleone, o longa escrito e dirigido por Francis Ford Coppola tem uma das melhores aberturas da história do cinema com o casamento da filha de Don Vito (interpretada pela fabulosa Talia Shire) e uma negociação que abrange uma das primeiras falas clássicas do filme: “Você vem a minha casa, não me mostra respeito, não me chama de padrinho, olha vou te fazer esse favor, mas saiba que um dia eu irei pedir um favor em troca.”

Claro que o mundo da máfia é cercado de troca de favores, mas naquela cena toda arrepiante nos daríamos de cara com a verdade nua e crua sobre os perigos do envolvimento com este mundo, algo que o personagem de Al Pacino, Michael Corleone (filho caçula) não queria de jeito nenhum se envolver nesse conturbado assunto de família. Sendo um dos pontos principais desta obra, a vida acabou fazendo Michael se tornar o oposto do que ele desejava ao assumir todo o negócio para manter o império Corleone ainda mais fortalecido com uma impetuosa matança.

“O Padrinho” é um marco importante na história do cinema, tudo se enquadra com bastante harmonia, elenco, história e até os diálogos fabulosos e marcantes são lembrados até hoje: “mantenha os seus amigos perto e  seus inimigos mais perto ainda”. Está é outra frase do filme que podemos usar como enorme aprendizado nesse emblemático filme que venceu 3 estatuetas do Oscar em 1973, Melhor Ator para Marlon Brando, Melhor Roteiro Adaptado para Mario Puzo (criador do livro em que o filme se baseia) e Francis Ford Coppola e Melhor Filme. Um clássico memorável que merece ser destacado como uma obra prima até hoje. (Por Marquinhos Serafim)


Também não podemos esquecer de mencionar todos os demais filmes votados, totalizando assim, 101 produções estão presentes em nossa lista de Melhores Filmes de Todos os Tempos!

11- Um Sonho de Liberdade 41- 2001: Uma Odisseia no Espaço 71- A Felicidade Não Se Compra
12- Guardiões da Galáxia 42- Apollo 13 – Do Desastre ao Triunfo 72- A Lista de Schindler
13- Psicose 43- Fantasia (1940) 73- As Pontes de Madison
14- Platoon 44- O Iluminado 74- Coração Valente
15- Coração Valente 45- Onde Os Fracos Não Têm Vez 75- Gladiador
16- E.T 46- Os Vingadores 76- Náufrago
17- Os Bons Companheiros 47- Rambo 77- O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei
18 Exterminador do Futuro 2 48- Capitão América: Soldado Invernal 78- O Troco
19- O Colecionador de Ossos 49- Gilbert Grape: Aprendiz de Sonhador 79- Robocop (1987)
20- Capitão América: Guerra Cívil 50- John Carpenter – A Beira da Loucura 80- A Hora do Pesadelo
21- Ben Hur (1959) 51- Jurassic Park 81- A Vida é Bela
22- Evil Dead 2 52- Loucademia de Policia 82- A Vida de Brian
23- O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel 53- Toy Story 83- Aventureiros do Bairro Proibido
24- Pink Floyd – The Wall 54- Curtindo a Vida Adoidado 84- Da Terra a Lua
25- P.S. Eu te Amo 55- Mad Max 85- Diário de um Vampiro
26- Superman (1978) 56- Mont Pyton: Em Busca do Cálice Sagrado 86- Dredd (2012)
27- Blade Runner 57- Laranja Mecânica 87- Harry e Sally
28- A História de Nós Dois 58- Logan 88- Mulheres Perfeitas
29- A Vida Secreta de Walter Mitty 59- O Homem de Aço 89- Os Caçadores da Arca Perdida
30- Batman (1989) 60- O Sétimo Selo 90- Sindicato de Ladrões
31- Feitiço do Tempo 61- Prenda Me Se For Capaz 91- Top Gang
32- Os Goonies 62- A Origem 92- A Bela e a Fera (Animação)
33- O Senhor dos Anéis – As Duas Torres 63- Chinatown 93- Entrevista com o Vampiro
34- Star Wars – Ep. IV: Uma Nova Esperança 64- Homem de Ferro 94- O Show de Truman
35- O Labirinto do Fauno 65- Luzes da Cidade 95- Scarface (1983)
36- Pulp Fiction 66- O Exorcista 96 Thor: Ragnarok
37- 12 Homens e uma Sentença 67- O Fabuloso Destino de Amélie Poulain 97- Tróia
38- Drácula de Bram Stoker 68- O Passageiro do Futuro 98- Trovão Tropical
39- Ladyhawke – O Feitiço de Áquila 69- Uma Mente Brilhante 99- Um Estranho no Ninho
40- Watchmen 70- A Espera de um Milagre 100- Velozes e Furiosos
101- Wall-E

Bem, essa foi a nossa lista. O que acharam? Deixem a opinião de vocês nos comentários!


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER: twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM: instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia outras notícias do Nerdtrip e confira também:

BOKU NO HERO ACADEMIA | Confira o título e prévia legendada do episódio 21 da 3° temporada

CELLS AT WORK! | Confira a prévia do episódio 9 da 1ª temporada!

GEEK CITY 2018 | Evento libera agenda completa com participação de grandes artistas!

GEEK CITY 2018 | PES 2019, GWENT e nova expansão de World of Warcraft são destaques da área de games

PENTAGON | Grupo Sul-Coreano confirma o retorno com 8 membros!


Studio Geek – Os Melhores Produtos da Cultura Pop, Geek e Nerd.

A NerdTrip teve seu início no ano de 2016 com a missão de levar entretenimento, notícias, resenhas e tudo sobre o universo pop/nerd/geek. “Uma ideia na cabeça, talento e vontade em nossas mãos!”

Comente aqui!

Mais lidos da semana