Connect with us

Listas

DIA DO COMPOSITOR | Os 10 maiores compositores de videogames

Publicado

em

Seja durante o instinto por sobrevivência ou explorando um mundo aberto, as trilhas sonoras são as responsáveis por criar uma atmosfera que envolve o jogador na narrativa do game, algumas delas demoram para sair da cabeça, outras ficam na memória por décadas. Esse é o objetivo dos compositores de videogames: criar uma trilha sonora que complemente a jogatina e traga uma emoção que ultrapasse os créditos finais.

Para homenagear os grandes gênios desta indústria reuni – em uma ordem não muito exata de preferência ou relevância – os maiores compositores de músicas dos videogames. Portanto, prepare os fones de ouvido (e o coração) para relembrar músicas memoráveis.

10 – HARRY GREGSON-WILLIAMS (METAL GEAR SOLID)

Considerado como o pioneiro a juntar elementos de música eletrônica com orquestra, Harry Gregson é um dos mais reconhecidos músicos dentro de seu estilo musical. Maestro e produtor musical, foi premiado 27 vezes no cinema por suas produções em filmes como As Crônicas de Nárnia, X-Men Origins e toda a franquia Shrek. Fora a indústria cinematográfica, Harry se destacou nas trilhas de Metal Gear Solid.

9- YUZO KOSHIRO (STREETS OF RAGE, REVENGE OF SHINOBI)

Ainda pequeno, seu professor de piano foi nada menos do que Joe Hisaishi, célebre compositor das trilhas sonoras dos filmes do Studio Ghibli, do diretor Hayao Miyazaki. Koshiro, conhecido como “o Deus do PSG”, nome do formato de sons de computadores NEC PC-8801, programava sons direto nas máquinas de fliperama e veio a ser reconhecido por suas composições em Revenge of Shinobi e Streets of Rage, ambos da Sega.

8 – DAVID WISE (DONKEY KONG COUNTRY)

É impossível não pensar em Donkey Kong sem lembrar uma de suas composições. David Wise foi o único compositor da Rare de 1985 a 1994, portanto é creditado como produtor musical de todos os títulos da desenvolvedora neste período. Sua especialidade são trilhas atmosféricas que misturam sons do ambiente natural com percussões.

7 – MASATO NAKAMURA (SONIC 1 & 2)

Quem cresceu jogando a franquia-título da Sega sabe quanto as músicas dos dois primeiros jogos são inesquecíveis. Masato Nakamura começou a carreira de produtor musical aos 30 anos e entre suas músicas compostas para jogos também estão Sonic Spinball, Super Smash Bros. Brawl e Final Fantasy VIII.

6 – INON ZUR (FALLOUT, CRYSIS, DRAGON AGE)

O compositor israelense começou a carreira compondo para o cinema, por isso suas músicas são semelhantes as dos filmes. É conhecido por compor para a franquia Fallout, Prince of Persia: The Two Thrones, Crysis, Man of Valor e Dragon Age: Origins.

5 – JEREMY SOULE (THE ELDER SCROLLS, GUILD WARS)

Entre os grandes nomes das trilhas de videogames está o norteamericano Jeremy Soule que compôs para mais de 60 jogos, sendo seu maior sucesso as músicas orquestradas da franquia The Elder Scrolls.

4- JESPER KYD (ASSASSIN’S CREED, HITMAN)

O dinamarquês Jesper Kyd Jakobson compôs para mais de 40 jogos, 7 filmes e 11 curtas, sendo seu grande sucesso as trilhas de Assassin’s Creed. Sem sua contribuição e suas trilhas marcantes, a franquia de Ezio não teria o sucesso colossal que teve. Kyd também produziu para Gears of War, Unreal Tournament 3, Borderlands, Hitman, Darksiders II e Soulcalibur V.

3- YOKO SHINAMURA (STREET FIGHTER II, KINGDOM HEARTS)

Considerada como a maior compositora de games do mundo em 2009 pela Square Enix, desenvolvedora japonesa de games, Yoko é a primeira precursora mulher na indústria. Aos 18 anos foi convidada pela Capcom para trabalhar na produção de Final Fight, o sucesso foi tanto que no ano seguinte compôs para Street Fighter II – o inesquecível tema do Guile é dela – e posteriormente para Mega Man 5, Legend of Mana, Xenoblade Chronicles, Mario & Luigi e toda a franquia Kingdom Hearts. Reviva três grandiosas melodias compostas por ela:

2- KOJI KONDO (SUPER MARIO BROS., THE LEGEND OF ZELDA)

É indiscutível a influência que Koji Kondo trouxe ao mundo dos games já foi o primeiro a trabalhar na parte sonora da Nintendo em 1984, ainda na era dos árcades onde não era comum o uso de trilhas sonoras. Ou seja, seu trabalho era redobrado por criar “bips” semelhantes a sons reais. Super Mario Bros. foi o trabalho que projetou Kondo, depois Legend of Zelda onde trabalhou diretamente com o criador do game, Shigeru Miyamoto e Super Smash Bros. Lembrando que Kondo trabalhou na recente trilha de Super Mario Odyssey.

1- NOBUO UEMATSU (FINAL FANTASY)

Considerado como “o Beethoven da música dos videogames” no top 20 do Hall of Fame de 2013, Nobuo Uematsu é um compositor japonês conhecido por trazer a música clássica aos videogames e a sensação de jogar dentro de um filme desde 1985. Toda a trilha de Final Fantasy – de 1987 até o atual Final Fantasy XV – foi feita por ele e sem dúvidas suas músicas ultrapassaram o console e estão para sempre na memória de quem jogou as franquias.

Em 2006, Nobuo apresentou junto a Prima Vista Philharmonic Orchestra e sua banda The Black Mages (Nobuo empolgadíssimo no teclado) o tema do chefe final de Final Fantasy VII:

A lista é curta perto de tantos outros nomes que queria acrescentar:

  • Michiru Yamane (Castlevania, Dracula X)
  • Kenji Yamamoto (Super Metroid, Dragon Ball Z)
  • Tommy Tallarico (Earthworm Jim, Advent Rising)
  • Martin O’Donnell (Halo 2 & 3, Destiny)
  • Akira Yamaoka (Silent Hill)
  • Takeharu Ishimoto (Before Crisis: Final Fantasy VII)
  • Manami Matsumae (Mega Man)
  • Frank Klepacki (Hell March)

O dia do compositor é apenas um lembrete do extenso trabalho que existe por trás dos games e filmes que acompanhamos há décadas. Não há palavras para descrever a grandeza dos materiais produzidos por todos os compositores citados acima e suas influências no que ouvimos atualmente.


Fiquem ligados nas próximas edições, pois teremos várias notícias doidas sobre o mundo nerd! Teeknews, o Podcast  mais divertido da galáxia!

SIGA-NOS nas redes sociais:
FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER: twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM: instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br

E leia também:

THE CROWN | Atriz pode ter vazado nome de peso no elenco da 3º temporada

Comments

Mais lidos da semana


%d blogueiros gostam disto: