Connect with us

Listas

ESPECIAL DIA DAS MULHERES | As mulheres mais importantes nas HQs!

Publicado

em

 

Todos os dias são dessas guerreiras, mas como escolheram a data 8 de Março como o dia Dia Internacional da Mulher, então vamos comemorar. Vale destacar que ideia de se comemorar tal data surgiu no início do Séc. XX, na luta das mulheres por condições de vida e trabalho melhores, mas só ganhou força com o Movimento Feminista durante a década de 1960. Apesar do fundo social e político, atualmente a data é mais comercial do que militante. 

Já a presença feminina nos quadrinhos começou da mesma forma, tímida, com participações coadjuvantes em tiras de jornais, quase sempre sendo a mocinha à ser salva pelo protagonista. Em 1941 nasce a Mulher-Maravilha, um marco que quebrou paradigmas pela sua enorme importância. Diana Prince é a nossa primeira super-heroína, combatendo frente à frente o Batman e o Superman, as estrelas da Liga da Justiça nessa época e rapidamente ela se tornou um símbolo feminino até hoje.

E de lá pra cá o cenário feminino só aumentou com muitas personagens sendo importantes nesta vertente. Nessa lista especial reunimos 15 mulheres importantes nas HQs, seja por sua importância para a história dos quadrinhos ou pelo seu carisma. Claro que, por ser uma lista parcial, ela contém escolhas pessoais.

Espectral

Espectral é a única mulher em Watchmen, a super HQ aclamada e premiada de Alan Moore. Mas está aqui não só por isso. Sua história é bem construída na graphic novel, principalmente seu romance com o Dr. Manhattan, o único com super-poderes no grupo. O fundo político criado por Moore é excelente, que explora o fato dela querer ou não ser uma heroína, devido às crises governamentais e civis. Vale comentar que Laurie é a segunda a se tornar Espectral: a primeira foi sua mãe, a Sally Jupiter.

Mística

Com uma ideologia interessante, a personagem é extremamente famosa no universo mutante sendo uma das primeiras lésbicas a surgir nos quadrinhos (de forma velada, claro). No passado Raven tinha um relacionamento com a falecida mutante Sina, com qual adotou a jovem Vampira. É uma das vilãs mais mortais dos X-Men, seguindo à risca o ideal de superioridade mutante, sendo capaz de matar o próprio filho humano e tentar assassinar políticos anti-mutantes. 

Red Sonja

Red Sonja surgiu numa das revistas do Conan e ganhou notoriedade desde então. Passou para outra editora e estreou um título próprio, se tornando uma das mulheres mais fortes no ramo. Apesar de seu nome sempre estar ligado ao Conan, ela brilha por si só com uma história impactante. Sonja morava com seus pais e irmãos tranquilamente quando são atacados por uma tropa de mercenários: sua família é morta e ela é violentada pelos homens, deixando-a pra morrer no local. Quando tudo parece perdido, surge a visão de uma Deusa, que lhe concede uma segunda chance na vida, lhe dando habilidades em troca dela nunca mais tocar homem algum. Não é pra qualquer uma.

Batwoman

Apesar do nome “Batwoman” ter sido usado no passado pela DC, esta Batwoman é bem recente. Recriada em 2006 com um novo uniforme, identidade e personalidade, a heroína ganhou destaque e rapidamente se tornou uma das mulheres mais interessantes dos Novos 52. Ela é lésbica e, ao contrário da Mística, é algo evidente e seu relacionamento com a Detetive Maggie Sawyer foi bem explorado. Por isso, a Batwoman se tornou um orgulho para a comunidade LGBT, sendo uma das personagens gays com mais destaque atualmente. Seu visual foi criado por Alex Ross e perpetuado no traço de J. H. Williams III, o mestre do “high-fashion” nos quadrinhos.

She-Hulk

Uma das personagens mais engraçadas da Marvel, sempre de bom humor e com ótimas sacadas. Seus poderes são oriundos dos raios gama, o mesmo que originou o Hulk. Mas ela é bem mais interessante que seu primo, principalmente por não perder sua personalidade ao se transformar. Um dos dilemas da heroína é tentar conciliar sua vida comum, seu trabalho como advogada e sua vida como salvadora.

Emma Frost

Sensual, poderosa e polêmica, Emma Frost traz todo o estereótipo da super-heroína/ vilã: uniforme mínimo, sensualidade, salto alto e uma pitada de moral duvidosa. Mesmo assim, ela é sensacional. Inicialmente surgiu como vilã dos X-Men, mas mais tarde resolveu criar sua própria escola de mutantes. Infelizmente, quase todos os seus alunos foram mortos, deixando um forte trauma na mente de Emma. Mesmo se tornando uma X-Men, é sempre vista pela equipe como alguém não muito confiável. Desenvolveu sua pele de diamante como mutação secundária e tornou-se uma das personalidades mais ambíguas e destemidas no Universo X.

Feiticeira Escarlate

Wanda é uma personagem muito interessante e com uma história bem rica. Estreou como vilã mas logo se tornou membro dos Vingadores, sendo um dos poucos mutantes a participar da equipe (ainda mais numa época em que a população era anti-mutante). Começou a se relacionar com o androide Visão, causando polêmica, fazendo com que usasse seus dons para tentar controlá-lo numa certa vez. Talvez em seu momento mais marcante, a Feiticeira Escarlate enlouqueceu e excluiu o gene X de todos os mutantes do mundo com o seu poder na saga Dinastia M. É uma das mutantes mais poderosas do mundo e uma personagem bastante conhecida no mundo nerd.

Supergirl

Tendo quase os mesmos poderes do seu primo, o Superman, Kara Zor-El representa o equilíbrio perfeito entre a alegria de uma jovem e a força e confiança de uma super-heroína. Sua luminosidade, valentia e espírito positivo perante as adversidades a tornam essencial no universo da DC e na mitologia do herói mais poderoso das HQs.

Capitã Marvel

Conhecida antes como Miss Marvel, Carol Danvers é frequentemente considerada como o maior ícone feminista da Marvel. Seus superpoderes são semelhantes ao do Superman e a sua exposição a DNA Kree fez ela ganhar novas capacidades. Danvers possui resistência à maioria das toxinas e venenos, indestrutibilidade, absorção e manipulação de energia e explosões fotônicas. Originalmente a personagem é uma piloto da Força Aérea dos Estados Unidos da América e recebeu treinamento em combate corpo-a-corpo e espionagem.

Sue Storm – Mulher Invisível

Uma das primeiras super-heroínas da história dos quadrinhos, a Mulher Invisível é a alma do Quarteto Fantástico. Além do superpoder que lhe dá o nome, ela consegue criar e manipular campos de força invisíveis de acordo com sua concentração. Sua habilidade não conhece limites e seus poderes vão além de proteção, levitação, voo ou ataque, seus campos de força são praticamente indestrutíveis.

Mulher-Gato

A Mulher-Gato é uma das mais antigas vilãs do Batman, e também uma das mais icônicas do Universo do Morcego. Sua personalidade é forte, sempre indo atrás de seus objetivos, o que não significa necessariamente ser vilã ou heroína. Esse aspecto duplo de seu disfarce sempre é destaque em sua relação com o Batman. Já protagonizou grandes histórias e teve sua origem recontada várias vezes. Se aliou à Hera Venenosa e Arlequina, formando o grupo Sereias de Gotham.

Jean Grey – Fênix Negra

A poderosa telepata de nível Omega é um marco dos X-Men e da Marvel. Suas extraordinárias capacidades mentais de telecinese e telepatia a colocam no mesmo patamar que Magneto e o Professor Xavier. Jean se tornou hospedeira da entidade Fênix, que levou seus poderes a níveis nunca vistos. Quando Grey está neste estado, ela consegue manipular qualquer matéria a um nível sub-atômico. Ou seja: basta ela querer e desintegra qualquer ser vivo ou objeto. A Fênix fez com que Jean perdesse cada vez mais o controle de seu equilíbrio mental, ao mesmo tempo em que seus poderes atingiam níveis assustadores. Contudo, Jean é uma das personagens melhor desenvolvidas das HQs, com uma história rica em altruísmo e redenção. além de ser quase uma deusa literalmente!

Batgirl

Quantos personagens você conhece com duas carreiras de sucesso no mundo dos super-heróis? Barbara Gordon é um caso fantástico nesse e em outros aspectos. A menina que adorava Batman tem como marca sua inteligência extraordinária e capacidades físicas que a tornaram a protegida do Morcego. Após anos lutando contra o crime em Gotham, o Coringa atacou Barbara e a deixou paraplégica (alguns dizem que ela abusada sexualmente, mas prefiro não entrar em detalhes polêmicos). Mas nem isso colocou um ponto final no seu desejo de fazer o bem, Barbara mudou seu codinome para Oráculo e se tornou uma heroína “digital”, fornecendo informações para o Batman. E ainda criou o time de heroínas Aves de Rapina. Após três anos como Oráculo, voltou a andar e ao uniforme de Batgirl, com toda certeza hoje em dia a personagem é uma das heroínas mais importantes e trabalhadas no universo DC.

 Tempestade

Surgiu em uma época em que os X-Men estavam se internacionalizando e Ororo veio representar a África, sendo talvez a primeira heroína negra com grande destaque, cargo que ocupa até hoje no Universo Marvel. Ela tem uma importância única para os quadrinhos, ainda mais pela escassez de heroínas negras, tendo uma personalidade forte, a personagem já perdeu os poderes e provou sua força num combate corpo a corpo com o Ciclope, já foi líder dos X-Men diversas vezes, raspou a cabeça na clássica fase punk, enfrentou seu medo de lugares fechados e até se casou com o Pantera Negra, se tornando Rainha de Wakanda. Não é à toa que é chamada de Deusa por muitos.

Mulher-Maravilha

A base para todas as mulheres nas HQs, a primeira grande heroína dos quadrinhos, a pioneira no feminismo dentro de um mercado dominado por homens. A Mulher-Maravilha é o símbolo da mulher moderna até hoje. Combatente da justiça, paz e igualdade entre homens e mulheres possuindo uma força que quase se iguala ao Superman. Oriunda de Themyscira, cresceu como Amazona e se tornou uma das melhores guerreiras da Ilha, tem uma moral impressionante no universo DC sendo uma personagem respeitada por ser ainda fundadora da Liga da Justiça e ser embaixadora da paz na ONU.

O que achou de nossa lista? Esquecemos alguém? Deixe a resposta nos comentários abaixo!


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK:  facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER:  twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM:  instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE:  www.nerdtrip.com.br


Leia outras notícias do Nerdtrip e confira também:

ASPHALT 8: AIRBORNE | Muito mais que um jogo de celular!

ESPECIAL DIA DAS MULHERES | As mulheres mais badass do cinema

CHRISTOPHER ROBIN: UM REENCONTRO INESQUECÍVEL | Disney libera 1º trailer emocionante do live-action com o Ursinho Pooh!

O GRINCH | Animação natalina dublada por Benedict Cumberbatch ganha seu 1º trailer!

TRIP LISTA | 10 Personagens femininas mais poderosas dos games

Professor de Biologia e Educação Física Escolar, amante de praticamente tudo do mundo nerd e lunático pela 7º Arte. Apresentador do Teekcast, gosta da Marvel mas não tem vergonha de revelar para todos o seu amor platônico pela DC Comics e odeia a briga boba entre marvetes e dcnautas.

Advertisement
Comments
Advertisement

Receba as novidades do Nerdtrip em seu e-mail!

Insira seu endereço de e-mail para embarcar nessa Viagem Nerd!

Advertisement

Mais lidos da semana


%d blogueiros gostam disto: