Connect with us

Listas

TOP 5 | Inteligência Artificial e o Futuro da Humanidade

Publicado

em

A Inteligência Artificial ou AI (artificial intelligence) é a tentativa de simular a Inteligência Humana por meio de mecanismos ou softwares. É uma Ciência relativamente nova surgida após a Segunda Guerra Mundial com os especialistas Warrem Macculloch e Walter Pitts.

Os estudos eram baseados em três pilares: Conhecimento da fisiologia básica e da função dos neurônios dos cérebros, bem como uma análise da lógica proposicional, tudo isso criado pelos estudiosos  Russell e Whitehead, além, da teoria da computação de Turing. Neste último pilar há um filme que retrata o matemático Turing.

A proposição do conhecimento em Inteligência Artificial era sugerir um modelo de neurônios artificiais, no entanto, foi Alan Turing a desbravar uma visão melhor sobre o tema num artigo publicado em 1950 chamado Computing Machinery and Intelligency.

Atualmente a Inteligência Artificial vem sendo empregada em vários segmentos da sociedade e pasmem, com relativo sucesso. Bancos, Hospitais e diversos segmentos vem utilizando a tecnologia para maximizar atendimentos e soluções com precisão inigualável.

Por tratar-se de um tema muito amplo e utilizado em diversas áreas do conhecimento como psicologia, filosofia, linguística, matemática, engenharia, entre outros. Esse artigo não pretende abranger a sua totalidade e sim promover uma curiosidade e instigá-lo(a) a realizar um grande debate sobre a sua utilização.

Tudo isso “parece” Ficção Científica, mas a Inteligência Artificial está muito próximo de nós. Por exemplo, desenvolvimento de games que usam essa tecnologia para criar jogos mais complexos, corretores ortográficos que detectam problemas na sintaxe do texto ou até Bancos que usam essa ferramenta para análises criteriosas de análise de créditos.

Três Usos sinistros da Inteligência Artificial

A) Inteligência Artificial identificando o que é certo ou errado

Cientistas estão desenvolvendo estudos para que máquinas definam o que é certo ou errado a fim de torná-las mais compreensivas e humanas e assim evitar que as máquinas exterminem os seres humanos. Basta lembrar o filme O Exterminador do Futuro na qual a Cyberdyne Systems não conseguiu evitar que a Skynet se tornasse consciente em 29 de agosto de 1997, o Dia do Julgamento. 

B) Máquinas Inteligentes como armas de guerra

Com o crescente orçamento dos exércitos da China e Rússia, o Pentágono não ficou de fora e destinou bilhões de dólares para o desenvolvimento de Robôs capazes de estar em campo de batalha.

C) Robôs parecidos com os humanos

A Universidade Tecnológica Nanyang de Cingapura (NTU) desenvolveu um robô semelhante a um ser humano capaz de realizar contato visual e conversar com os convidados baseados em conversas anteriores.

Filmes que retrataram a Inteligência Artificial

1) 2001 – Uma Odisséia no Espaço (1968)

2) Westworld, Onde Ninguém tem alma (1973)

3) Blade Runner (1982)

4) O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991)

5) Matrix (1999)

Ética

Embora há inúmeras aplicabilidades, a Inteligência Artificial é objeto de discussões Éticas e não é pra menos, afinal, a todo momento há um avanço nesse campo de estudos que causam preocupações. Para muitos, o fato de máquinas capazes de pensar, sentir e de realizar atividades humanas é inconcebível. Deixe suas impressões e compartilhe sua opinião conosco e embarque nessa aventura da Inteligência Artificial.

Via Hypescience

Via Wikipedia

 

A NerdTrip teve seu início no ano de 2016 com a missão de levar entretenimento, notícias, resenhas e tudo sobre o universo pop/nerd/geek. “Uma ideia na cabeça, talento e vontade em nossas mãos!”

Comente aqui!
Advertisement

Receba as novidades do Nerdtrip em seu e-mail!

Insira seu endereço de e-mail para embarcar nessa Viagem Nerd!

Mais lidos da semana


%d blogueiros gostam disto: