Connect with us

Papo de Cinema

PAPO DE CINEMA | Clichês irritantes nos trailers

Publicado

em

 

Minhas primeiras experiências com cinemas foram com o já falecido VHS e com o moribundo DVD, e a experiência de ir buscar filmes em video-locadoras. E para mim, uma parte essencial da experiência de ver estes filmes eram os trailers. Odiava quando um filme alugado não apresentava ao menos um trailer, de qualquer filme que fosse.

Com a popularização da internet, os trailer saem dos cinemas e se tornam fundamentais como peças publicitárias das produções cada vez mais milionárias dos grandes estúdios. Me lembro bem do primeiro trailer que consegui baixar inteiro (Harry Potter e a Pedra Filosofal!)

Mas atualmente, muitos trailers tem caído em clichês cada vez mais irritantes, que podem inclusive estragar a experiência cinematográfica e matar todo um filme.

1. Mostrar toda a história do filme:

Confira os trailers da ficção-científica “In Time”, do drama “Cast Away” (nós até vemos Tom Hanks perder Wilson!), ou o novo Spider-Man e você verá que todos tem uma coisa em comum: os trailers basicamente revelam toda a trama.

Resultado de imagem para o naufrago cena trailer
O pior exemplo recente é o horrível “Terminator: Genisys”, que (alerta de spoiler no caso de você realmente se importar) revelou no trailer o absurdo do enredo que John Connor era 1) um cyborg e 2) na verdade, o vilão.

Então, por que as empresas de cinema permitem que toda a história do filme seja contado meses antes do filme estrear?

“Se alguém vai pagar US $ 20 para assistir o filme no fim de semana da estreia, vai querer saber se está fazendo um bom investimento”,

explica Matt Brubaker, presidente da empresa Trailer-Making Trailer Park. Então tá bom, né!

2. Se passar por outro filme

Você está sentado no cinema, prende a respiração enquanto o trailer de um novo filme do “Batman” começa … Mas não é Batman, é o filme do Scooby Doo!

Imagem relacionadaEnquanto às vezes esse dispositivo de copiar outro filme no trailer possa ser fofo – no caso de “Diário de um Banana” em que o personagem principal Greg se passa por um super-herói da Marvel – é mais do que um pouco irritante na maioria das vezes. Basta perguntar a todos os fãs que achavam que estavam vendo um trailer para o Hobbit e, em vez disso, conseguiram um para Dumb And Dumberer

 

 

3. Mostrar as piadas mais engraçadas do filme!

Resultado de imagem para spiderpigLembram de quão hilário era o pedaço de Spider-pig no trailer do “The Simpsons: o filme” ? E também se lembram de ver o filme e descobrir que o resto das piadas empalideceram em comparação com aquela que você já havia visto mil vezes (e que, por si só, não era engraçada)?

Esse é o problema de nos mostrar a piada mais engraçado no trailer, você a vê inúmeras vezes, e acaba gerando expectativas muito altas, e que quase sempre não são atingidas, como com os filmes da “Era do Gelo”, em que as piadas de “Scrat” dos trailers são melhores do que os filmes inteiros.

4. Criar filmes que não existem

Todo mundo que viu o trailer (e que foi exposto ao título claramente místico) de “Corpo Fechado”, sabe como é frustrante ver um trailer que transforma um filme em algo que ele não é. O que também é o caso de “Hancock”. O trailer é de um filme de um herói politicamente correto, já o produto real mostra uma comédia romântica sem pé nem cabeça (e não estou fazendo trocadilho com a cena mais impactante do trailer, que perde toda sua graça no filme!)

5. Incluir cenas que não estão no filme.

Uma das minhas maiores frustrações com trailers. Em uma cena cheia de emoção, “Wolverine” e “Tempestade” debatem se os jovens estudantes do “Instituto Xavier” estão prontos ou não para o combate final. Quando “Ororo” diz: “eles são crianças!”, um “Colossus” determinado, falando em nome do “Homem de Gelo” e “Kitty Pride” se coloca na frente e declara: “Não somos crianças. Não mais!”

Uma bela cena, carregada de significados não? Pois bem, ela só existe nos trailers!
Os trailers – especialmente os divertidos teasers – geralmente são feitos enquanto um filme ainda está em produção, para que possamos ver como é fácil incluir clipes que não fazem parte  do corte final do filme. É muito irritante, no entanto, mesmo que possamos ver alguns pedaços de filmes diferentes do filme.

Alguns dos piores infratores incluem o trailer de 2012 de “The Amazing Spider-Man” , com um clipe de Rhys Ifans desafiando Andrew Garfield que nunca fez parte do filme. O trailer de “X-Men Origins: Wolverine” nos dá um vislumbre de “Tempestade” como uma criança, mas ela não está no filme. Uma jovem Winona Ryder com o bebê “Spock” no trailer de 2009 de “Star Trek” , o primeiro trailer “Ghostbusters”, que tem pouca semelhança com o filme final (graças a Deus), e os vários trailers para “Star Wars: Rogue One” que apresentam 14 grandes cenas que foram rifadas do filme. 

6. Aumentar a ação desaparecendo para preto … repetidas vezes

Você quer transformar um filme qualquer em uma obra repleta de ação e senso de urgência? Faça transições e cortes rápidos de cenas, intercalados de frames em preto!

Este é o recurso mais irritantes dos trailers (olá Rogue One!), que tentam gerar grande expectativa e senso de aventura com cenas que no filme em si são sem graça e comuns. É chavão: coloque alguém com cara de assustado, alguém correndo, uma explosão qualquer e vários cortes rápidos e frames pretos e qualquer filme pode ser vendido como um novo clássico de ação (pelo menos até você ver o filme!)

7. A cena pós-crédito

A moda que ganhou força com a Marvel em seu primeiro “Homem de Ferro”, a cena pós crédito, tem se tornado quase uma obrigação atualmente. E agora a moda está chegando aos trailers! Não basta você gerar a expectativa com um trailer, você precisa colocar uma cena após os créditos(!) do trailer também. Todo mundo sabe que o “Superman” vai voltar em “Liga da Justiça”, mas os produtores acham necessário colocar uma cena final do trailer! Supernecessário!

Professor de História e Grande apaixonado pela sétima arte e da maior premiação do cinema, o Óscar. Viciado em séries e Redador das colunas "Vale a Maratona" e "Papo de Cinema".

Advertisement
Comments
Advertisement

Receba as novidades do Nerdtrip em seu e-mail!

Insira seu endereço de e-mail para embarcar nessa Viagem Nerd!

Advertisement

Mais lidos da semana


%d blogueiros gostam disto: