Connect with us

Vale a Maratona?

VALE A MARATONA? | A 4ª Temporada de Black Mirror

Publicado

em

Black Mirror nunca teve pretensão de ser grande. Sua jornada foi encerrada após duas temporadas, com apenas 6 episódios regulares e um especial de Natal. Após tudo isso, parecia que ela seria mais uma das inúmeras séries que que iriam ser marcadas por um grande fracasso.

Mas ela tinha um algo a mais, e a Netflix viu o seu incrível potencial, e em 2015 encomendou mais uma leva de 12 episódios, divididos em duas temporadas: a 3º exibida em 2016 e a 4º que estreou na última semana de 2017.

Com uma estrutura não linear, com episódios independentes entre si, mas que compartilham o mesmo núcleo, os problemas que a tecnologia pode trazer para a humanidade.

A série foi inovadora por não ter medo de ser ousada e pessimista. Justamente ai que a quarta temporada recebeu inúmeras críticas negativas. A inovação e a coragem das primeiras temporadas parecem ter se esgotado e os temas começaram a se repetir.

Resultado de imagem para black mirror

Não significa que os episódios em si sejam ruins. Longe, muito longe disso. Narrativa, roteiro, direção, tudo impecável. O grande problema desta temporada é a carga que ela tem que carregar, o peso que a série ganhou com sua compra pela Netflix, conquistando uma legião de fãs e bagunçando a cabeça por onde passa.

Resultado de imagem para black mirror

Com 6 episódios bem diferentes entre si, a qualidade técnica e de roteiro se mantém alta, mas lá no fundo da cabeça fica a comparação  com as temporadas passadas. Sem dar spoilers, mas os conceitos apresentados em “Crocodille” e “Arkangel” já foram trabalhados em episódios superiores nas temporadas passadas, e a estrutura do roteiro de “Black Museum” é quase idêntica à “White Christmas”.

O grande trunfo dessa temporada é “USS Callister”, com suas cenas repetindo o visual clássico de Star Trek, mas que esconde uma história densa e trágica que muda nossa percepção sobre os limites entre a vida real e a artificial. Trazendo os pés na realidade, o episódio também nos faz encarar os danos do bullying e transformam alguém pacato e gentil em um verdadeiro monstro.

Resultado de imagem para black mirror uss callister

Vale uma maratona? Não.

Mas calma, não é porque seja ruim, exatamente o contrário. É que a proposta da série não é ser vista apressadamente. É uma série para se degustar, ver com calma, refletir sobre o futuro. Não existe uma ordem para se ver os episódios. Você pode ver um episódio de qualquer temporada (caso exista alguém que ainda não viu) e na nova temporada, ver os episódios que mais lhe chamarem a atenção primeiro.

Não vale uma maratona, mas precisa ser vista!

Nota para a 4ª Temporada: 4 / 5

Emissora original: Channel 4 / Netflix
Transmissão original: 4 de dezembro de 2011
N.º de temporadas: 4
N.º de episódios: 19 (Quarta temporada – 6)

DISPONÍVEL NA NETFLIX? SIM

Professor de História e Grande apaixonado pela sétima arte e da maior premiação do cinema, o Óscar. Viciado em séries e Redador das colunas "Vale a Maratona" e "Papo de Cinema".

Comente aqui!

Mais lidos da semana