Connect with us

Vale a Maratona?

VALE A MARATONA? | The End of the F***ing World

Publicado

em

Resultado de imagem para the end of the f ** king world

Quão rápido queremos rotular, e simplificar, alguém?

Classificar as coisas por características superficiais, visíveis apenas na camada que esconde a verdadeira face de cada um?

Dando continuidade a sua proposta de apresentar cada vez mais séries originais, a Netflix apresenta esta intrigante série inglesa, com uma estrutura bem interessante. São apenas 8 episódios,  pouco mais de 20 minutos cada.

A proposta da série já provoca o espectador a partir do título. Afinal, são poucos os que não olhariam torto para um série com um palavrão no nome.  E a parceira com o Chanel 4, aquele mesmo que nos presenteou com Black Mirror, já era sinal de que as coisas não seriam simples nessa história.

Resultado de imagem para the end of the f ** king worldAcompanhamos a tragédia de James, um auto-diagnosticado psicopata juvenil que após praticar auto-mutilações (e extermínios de pobres gatos da vizinhança) para sentir prazer, decide que chegou a hora de experimentar como é matar uma pessoa.

Ai que ele conhece a complicada Alyssa, e as coisas complicam pra valer em sua pacata vida. Ela é completamente oposta de James. Se ele é introvertido e racional (se masturba toda semana por razões médicas mesmo sem sentir prazer), ela é intensa, espontânea e explosiva.

Os dois começam a se relacionar, e inicialmente o que motiva James é armar a oportunidade ideal para matá-la.

Resultado de imagem para the end of the f ** king worldMas a série não seria tão interessante se ficasse apenas nessa camada. A medida que a relação de ambos vai se intensificando, as coisas começam a perder o controle, tanto dos acontecimentos quanto das emoções que vão surgindo. E é nesse momento que a estrutura narrativa da série tem papel fundamental, uma vez que a maior parte do tempo a história é narrada do ponto de vista de cada personagem, manifestando o que estão pensando a cada momento. No primeiro momento pode apenas parecer capricho narrativo da direção, mas a medida que a história avança, vemos que a narração dos pensamentos de cada um dos protagonistas é parte essencial para mergulharmos nesse mundo f**da que os dois estão trilhando, e que em momento algum foi uma escolha consciente deles. Os personagens que cruzam seu caminho, e principalmente os masculinos, possuem lados obscuros, mesquinhos e cruéis.

James e Alyssa podem ser vistos, a partir do terceiro episódio, como metades de um mesmo indivíduo, onde ele é a parte racional e lógica, e ela a parte emotiva e impulsiva, e nós espectadores, somos colocados como a parte dessa consciência, ao acompanharmos seu desenvolvimento e trágico e intenso desfecho (mesmo que com um final aberto).

Resultado de imagem para the end of the f ** king world

Uma série para dar uma chance e se preparar para um carrossel de emoções, onde vemos o aflorar do pior do ser humano que pode existir dentro de cada um de nós. Mas que também demonstra nossa fragilidade emocional em busca de nossa verdadeira natureza.

 

NOTA PARA A SÉRIE: 4 / 5

Emissora original: CHANEL 4 – UK (distribuída mundialmente pela Netflix)
Transmissão original: 2017
N.º de temporadas: 1
N.º de episódios: 8

DISPONÍVEL NA NETFLIX? SIM

Gostou da matéria? Então deixa seu like, compartilhe com os amigos e continue ligado no Nerdtrip!

www.nerdtrip.com.br

https://www.facebook.com/nerdtripoficial/

 

Professor de História e Grande apaixonado pela sétima arte e da maior premiação do cinema, o Óscar. Viciado em séries e Redador das colunas "Vale a Maratona" e "Papo de Cinema".

Comente aqui!

Mais lidos da semana