Connect with us

Vale a Maratona?

VALE A MARATONA? | Roma

Publicado

em

Roma foi uma das mais caras produções da história da TV. Os cerca de 10 milhões de dólares por episódio garantiram uma produção primorosa, com a construção de cidades cenográficas completas montadas na Itália, com centenas de figurantes, objetos de cenas e tudo mais que pudesse remeter aos tempos áureos do nascente Império Romano.

Resultado de imagem para roma serie ciaran hinds morte senado

Ciarán Hinds (no centro) é Julio César. Ele morre no final. E isso não é spoiler!

Mas só dinheiro não faz uma grande série, se não houver um roteiro coerente e que prenda a atenção. Ainda que seja uma série histórica, e que não seja nenhum spoiler que Julio César (Ciaran Hinds) vai ser traído por Brutus (Tobias Menzies) e morto no Senado, o caminho a ser trilhado até este fim declarado é o que deve ser o diferencial.

 

 

 

 

Resultado de imagem para roma serie vorenus e pullo

Licius Vorenus (Kevin McKidd) e Titus Pulo (Ray Stevenson)

A trama tem como fio condutor a relação de amizade entre Licius Vorenus (Kevin McKidd) e Titus Pulo (Ray Stevenson), que se inicia em uma batalha em nome de César e a partir de então acompanhamos de perto todos os principais eventos da História romana, da queda da República à instalação do Império. Como são personagens fictícios, os roteiristas tiveram total liberdade para brincar com suas trajetórias, e coloca-los como testemunhas dos momentos em que era impossível alterar.  A química entre Mckidd e Stevenson é intensa, e conseguem realmente transparecer uma relação forte  de amizade, companheirismo e respeito.

A vida de ambos, do início ao fim da série vai ser marcada por tragédias e acabarão interferindo nos eventos que conduzem à História “real”. Acompanhando a vida de ambos, passeamos pelos principais momentos da ascensão e queda de César e a guerra que se segue pelo poder que vai colocar Otávio contra o principal general de seu tio, Marco Antônio. Também através dos protagonistas, conseguimos ver os mais diferentes aspectos da vida comum dos romanos, suas relações sociais e pessoais, hábitos e práticas religiosas e uma agoniante cirurgia no cérebro.

Resultado de imagem para roma serie atia e os filhos

Átia (Polly Walker): tudo (mesmo) pelo poder!

Outro ponto intenso na série é o grande destaque dado às personagens femininas. Mesmo em uma sociedade patriarcal e de forte opressão à mulher, elas conseguem influenciar destinos. O principal destaque é a inescrupulosa e ambiciosa Átia (Polly Walker), sobrinha de Júlio César e principal líder da família dos Julios. Ela está por trás de todas as tramas que movem sua família ao centro do poder de Roma, e vai conseguir, mesmo sacrificando sua felicidade, tornar seu filho o maior líder da História de Roma.

Como estamos falando da HBO, não foi economizado cenas de nudez, sexo e muita violência. Mas nada gratuito, mas que se inserem naturalmente na narrativa, por buscar retratar com um maior realismo histórico uma época em que a noção de moral era totalmente diferente da nossa.

Uma série intensa e relativamente curta (apenas 22 episódios divididos em 2 temporadas) , visto que os altos custos acabaram por interromper a produção ao fim da segunda temporada, conseguiu terminar no auge e com um final redondo e coerente com a proposta da trama. Uma verdadeira obra de arte.

NOTA PARA A SÉRIE ROMA: 5 / 5 

Emissora de televisão: HBO
Transmissão original 28 de agosto de 2005 – 25 de março de 2007
N.º de temporadas 2
N.º de episódios 22

DISPONÍVEL NA NETFLIX? NÃO

Resultado de imagem para rome hbo

Professor de História e Grande apaixonado pela sétima arte e da maior premiação do cinema, o Óscar. Viciado em séries e Redador das colunas "Vale a Maratona" e "Papo de Cinema".

Comente aqui!

Receba as novidades do Nerdtrip em seu e-mail!

Insira seu endereço de e-mail para embarcar nessa Viagem Nerd!

Mais lidos da semana


%d blogueiros gostam disto: