Connect with us

Viagem Gamer

TACTICAL ESPIONAGE ACTION: METAL GEAR SOLID | A lenda do stealth, agora sob nossa análise

Publicado

em

“Um homem forte não precisa ler o futuro.

Ele faz o seu próprio.”

Solid Snake

O inicio clássico

Enfim. A obra prima. O momento máximo de Hideo Kojima. Tactical Espionage Action: Metal Gear Solid (Konami Computer Entertainment Japan, 1998, PlayStation, PS3, PSP, PS VITA e PC) é o game mais importante talvez de toda a década e de todos os tempos.

Poucos games conseguiram tal captura de sentimentos, e nivel técnico como ele. Kojima inaugurou a nova era dos consoles e querendo ou não, toda a geração seguinte de jogos de guerra deve a ele.

Sim, você que joga seu Gears of War, seu Call of Duty Black Ops, e principalmente Perfect Dark, Assassins Creed e Splinter Cell, todos devem a Kojima. A verdade é que todos os jogos do estilo stealth (mate sem ser visto) estão no bolso do japonês. Ele começou tudo. É por isso que tem de respeitar o homem.

“Não sou um herói. Nunca fui. Nunca serei.”

Solid Snake

Hideo revolucionou desde o seu inicio em Metal Gear, no saudoso NES (Nintendo Entertainment System), nele ele introduziu mesmo em um jogo 8 bits, conceitos como mapa, lista de instrumentos, diálogos complexos, intriga internacional e espionagem. Muito para um game com o gráfico de Mega Man, sucesso já naquela época.

O tempo passou e muitas inovações vieram, com a chegada do PlayStation, as mudanças trazidas pelo advento do CD logo ficaram visíveis. A possibilidade de armazenamento de filmes caiu como uma luva pra Kojima. E com uma melhora sensível do gráfico, agora filmes animados contavam a longa história (que será detalhada ainda nesse post), o que acabou se tornando uma marca registrada do console.

O primeiro e ainda imbatível game de espionagem

A história de MGS começa onde Metal Gear 2: Solid Snake do NES termina. ATENÇÃO SPOILERS. Big Boss está morto. Após a tomada de Outer Heaven, Solid Snake se retira da Fox-Hound e vai ser treinador de huskies, cães puxadores de trenó, no Alasca. Aposentado, Snake não sabia o que o destino o reservava.

Achado pelo governo dos Estados Unidos, Snake é coagido a aceitar mais uma vez uma missão secreta que pode definir o futuro do planeta. Sua ex-unidade a Fox-Hound se rebela contra o governo tomando uma base chamada Shadow Moses, em pleno Alasca, junto com eles foi sequestrado o chefe da divisão do governo de armas especiais, a DARPA e o presidente da ArmsTech, e o principal motivo da missão, o mecha nuclear Metal Gear Rex. A maior arma já construída pelo homem. Tudo isso pelos despojos mortais de Big Boss, morto em Outer Heaven em MG2.

Os filhos de Big Boss

Para fazer essa tarefa, Snake não estará sozinho. Além do apoio dado pelo Coronel Roy Campbell que dará o suporte dado pelo Presidente, temos a médica Naomi Hunter, que ajudará Snake com a barra de life e venenos; Natasha Romanenko, especialista em armas, itens e do projeto Metal Gear; “Kaz” Master Miller, instrutor de combate de Snake; e Mei Ling, uma engenheira com habilidades de filosofia e que é responsável pela criação do radar, que permite a Snake se localizar e encontrar seus inimigos no mapa.

Aliás vamos falar da mecânica de MGS. O jogo usa um estilo de mapa isométrico em terceira pessoa, são duas colunas de equipamentos, que inclui granadas de fragmentação, que atrapalham instrumentos eletrônicos, tipos de munição, rações para recuperar a saúde, e outros. Os inimigos são apenas nocauteados, voltam a vigia depois de um tempo, e o alarme desse game entrou pra história dos jogos, com três camadas de alerta: alerta, atenção e evasão. Manter o stealth é fortemente recomendado.

O rádio é uma atração a parte

Os inimigos do game são os “Filhos de Big Boss”, um motim da Fox-Hound liderado pelo gêmeo de Snake, Liquid. Liquid juntou um grupo de mercenários e tomou o controle do exército Genoma, tomando toda a base de Shadow Moses. Seus companheiros são: Vulcan Raven, um índio combatente que é conhecido pelo canhão de tanque que traz nas costas; Psycho Mantis, um telecinético e telepata psicótico e fiel a Liquid; Decoy “Revolver” Ocelot, um pistoleiro com habilidades de ricochete e também hábil em torturar pessoas e Sniper Wolf, uma ruiva sangue frio que teve um affair com Snake no passado e por isso o persegue, a sniper do grupo.

Batalha de marrentos. O perdedor corta o cabelo. Ops…kk Liquid vs Snake

Outros personagens importantes na trama são Meryl Silverburgh, a filha do coronel Campbell, que se une a rebelião de Liquid porém não toma parte e acaba por ajudar Snake, e também pô-lo várias vezes em confusão; Dr. Hal Emmerich, o homem que desenvolveu o Metal Gear Rex, também conhecido como Otacon, devido sua paixão por desenhos japoneses e por último o ninja cibernético, com problemas de controle e que parece sempre estar com fortes dores.

 A marca registrada do jogo de Kojima sempre foi a comunicação, feita por frequências de rádio e em Solid, o profissionalismo é levado ao máximo. Cada contato tem sua frequência e ouvir cada história é um dos méritos desse game. Cada história é cuidadosamente separada, o que dá pano para reviravoltas de roteiro. Alias que roteiro. Baseado na Guerra Fria, cada história (muitas são fatos militares reais) é contada minuciosamente. Uma das marcas principais do trabalho de Kojima.

O grande Hideo em um momento de descontração

Em resumo, Metal Gear Solid é um marco dos games. Sua execução não falha, os personagens são ricos em história e o enredo é espetacular. Hoje suas técnicas são ainda atuais e as sacadas do mestre fazem a diversão, como a sensibilidade do roteiro, principalmente na personalidade ordeira e mal-humorada de Snake. Vale platinar sem dúvida.

A contracapa da versão original de Playstation

Nota: 5 / 5.


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER: twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM: instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia outras notícias do Nerdtrip e confira também:

THE ORVILLE | Halston Sage está oficialmente fora da série

DO INFERNO | Conheça a carta escrita por Jack, o estripador que deu origem ao título do filme estrelado por Johnny Depp

VINGANÇA A SANGUE-FRIO | Primeiro trailer mostra Liam Neeson vingativo e violento

TRIP LISTA | Os piores filmes com personagens da editora Marvel Comics

THE BATMAN | Site diz que Pinguim deverá ser mesmo o grande vilão do filme comandado por Matt Reeves

AQUAMAN | Filme passa a marca do 1 bilhão e deve se tornar a produção da DC com maior bilheteria!

AMIGOS PARA SEMPRE | Crítica sem spoilers do Mestre Hater

THE ELDER SCROLLS: LEGENDS | Novo trailer revela data de lançamento de Ilhas da Loucura

O lobo da noite. O nerd caçador. Sou criador de páginas, nativo da internet desde a chegada no nosso país, músico, escritor e as vezes até poeta. Jogador nato, criado nos games do Atari aos 4K atuais. Também sou fã de literatura, rpg e cyberpunk.

Comente aqui!
Advertisement

Receba as novidades do Nerdtrip em seu e-mail!

Insira seu endereço de e-mail para embarcar nessa Viagem Nerd!

Mais lidos da semana


%d blogueiros gostam disto: