Connect with us

Críticas

BRIGHTBURN – FILHO DAS TREVAS | “O Superman maligno está entre nós” – Crítica do Don Giovanni

Publicado

em

Imagine o que aconteceria se nosso maior protetor “o último filho de Krypton” não fosse enviado para terra com o intuito de nos proteger e lutar pela verdade e por ideais de justiça, mas sim para de forma impiedosa nos conquistar implacavelmente. Não precisa imaginar, no melhor estilo “túnel do tempo” o filme Brightburn (Filho das Trevas) dirigido por David Yarovesky e produzido por James Gunn coloca o espectador diante de uma versão espelhada e distorcida do maior ícone da cultura pop.

Roteirizado por Mark e Brian Gunn, o filme que pode ser classificado como “terror/super-herói” utiliza quase todas as peculiaridades da mitologia do Superman, todos os principais elementos estão lá. O imigrante espacial que chega a terra com poderes muito além dos seres humanos e é encontrado no Kansas por um gentil casal de fazendeiros, que por ironia do destino não poderia ter filhos. Os poderes que se manifestam na adolescência, a espaçonave escondida no celeiro, os símbolos Kryptonianos no melhor estilo “Smallville”. O roteiro deixa claro todo tempo que estamos diante da historia do “Superman”, porém de uma forma totalmente sombria e sinistra.

 

 

Tori e Kyle Breyer (Elizabeth Banks e David Denman respectivamente) são os “bondosos” fazendeiros que sonham com a chegada de um filho e acabam tendo seus desejos realizados quando uma espaçonave em forma de meteoro cai na fazenda da família no Kansas. Dentro da espaçonave o casal encontra um lindo bebê. Eles decidem adotar o pequeno “viajante” dando-lhe o nome de Brandon Breyer.

Brandon (que leva o nome do ator de Superman: O Retorno de 2006 “Brandon Routh”, é interpretado por Jackson A. Dunn, que tem uma incrível semelhança com a lenda Christopher Reeve) cresce e na turbulência da adolescência seus poderes latentes despertam, fazendo com que a verdade sobre sua origem e os reais motivos de sua chegada ao nosso planeta sejam revelados.

Extremamente perturbador, o longa se destaca das produções do gênero por criar um clima de pura tensão ao longo de seus três atos, utilizando ótimos “jump scare” e apresentando um roteiro sólido, interessante e bastante ágil.

“Mais rápido do que uma bala, mais poderoso do que uma locomotiva, capaz de dobrar barras de aço com as próprias mãos e até mudar o curso de rios” definitivamente a ideia de um “Superman maligno” vista de forma crível, real e sombria, talvez seja a coisa mais amedrontadora e perigosa que se possa imaginar.

Um ótimo filme de suspense/terror, que certamente ganhará uma continuação e pode se tornar febre entre os jovens e nerds de plantão.

Será que o sucesso do “Superman maligno” pode abrir os olhos da Warner e fazer com que os executivos do estúdio entendam que não existe um universo DC nos cinemas sem o “homem de aço”?

Espero que sim, caso contrário a Warner/DC pode acabar assistindo de cadeira cativa, James Gunn criar um universo alternativo de seus personagens em um universo compartilhado muito mais interessante e rentável do que o seu.

 

Eu não ficaria surpreso.

 

Pontuação de 0 a 5

 

Nota: 4,5

 

SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER: twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM: instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia outras notícias do Nerdtrip e confira também:

GRID | Confira detalhes sobre o lançamento da Codemasters para 2019!

A PLAGUE TALE: INNOCENCE | As chagas da guerra e da intolerância num cenário onde a inocência não tem vez (Review)

UGLYDOLLS | Com excesso de cantorias, animação passa importante mensagem de inclusão! (Crítica)

JOHN WICK 3: PARABELLUM | Crítica do Neófito

HELLBOY | Um reboot “desastroso” e “divertido”! (Crítica)

DARK PICTURES: MAN OF MEDAN | Confira o novo jogo dos criadores de Until Dawn!

MORTAL KOMBAT | Novo filme da franquia é oficializado e está a caminho!

BLACK MIRROR | 5ª temporada ganha trailer e data de estreia

Giovanni Giugni (Don Giovanni) é o exército de um homem só, por trás da "Casa das Ideias". Teve a felicidade de ter como primeiras experiências cinematográficas, filmes do calibre de Superman de 1978 e "O Império Contra-ataca". Destemido desenhista e intrépido apaixonado por "Super-heróis", vive disfarçado como um pacato Professor de musculação.

Comente aqui!

Mais lidos da semana