Connect with us

Críticas

12 MACACOS | Uma ótima série do Syfy Channel que (quase) ninguém viu – Crítica do viajante

Publicado

em

Fotos: Divulgação

Syfy Channel sempre foi um canal considerado de segunda categoria dentro da enorme grade de canais de TV a cabo que existe hoje nos EUA. Destinado desde o início em 1992 a reprisar os clássicos, porém já batidos, filmes e programas dos estúdios Universal e Paramount, mais tarde comprado pela NBC Universal, passou a ter modestas produções próprias, porém seus programas de médio e baixo orçamento sempre foram desprezados pelo grande público.

Não é diferente com a série 12 Macacos. Pouca gente a conhece, o que é uma pena, pois é ótima. Baseada no filme homônimo de 1996, a atração tem como temática futuro distópico e viagem no tempo. Em 2043, a cientista dra. Katarina Jones (Barbara Sukowa), de posse de uma máquina do tempo, envia o protagonista James Cole (Aaron Stanford) ao passado (nosso presente) para encontrar uma virologista, a dra. Cassandra “Cassie” Railly (Amanda Schull) e juntos impedirem uma praga que dizimou bilhões de pessoas causando o apocalipse.

Katarina Jones (Barbara Sukowa), a cientista badass.

Jennifer Goines (Emily Hampshire), uma maluca adorável.

Parece clichê? Realmente é. Mas a série é bem escrita, os efeitos especiais redondinhos e convincentes (lembre-se é uma série de baixo orçamento). Mas o que realmente chama a atenção em 12 Macacos é a atuação dos co-protagonistas. A já citada Katarina Jones é uma cientista durona, que já apanhou muito na vida e quer de qualquer jeito mudar o passado e impedir a morte de sua fila. A atriz alemã Barbara Sukowa interpreta uma mulher amargurada e autoritária de forma perfeita. E o ponto alto da série é a atriz canadense Emily Hampshire que interpreta a aparentemente maluca Jennifer Goines. A personagem começa a história em um hospício e ao longo da série mostra-se uma importante peça para a trama. Hampshire esbanja talento, além de convencer na pele de uma moça totalmente instável mentalmente, ela ainda manda bem nas cenas de ação e até canta e dança quando necessário, sem parecer ridícula. Sua performance para distrair nada mais nada menos do que Adolf Hitler e seus oficiais em um dos episódios da última temporada ambientado na 2º guerra mundial é memorável. Faz com que o espectador se pergunte como uma atriz de tal porte ainda não conseguiu um grande papel nos cinemas (ela já tem 37 anos).

Como em toda série que envolve viagem no tempo, 12 Macacos tende a se tornar confusa conforme avança. Linhas do tempo alternativas se multiplicam, réplicas dos personagens em um mesmo momento são comuns, e os vai-e-vens entre diversos períodos da história humana (com ênfase no século XX e XXI) podem deixar o espectador perdido. Mas essa é a graça, não? Qualquer fã da temática sabe que se o programa não chegar em um ponto onde não se entende metade do que está acontecendo, a trama se embaralha e o cérebro frita, isso significa que não está funcionando satisfatoriamente. E o grande trunfo de os 12 Macacos é fazer tudo isso, porém na 4º e derradeira temporada (sim, a série já se encerrou), conseguir fechar uma a uma, com calma, sem pressa e focando nos detalhes, todas as pontas soltas que ficaram ao longo das 3 primeiras temporadas. Nada deixa de ser explicado, o que é raro em shows desse tipo. 

Três das quatro temporadas de 12 Macacos já estão disponíveis na rede de streaming Netflix e a quarta deve estrear no ano que vem, já que foi exibida no Syfy em 2018. Recomendo para quem gosta de ficção e viagem no tempo.

 

4/5

 

SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK:  facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER:  twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM:  instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE:  www.nerdtrip.com.br


Leia outras notícias do Nerdtrip e confira também:

BANANA FISH | Tudo o que você precisa saber para começar a assistir a adaptação!

PINKFANTASY | Girlgroup Sul-Coreano faz sua estreia com MV ”Iriwa”

DEMOLIDOR | “Cena do corredor” da 3ª temporada foi filmada em um único “tiro” de mais de 11 minutos

VINGADORES 4 | Vaza suposta imagem de Pepper Potts usando a armadura “RESCUE”

GUGUDAN | Integrante Hyeyeon não fará mais parte do grupo!

E-SPORTS | Team oNe avança à semifinal da OGA PIT Series Latin America de Rainbow 6

YU-GI-OH! VRAINS | Anime está em processo de dublagem no Brasil!

IKON | Confira “Rise” faixa em colaboração com Bobby exclusiva para o Mundial 2018 de League of Legends!

BATTLEFIELD V | Modo Battle Royale do game ganha data de lançamento!

 

 

Jorge Obelix. Ancião do grupo, com milhares de anos de idade. Fã da DC Comics e maior conhecedor de Crise nas Infinitas Terras e Era de Prata do Universo. Grande fã de Nicholas Cage que acha que um filme sem ele nem pode ser considerado filme. Fã de Jeff Goldblum também, e seu maior sonho é ver ambos (Cage e Goldblum) contracenando.

Advertisement
Comments
Advertisement

Receba as novidades do Nerdtrip em seu e-mail!

Insira seu endereço de e-mail para embarcar nessa Viagem Nerd!

Advertisement

Mais lidos da semana


%d blogueiros gostam disto: