Connect with us

Críticas

ALTERED CARBON | Uma série fascinante de livros que ganhou vida na telinha

Publicado

em

**** Não contém spoilers****

Os Livros

Começarei dizendo o que me impressiona: a quantidade de livros que estão virando boas séries e quando transformados em roteiros não perdem sua essência. Tornando-se alvo de um público amante das telonas e telinhas por todo o globo. Bom, mas pra ser sincera confesso que ainda não li o livro e apenas soube de sua existência através da adaptação. O que sabemos é que o primeiro volume foi lançado em português pela editora Bertrand Brasil.

Quem sabe num futuro próximo trago a resenha e as similaridades entre o livro e a adaptação para TV? Até então, para que tenham uma noção do enredo, segue a descrição dessa história na rede social Skoob:

“Um eletrizante thriller noir de ficção científica em adaptação para série do Netflix. No século XXV, a consciência de uma pessoa pode ser armazenada em um cartucho na base do cérebro e baixada para um novo corpo quando o atual para de funcionar. A morte, agora, nada mais é que um contratempo inconveniente, uma falha no programa. Takeshi Kovacs, um ex-militar de elite, após sua última morte, tem sua consciência transportada a Bay City, a antiga São Francisco, e é trazido de volta à vida para solucionar o assassinato de um magnata. Isso só para descobrir que seu contratante é a própria vítima, que voltou à vida em um novo corpo, mas sem as memórias do crime. Mal sabe Kovacs, porém, que essa investigação irá lançá-lo no centro de uma conspiração perversa até para os padrões de uma sociedade que trata a existência humana como um produto a ser comercializado.”

Data da primeira publicação: 28 de fevereiro de 2002;
Autor: Richard Morgan;
Idioma original: Língua inglesa; 
Editora: Victor Gollancz Ltd; 
Gênero: Mistério.

A Série: 

“Sinopse*: Após 250 anos no gelo, ele retorna em um novo corpo com uma missão: solucionar um complexo mistério e conquistar sua liberdade.”

Sobre minhas impressões…Ela tem uma pegada meio Blade Runner. Achei que não faltou estilo interessante para muitos dos personagens. Mas não tem o “quê” de obra-prima de Caçadores de Andróides, muito embora, ao dizê-lo, não estou afirmando que a adaptação seja ruim. Está longe disso, eu consideraria 4/5 estrelas. Não fiquem chateados comigo, eu explico.

Achei o começo muito confuso, acredito que no “frigir dos ovos” isso não atrapalhou o entendimento. Mas que existe a necessidade de uma dose extra de atenção para que possamos “pescar” o que é pra se “pescar”… e “boiar” no que é pra se “boiar”.  Mas “tava” valendo, a proposta era essa mesmo e mergulhei. Não sei dizer se nos livros a sequencia se apresenta dessa maneira caótica, mas eu particularmente gosto desse tipo de narrativa. O que me incomodou um pouco foram as personagens, pois alguns são estereotipados e megalomaníacos… Mas quem nunca antes gostou de livros com alguns tipos assim, que atire a primeira pedra.

A série tem ritmo. A história é boa. A ideia é bem apresentada. O suspense é mantido. As reviravoltas são perfeitas e permeiam todo o enredo. E o que é aquela mochila rosa gente? Mas agora, sobre a proposta de pensarmos a respeito de algumas questões filosóficas sem perder a toada de aventura e ficção, não permitindo que se tornasse arrastada. Diria que no contexto geral acertaram o ponto exato de equilíbrio nesse quesito. E mesmo assim não é cinco estrelas? Bom, na minha opinião, alguns episódios foram além da conta nesse aspecto… E o por que disso? Sabe aquelas personagens, do parágrafo anterior, que eu disse que não gostei tanto assim? Pois é… Voilá!

Contudo, todavia e entretanto digo que está recomendadíssima e principalmente para os amantes de ficção científica. Garanto que terão bons momentos acompanhando os episódios. Confesso que esse não é meu gênero preferido, mas fui deliciosamente surpreendida por essa adaptação.

Estrelando: Joel Kinnaman, James Purefoy, Martha Higareda;
Gêneros: policial, aventura e fictício com cenas de violência;
Criação: Laeta Kalogridis;
Exibida no Netflix.
2018/2018 (1 temporada).

Fique por Aqui no Nerdtrip e saiba de todas as novidades de suas séries e livros preferidos.

Nota para a 1° temporada da série: 4/5

 

SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK:  facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER:  twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM:  instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE:  www.nerdtrip.com.br

Leia outras notícias do Nerdtrip e confira também:

NEED FOR SPEED SHIFT 2 UNLEASHED | O auge da franquia NFS

BORUTO: NARUTO NEXT GENERATIONS | Anunciadas novas músicas de abertura e encerramento, confira

DISTORTIONS | Entre lembranças, música…e devaneios!

*Sinopse, retirada do site oficial do Netflix. 

Autora de A Senhora do Caos - A Viajante e o Dragão e coautora de Sociedade dos Corvos, com o conto Vida Perfeita. Nasci no Espírito Santo, mas vivo no interior paulista com minha família. Sou graduada em Pedagogia, atuo na área de administração de empresas, escritora e redatora do NerdTrip. Iniciei minha carreira literária publicando na plataforma de leitura online Wattpad e em 2016 lancei meu primeiro livro impresso. Com verdadeiro fascínio por histórias fantásticas, gibis, livros e pelo mundo nerd, sou jogadora assumida de RPG. Comecei a escrever por volta dos doze anos e convicta digo que os livros salvaram minha vida, tornaram-me um adulto mais completo e possibilitaram que obtivesse sucesso em minha carreira.

Advertisement
Comments
Advertisement

Receba as novidades do Nerdtrip em seu e-mail!

Insira seu endereço de e-mail para embarcar nessa Viagem Nerd!

Advertisement

Mais lidos da semana


%d blogueiros gostam disto: