Connect with us

Críticas

DE PERNAS PRO AR 3 | Crítica do Neófito

Publicado

em

A terceira parte da bem-sucedida franquia cinematográfica protagonizada pela humorista Ingrid GuimarãesDe Pernas Pro Ar 3 – iniciada em 2010 (De Pernas Pro Ar) e sequenciada pela primeira vez em 2012 (De Pernas Pro Ar 2) parte da mesmíssima premissa do segundo filme, isto é, a dificuldade da workaholic Alice Segretto (Ingrid Guimarães) em conseguir conciliar o amor pelo trabalho e sucesso empresarial e o amor pela família, o que acaba gerando conflitos em seu casamento com João (interpretado por Bruno Garcia).

Foto: Divulgação

Acrescente-se a filhinha fofa; o filho adolescente Paulinho (interpretado por Eduardo Melo); a nora Leona, tão empreendedora quanto ela (Samya Pascotto) e potencial concorrente e tem-se o mais do mesmo, com Ingrid Guimarães caprichando nos “carões” e trejeitos que já lhe são uma marca registrada.

Foto: Divulgação

Mas, por mais paradoxal que o início dessas considerações possa deixar entrever, o filme, apesar da premissa repetitiva, funciona!

O principal objetivo de uma comédia é fazer rir e De Pernas Pro Ar 3 consegue isso de forma (na maioria das vezes) bastante orgânica e natural, de modo que, quando menos se percebe, está-se dando risadas na sala de cinema.

Muito disso se deve à direção “sensível” de Júlia Rezende (Meu Passado Me Condena), que assume a claquete no lugar de Roberto Santucci, conferindo um olhar mais feminino às desventuras da personagem e um foco maior nos afetos e relacionamentos, o que proporciona uma renovação sutil, mas muito bem-vinda, à produção.

Os conflitos de Alice com relação à “maternidade x trabalho” soam verossímeis (na medida do possível para uma comédia de costumes contemporânea), os personagens demonstram um bom desenvolvimento e a trama chega a tratar de certos temas importantes e incomuns para o gênero, como o preconceito que ainda vige em cima da mulher que ousa trabalhar, ser bem-sucedida, principalmente no ramo da sexualidade (em especial a cena entre Ingrid Guimarães e o personagem Eliseu Duarte, interpretado por Stepan Necessian).

Samya Pascotto, apesar da pouca idade (26 anos), segura bem as pontas no papel de Leona, a admiradora/nora/concorrente de Alice, mas, infelizmente, devido ao roteiro/moldura do longa, acaba se encaminhando para um desfecho previsível.

Aliás, falar de previsibilidade da trama é quase uma redundância. O filme, apesar de quase chegar a convencer que poderia se encaminhar para certos caminhos inesperados, acaba por encontrar uma resolução óbvia para um final feliz, comum e esperado para o gênero do qual faz parte.

Nesse sentido, aliás, a entrega dos atores principais (Ingrid Guimarães e Bruno Garcia) nas cenas finais do longa é digna de nota e hilária. Impossível não rir e se divertir do ridículo da situação encenada pelos artistas.

Foto: Divulgação

Alguns ganchos do roteiro são abandonados, o que enfraquece o produto final. Em compensação, a fotografia é muito boa e as mulheres certamente vão babar com os figurinos caprichados que principalmente as atrizes utilizam.

O elenco de apoio – Denise Weiberg como Marion; Cristina Pereira como Rosa; Maria Paula em rápida participação como a Marcela dos dois primeiros filmes, Cauã Reymond como ele mesmo, entre outros – se sai bem, mas sem nenhum destaque especial.

Foto: Divulgação

Por fim, quem brilha mesmo é Ingrid Guimarães, que, sem dúvidas – junto a Leandro Hassum – é, atualmente, um dos nomes mais fortes do humor brasileiro, capaz de extrapolar o ambiente da televisão e brilhar no difícil espaço cinematográfico nacional, emplacando vários sucessos de público.

Mesmo sem ser uma mulher que possa ser considerada “bonita”, a atriz incorpora com extrema competência o papel de uma mulher extremamente competente e bem resolvida sexualmente, levando o filme (cuja fórmula já dá sinais de esgotamento) nas costas.

Seria interessante vê-la numa produção verdadeiramente dramática, para variar, pois talento ela demonstra ter; mas, até que isso ocorra, é muito bom continuar a rir de suas performances.

____________________________________________________________________________________________________________________

Nota: 3,5 em 5 (muito bom)


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial

TWITTER: twitter.com/nerdtripoficial

INSTAGRAM: instagram.com/nerdtrip_

VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia outras notícias do Nerdtrip e confira também:

BLACKPINK | Saiba mais sobre o mv de comeback do grupo sul-coreano

VIAGEM GAMER | The Surge – recolhendo sucatas no estilo Soulslike

GUERRA DA ALIANÇA | Nova expansão de The Elder Scrolls: Legends!

DEMOREI, MAS EU VI! | Good Girls

TWITCH PRIME | Assinantes do serviço podem ganhar até 1 ano de acesso ao Nintendo Switch Online

XBOX LIVE GOLD | Confira os jogos gratuitos de março de 2019 via Games With Gold

PLAYSTATION PLUS | Confira os jogos grátis para o mês de abril de 2019

SHAZAM! | “Mais Marvel que os filmes da Marvel? – Crítica do Don Giovanni

VINGADORES: ULTIMATO | Pré-venda para o filme congestiona sites e aplicativos

STAR TREK DISCOVERY | Resistir é inútil – Episódio #11: Perpetual Infinity – Crítica do Viajante

VOX LUX | Crítica do Neófito

CHORAR DE RIR | Crítica do Neófito

Sou um quarentão apaixonado pela cultura pop em geral. Adoro quadrinhos, filmes, séries, bons livros e música de qualidade. Pai de um lindo casal de filhos e ainda encantado por minha esposa, com quem já vivo há 19 bons anos, trabalho como Oficial de Justiça do TJMG, num país ainda repleto de injustiças. E creio na educação e na cultura como "salvação" para nossa sociedade!!

Comments
Advertisement

Receba as novidades do Nerdtrip em seu e-mail!

Insira seu endereço de e-mail para embarcar nessa Viagem Nerd!

Mais lidos da semana


%d blogueiros gostam disto: