Connect with us

Críticas

STAR TREK DISCOVERY | De Volta à Estrada de Cogumelos – Episódio #02: New Eden -Crítica do Viajante

Publicado

em

O segundo episódio da segunda temporada de Star Trek: Discovery exibido ontem (24/02) pelo canal CBS e já disponível na rede de streaming Netflix provavelmente agradou mais aos fãs tradicionais do que o que vinha sendo transmitido até então. Isso porque “New Eden” foi o capítulo da série que mais se aproximou da temática clássica da franquia criada por Gene Roddenberry.

A história se inicia com a U.S.S. Discovery captando uma repetição dos misteriosos sinais captados no episódio anterior. Ao rastrear, os tripulantes da nave descobrem que a origem do fenômeno está no Quadrante Beta da galáxia a uma distância que levaria 150 anos para percorrerem em velocidade de dobra. Determinado a investigar, o capitão Christopher Pike (Anson Mount), a despeito de determinação anterior da Federação dos Planetas, decide reativar o motor de esporos que depende do DNA do engenheiro Paul Stamets (Anthony Rapp) para funcionar. 

Após o salto. a U.S.S. Discovery não mais consegue captar o fenômeno procurado, porém um pedido de socorro vindo de um planeta classe M nas imediações. Investigando mais a fundo descobrem uma comunidade terrestre que de alguma forma misteriosa se transferiu para aquela localidade durante a “terceira guerra mundial” em meados do século XXI (a história de Discovery se passa no século XXIII) ali se estabelecendo em uma comunidade primitiva que nem eletricidade utiliza. Tecnicamente, é uma sociedade “pré-dobra” e portanto sujeitos à “Ordem Geral 1” (precursora da 1º Diretriz, mas em essência a mesmíssima coisa) que estabelece que a Federação é proibida de interferir em seu desenvolvimento. O dilema sobre obedecer ou não a essa regra em momentos de crise sempre permeou todas as séries da franquia sempre rendendo ótimos episódios.

A tenente Joann Owosekun interpretada por Oyidin Oladejo

Mas não é apenas através da temática relacionada à Ordem Geral 1 que New Eden tenta se reconciliar com os trekkers mais conservadores. Seguindo uma tendência que eu já havia mencionado na crítica do episódio passado, Star Trek: Discovery parece estar começando a explorar outros personagens além da protagonista Michael Burnham (Sonequa Martin-Green). A irmã adotiva de Spock (ainda não foi dessa vez que o Vulcano apareceu) continua sendo a peça central do show. Porém, dessa vez, já tivemos outra oficial da ponte de comando, no caso a tenente Joann Owosekun (Oyin Oladejo) acompanhando a ela e ao capitão na missão avançada à Terralísio (nome dado ao novo planeta por seus habitantes migrantes da Terra). Além disso, na trama paralela, os outros tripulantes da Discovery percebem que um fenômeno causará a destruição iminente do planeta e trabalham juntos para impedir a catástrofe. Ainda há protagonismo nesse caso do 1º oficial Saru (Doug Jones) e da cadete Sylvia Tilly (Mary Wiseman), mas já percebemos mais interação com os outros oficiais, principalmente com seus nomes sendo citados mais constantemente. A timoneira tenente Keyla Detmer (Emily Coutts), por exemplo, parece estar tendo seu tempo de tela aumentado gradativamente episódio a episódio. Espero que no futuro tenhamos episódios protagonizados inteiramente por esses “coadjuvantes”. Como sempre foi praxe em se tratando de Star Trek.

Ainda na trama paralela descobrimos que Tilly, após sofrer um acidente e perder os sentidos no compartimento de cargas relacionado ao fragmento de matéria escura resgatado no episódio passado, passa a ter alucinações com uma antiga amiga chamada May Ahearn (Bahia Watson) que acaba lhe auxiliando na solução do problema que a tripulação enfrenta sobre a missão. A princípio ela acredita que a moça está alocada na Discovery, entretanto, posteriormente, descobre que a mesma já faleceu. A aparição é semelhante ao que aconteceu no episódio passado com Paul Stamets que interagiu com seu marido morto, o oficial médico Hugh Culber (Wilson Cruz). Aparentemente tais visões estão relacionadas ao universo micelial do motor de esporos, visto que os dois personagens são os que mais interagem com a tecnologia.

Sobre New Eden chego á conclusão que a produção de Discovery está dando ouvidos à parcela de fãs mais tradicionais que reclamam que o show se distanciou demais da essência de Star Trek e está tentando consertar isso aos poucos. Isso mostra que apesar de quererem atrair novos trekkers, estão sim preocupados em manter os antigos, e isso é muito bom. Vale ressaltar que o episódio foi dirigido port Jonathan Frakes, que interpretou Will Riker, o 1º oficial do capitão Jean-Luc Picard (Patrick Stewart) nas 7 temporadas de Star Trek: The Next Generation.  Espero que alcancem o equilíbrio e que no final das contas acabem por agradar a todos.

Mantenho minha classificação em relação ao primeiro episódio:

Críticas dos episódios anteriores:

 

Retorno eletrizante mas que pode desagradar os tradicionalistas – Episódio #01: Brother – Crítica do Viajante

 

Leia também as críticas de cada episódio da 1º Temporada:

 

Episódio duplo de estréia

Episódio 03

Episódio 04

Episódio 05

Episódio 06

Episódio 07

Episódio 08

Episódio 09

Episódio 10

Episódio 11

Episódio 12

Episódio 13

Episódio 14

Episódio 15


 

SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER: twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM: instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia outras notícias do Nerdtrip e confira também:

O JUSTICEIRO | “Política, trapaças e vários canos fumegantes” na crítica em vídeo da 2ª temporada com Aline Giugni & Don Giovanni

MAD BOX | Desenvolvedora da franquia Project Cars apresenta possível design de joystick de seu futuro console autônomo

MAD BOX | Desenvolvedora da franquia Project Cars apresenta possível design de joystick de seu futuro console autônomo

RESIDENT EVIL | Série baseada na franquia de games está sendo produzida pela Netflix

THE UMBRELLA ACADEMY | Confira trailer da nova série de super-heróis da Netflix

JOHN WICK 3: PARABELLUM | Confira teaser oficial legendado do filme

CREED 2 | Crítica do Viajante!

O JUSTICEIRO | Com um banho de sangue, segunda temporada deixa um pouco a desejar (Crítica)

JACKPOT ENTERTAINMENT | Blanc7 oficializa seu Disband

SM ENTERTENAIMENT | WayV lança seu mais novo M/V “Dream Launch”

BTS | V disponibiliza Teaser de sua nova musica

SUPER JUNIOR | Donghae será estrela de novo drama tailandês

Advertisement
Comments
Advertisement

Receba as novidades do Nerdtrip em seu e-mail!

Insira seu endereço de e-mail para embarcar nessa Viagem Nerd!

Advertisement

Mais lidos da semana


%d blogueiros gostam disto: