Connect with us

Críticas

STAR TREK DISCOVERY | Go ask Alice and feed your head – Episódio #07: Light and Shadows – Crítica do Viajante

Publicado

em

Light and Shadows, o episódio de Star Trek: Discovery exibido na última quinta feira (28/02) no canal CBS e já disponível na rede de streaming Netflix, se inicia com a especialista Michael Burnham (Sonequa Martin-Green) pedindo uma licença de suas obrigações na U.S.S Discovery com o objetivo de visitar seus pais adotivos no planeta Vulcano com o objetivo de tentar obter junto à sua mãe adotiva, Amanda Grayson (Mia Kirshner) pistas do paradeiro de Spock.

Burnham desconfia, com razão, que Amanda esconde informações sobre as localização de seu irmão adotivo. Em casa encontra seu pai Sarek (James Frain) que está praticando o Tokmar,  um ritual que segundo os vulcanos tem o poder de trazer de volta “almas perdidas”. É interessante notar como em uma sociedade lógica e racionalista como a vulcana, ainda persistem muitas práticas que poderíamos classificar como superstição, crendice ou pseudo-ciência. 

Burnham tem alguns flashbacks onde se lembra de seu irmão, aqui interpretado pelo ator mirim Liam Hughes, demonstrando dificuldades para lidar com a lógica e o aprendizado vulcano na infância devido a sua meia natureza humana herdada de sua mãe. Também percebe que Amanda mente quando questionada sobre Spock. 

Após alguma pressão, Amanda cede e leva Burham até Spock, interpretado agora por Ethan Peck que fisicamente me lembra bastante  de Zachary Quinto que esteve na pele do personagem na cine-trilogia Kelvin. Pessoalmente gostei muito da escolha do ator. Spock está confinado em uma espécie de templo e em surto. Tenta equilibrar emoções e lógica. Repete incessantemente um número: 841947. Surge então Sarek que até então não sabia do paradeiro do filho.

Sarek confronta Amanda que aqui dá uma lição de empoderamento feminino ao mostrar que não é submissa ao marido como as esposas vulcanas em geral. Deixa claro ao esposo que é sua companheira, mas não sua propriedade. Porém, cede à lógica e aceita entregar Spock á Seção 31, a agência de inteligência e espionagem da Frota Estelar. Burnham também chega á conclusão que essa é a melhor opção e desiste da ideia de leva-lo para a Discovery.

Já na nave da Seção 31, o capitão Leland (Alan Van Sprang) diz a Burnham que Spock será bem tratado e pede que ela volte á sua nave. Porém, a ex-imperatriz do império terráqueo do Universo Espelho, Philippa Georgiu (Michelle Yeoh), desafeta de Burnham e agora agente da seção 31, convence-a de que Leland não tem boas intenções e que o processo para tirar informações de Spock destruirá sua mente. Questionada sobre o porque de estar fazendo tais revelações, Georgiu diz que tem interesse em prejudicar Leland deixando claro que ela conspira para derrubá-lo. Uma fuga de Burnham com Spock seria vantajosa para ela nesse sentido.

Habitantes de Talos IV no piloto da série clássica: The Cage

A fuga ocorre com a ajuda de Georgiu e Burnham conclui que os números que Spock repetia incessantemente eram coordenadas. Após consultá-las, traça um curso para Talos IV no final do episódio. Sim amigo leitor, trata-se do mesmo planeta visitado pela Enterprise no primeiro episódio piloto (o rejeitado que depois virou cânone) da série clássica de 1966 denominado The Cage. Aquele habitado por uma espécie com poderes mentais extremos que causa ilusões nos protagonistas. Agora resta ver como os roteiristas de Discovery farão para encaixá-lo na história sem desagradar os fãs. Acho extremamente dificil. Mas vamos ver o que acontecerá.

Na trama paralela a Discovery se vê às voltas com uma distorção no espaço tempo próxima ao planeta Kaminar. Para salvaguardar a nave principal, o capitão Christopher Pike (Anson Mount) e o agente da Seção 31 Ash Tyler (Shazad Latif) partem em uma nave auxiliar na tentativa de fechar a fenda e acabam presos nela. 

Os tripulantes da Discovery se vêem então com a dura missão de resgatá-los sem saber ao certo onde e principalmente “quando” a nave auxiliar está. Pike por sua vez tenta sinalizar causando explosões de plasma e com isso desperdiçando combustível. Lança uma sonda que acaba sendo enviada para 500 anos no futuro e volta totalmente modificada. Se acopla à nave e ao computador e passa a roubar dados. Enquanto isso, na Discovery, os tripulantes conseguem localizar a nave auxiliar no fluxo temporal graças ao DNA micelial do engenheiro Paul Stamets (Anthony Rapp) que com a ajuda da cadete Sylvia Tilly (Mary Wiseman) consegue se teletransportar para ela. A nave auxiliar escapa da fenda e a sonda começa a roubar dados do computador principal também. Ela consegue também, sem que ninguém perceba, se infiltrar na mente cibernética da tenente Airiam (Hannah Cheesman) antes de ser desligada.  Isso é interessante, pois fica claro que teremos mais interações dos oficiais de ponte de comando da Discovery, reclamação dos trekkers desde o começo da série. Será legal saber mais sobre essa curiosa personagem. Por fim, fica claro para Pike e Tyler que as modificações na sonda provavelmente foram feitas pelo misterioso Anjo Vermelho  que é afinal de contas o cerne de toda essa segunda temporada.

Classificação mantida para esse episódio:

Críticas dos episódios anteriores:

STAR TREK DISCOVERY | Retorno eletrizante mas que pode desagradar os tradicionalistas – Episódio #01: Brother – Crítica do Viajante

STAR TREK DISCOVERY | De Volta à Estrada de Cogumelos – Episódio #02: New Eden -Crítica do Viajante

STAR TREK DISCOVERY | O Retorno dos Klingons Cabeludos e suas Bat’Leths – Episódio #03: Point of Light – Crítica do Viajante

STAR TREK DISCOVERY | Um ser de 100.000 anos de idade – Episódio #04: An Obol for Charon – Crítica do Viajante

STAR TREK DISCOVERY | Aventura na rede micelial – Episódio #05: Saints of Imperfection – Crítica do Viajante

STAR TREK DISCOVERY | Uma nova perspectiva sobre a 1º Diretriz – Episódio #06: The Sounds of Thunder – Crítica do Viajante

 

Leia também as críticas de cada episódio da 1º Temporada:

Episódio duplo de estréia

Episódio 03

Episódio 04

Episódio 05

Episódio 06

Episódio 07

Episódio 08

Episódio 09

Episódio 10

Episódio 11

Episódio 12

Episódio 13

Episódio 14

Episódio 15


 

SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER: twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM: instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia outras notícias do Nerdtrip e confira também:

HELLBOY | Com muitas cenas de ação, Lionsgate divulga novo trailer do remake

PATRULHA DO DESTINO | Se aventurando em um lugar inesperado! – Episódio #02: Donkey Patrol (Crítica)

THE TICK | Amazon Prime Video libera trailer e confirma data de lançamento da 2º temporada

O TRADUTOR | Trailer mostra Rodrigo Santoro vivendo jornada transformadora ao ajudar vítimas de Chernobyl

XBOX LIVE GOLD | Confira os jogos gratuitos de março de 2019 via Games With Gold

PLAYSTATION PLUS | Confira os jogos grátis para o mês de março de 2019

X-MEN: FÊNIX NEGRA | Com muitas cenas de ação, Fox libera novo trailer do filme com os mutantes!

FORTNITE | Confira 3º teaser da Temporada 8 de Fortnite – Driftboard continuará disponível no jogo

MORTAL KOMBAT 11 | Johnny Cage é adicionado ao jogo, confira o seu trailer de apresentação

CRUNCHYROLL | Streaming de animes começa a aceitar pagamento via boleto bancário!

HOTEL TRANSILVÂNIA 4 | Sony confirma novo filme da franquia e data de estreia

 

 

Jorge Obelix. Ancião do grupo, com milhares de anos de idade. Fã da DC Comics e maior conhecedor de Crise nas Infinitas Terras e Era de Prata do Universo. Grande fã de Nicholas Cage que acha que um filme sem ele nem pode ser considerado filme. Fã de Jeff Goldblum também, e seu maior sonho é ver ambos (Cage e Goldblum) contracenando.

Comente aqui!
Advertisement

Receba as novidades do Nerdtrip em seu e-mail!

Insira seu endereço de e-mail para embarcar nessa Viagem Nerd!

Mais lidos da semana


%d blogueiros gostam disto: