Connect with us

Críticas

STAR TREK: DISCOVERY | O gancho para a introdução da Seção 31 – Episódio 14: The war without, the war within – Crítica do Viajante

Publicado

em

Na crítica da semana passada levantei algumas hipóteses sobre como ficaria a linha de comando da U.S.S Discovery após a morte do capitão Gabriel Lorca (Jason Isaacs). A hipótese que citei como a mais provável era a de que a especialista Michael Burnham (Soneqa Martin-Green) de alguma forma assumisse o comando. Outra possibilidade era que o primeiro oficial, Saru (Doug Jones), que já havia assumido interinamente, fosse efetivado pelo comando da frota. Nada disso aconteceu.

Num primeiro momento a Discovery foi abordada pela Frota e a almirante Kat Cornwell (Jayne Brook) acompanhada do vulcano Sarek (James Frain) sobem a bordo. Temporariamente, a oficial de alta patente assume o comando da nave. Porém, ao tentarem voltar para a Base Estelar 1, descobrem que a mesma foi tomada pelo klingons e que provavelmente a Terra é um dos próximos alvos de um império  desorganizado e dividido entre as 24 casas que disputam de forma sanguinária os espólios de uma cambaleante Federação dos Planetas.

Diante de situação desesperadora, Burnham só vê uma alternativa: Pedir ajuda para a imperatriz do império terráqueo do Universo-Espelho, Philippa Georgiou (Michelle Yeoh) que havia sido trazida para nosso universo ao final do episódio anterior. Seguindo a lógica, Burnham chegou à conclusão acertada de que se a cruel tirana conseguiu derrotar os klingons em seu universo, poderia faze-lo nesse também. 

Com um ousado plano elaborado, a Discovery utiliza um planeta deserto para recriar a rede micelial que permite que seu motor orgânico possa saltar, e abusa do CGI na cena tornando-a de uma beleza sem igual, mas que de certa forma me fez lembrar o Dispositivo Gênesis do longa Star Trek II: A ira de Khan de 1982.

Após uma reunião holográfica entre Cornwell e outros almirantes da Frota, dessa vez nos moldes das reuniões do conselho Jedi de Star Wars, é tomada uma decisão arriscada e que bateu com a terceira hipótese que eu havia levantado em relação ao novo capitão da Discovery: Philippa Georgiu é empossada no comando. Confesso que apesar de teorizar, achava isso improvável. Porém, os roteiristas da série conseguiram tornar isso plausível ao destacar a experiência adquirida por Georgiu ao aniquilar os klingons em seu universo e ao fato de a federação optar por manter a existência do Universo-Espelho em sigilo absoluto. Aliás, isso pode ser a deixa para a introdução da Seção 31 na próxima temporada.

Para os novos fãs que possam estar começando a ingressar no universo de Star Trek a partir de Discovery, a seção 31 é um departamento de inteligência da Frota Estelar tão secreto, que nem mesmo os oficiais de alto escalão sabem de sua existência. A seção 31 foi criada praticamente junto com a Frota, e depois esquecida completamente para que seus membros possam agir livremente. Seria muito interessante vê-la se infiltrando na Discovery na segunda temporada em busca de informações sobre o Universo-Espelho.

Outro fato interessante é que com o comando nas mãos de Georgiu, pouca coisa muda em relação à liderança de Lorca. A Discovery continua tendo uma capitã de caráter duvidoso que não teme passar por cima dos regulamentos para atingir seus objetivos e que em época de guerra não hesitará em tomar decisões discutíveis e até mesmo cruéis, sem se preocupar com os preceitos morais nos quais a Federação se baseia. Para ser mais claro, ela não hesitará em massacrar milhares, talvez milhões de klingons em busca de uma vitória no conflito.

O episódio como um todo é bom, e deixa todos os ganchos para um episódio final sensacional na próxima semana. A única coisa que me incomodou um pouco é o lenga-lenga da relação entre Burnham e Ash Tyler (Shazad Latif). Muito sentimentalismo entediante para uma personagem que foi criada por vulcanos. Minha classificação para o conjunto geral de Discovery continua a mesma:

 

Links para as críticas dos episódios anteriores:

Episódio duplo de estréia

Episódio 03

Episódio 04

Episódio 05

Episódio 06

Episódio 07

Episódio 08

Episódio 09

Episódio 10

Episódio 11

 

(Todos os links quebrados foram corrigidos)

 

SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER: twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM: instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br

Confira também:

VINGADORES: GUERRA INFINITA | Comercial do Super Bowl mostra que Soldado Invernal não existe mais

WESTWORLD | Inédito trailer confirma a data de estreia da segunda temporada!

JURASSIC WORLD 2 | Liberado novo trailer da continuação!

 

 

 

Jorge Obelix. Ancião do grupo, com milhares de anos de idade. Fã da DC Comics e maior conhecedor de Crise nas Infinitas Terras e Era de Prata do Universo. Grande fã de Nicholas Cage que acha que um filme sem ele nem pode ser considerado filme. Fã de Jeff Goldblum também, e seu maior sonho é ver ambos (Cage e Goldblum) contracenando.

Comente aqui!
Advertisement

Receba as novidades do Nerdtrip em seu e-mail!

Insira seu endereço de e-mail para embarcar nessa Viagem Nerd!

Mais lidos da semana


%d blogueiros gostam disto: