Connect with us

Críticas

STAR TREK DISCOVERY | Voltando do hiato com universo paralelo! Episódio 10: Despite Yourself – Crítica do Viajante

Publicado

em

Star Trek: Discovery retorna do hiato de fim de ano com um ótimo episódio com a velha e agradável temática de universos paralelos. Despite Yourself começa de onde o episódio anterior tinha parado. Após vários saltos utilizando-se do “motor de propulsão orgânico-micelial”, a USS Discovery encontra-se perdida e o engenheiro chefe “Paul Stamets” (Anthony Rapp), cujo DNA é utilizado como catalisador dessa tecnologia, está em estado de choque para desespero do oficial-médico  “Dr. Hugh Culber” (Wilson Cruz) que é também seu parceiro romântico.

Na sequência, descobre-se que a nave saltou para um universo paralelo onde os humanos criaram um cruel e xenofóbico império galáctico, que oprime e persegue outras espécies alienígenas. Klingons, vulcanos e andorianos são caçados e se escondem organizando a resistência aos terraqueos.

O interessante nesse tipo de episódio, é vermos como se saíram as contra-partes dos personagens já conhecidos, nesses universos paralelos. A Discovery por exemplo, nessa versão é capitaneada por uma impiedosa Sylvia Tilly (Mary Wiseman), que no universo original não passa de uma atrapalhada e faladeira cadete. Já a protagonista Michael Burnham (Sonequa Martin-Green) é a capitã desaparecida da USS Shenzhou que lá não foi destruída.

Paralelamente se desenrola a trama do tenente “Ash Tyler” (Shazad Latif) que tem lapsos mentais e um laço ainda obscuro com a klingon “L’Rell” (Mary Chieffo) que é prisioneira na Discovery e que o manteve cativo no passado e o usou como escravo sexual, apesar do mesmo não ter muitas lembranças sobre isso. O que me leva a crer que talvez, no episódio que deve fechar esse arco, sua réplica  apareça como membro da resistência ao império humano nesse outro universo em que se encontram.

É nítido também que os roteiristas de Discovery tentam imprimir cada vez mais uma personalidade “badass” no capitão “Gabriel Lorca” (Jason Isaacs). As tentativas para passar a impressão de que o mesmo realmente é durão, chegam a ser exageradas, como na cena em que ele se fere propositalmente para representar um engodo perante os terríveis seres humanos daquele universo paralelo. Não convenceu, sendo que se tivessem mostrado ele preparando algum tipo de maquiagem ou mesmo projeção holográfica, teria sido mais plausível. Mas é compreensível que estejam tentando captar a simpatia do público que claramente não gostou do personagem desde o inicio, principalmente entre os “trekkers mais conservadores.

Vale ressaltar também que “Despite Yourself” foi dirigido por um veterano de Star Trek muito querido pelos fãs em geral. Trata-se de Jonathan Frakes, que interpretou o comandante “Willian Riker” na série “Star Trek: The Next Generation” e que também já dirigiu outros episódios da franquia em séries passadas e também alguns longas para o cinema.

O que ainda me incomoda um pouco em Discovery, é perceber que as tecnologias utilizadas na série são nitidamente superiores às utilizadas na série clássica de 1966, mesmo levando-se em conta que a série atual se passa cronologicamente 10 anos antes da original. Porém, isso é inevitável, eu creio, já que as técnicas de filmagem e CGI evoluiram muito desde a década de 60 e tentar manter aquele aspecto de outrora só traria estranheza nos dias de hoje. Afinal, é necessário cativar as novas gerações para que a franquia prossiga sendo um sucesso.

Minha classificação para a série como um todo continua em:

Links para as críticas dos episódios anteriores:

Episódio duplo de estréia

Episódio 03

Episódio 04

Episódio 05

Episódio 06

Episódio 07

Episódio 08

Episódio 09

Jorge Obelix. Ancião do grupo, com milhares de anos de idade. Fã da DC Comics e maior conhecedor de Crise nas Infinitas Terras e Era de Prata do Universo. Grande fã de Nicholas Cage que acha que um filme sem ele nem pode ser considerado filme. Fã de Jeff Goldblum também, e seu maior sonho é ver ambos (Cage e Goldblum) contracenando.

Advertisement
Comments
Advertisement

Receba as novidades do Nerdtrip em seu e-mail!

Insira seu endereço de e-mail para embarcar nessa Viagem Nerd!

Advertisement

Mais lidos da semana


%d blogueiros gostam disto: