Connect with us

Críticas

THE ORVILLE | Command Performance – Crítica do 2º Episódio

Publicado

em

E o segundo episódio de “The Orville” chega para reforçar as palavras de seu criador  Seth MacFarlane de que a série não é uma paródia pastelão de “Star Trek”. Muito pelo contrário, é uma homenagem na forma de um show de ficção científica nos mesmos moldes da série que serviu de inspiração, com um toque de humor sarcástico.

No episódio “Command Performance” somos apresentados ao tema de abertura que é muito semelhante ao de “Star Trek: Voyager” onde a U.S.S. Orville singra o espaço, passando por singularidades e fenômenos astronômicos enquanto os nomes dos atores aparecem um a um nos cantos da tela junto com o nome do respectivo personagem.

MacFarlane também sugere que “The Orville” seguirá o mesmo modelo das séries de “Star Trek” onde cada episódio foca em um ou dois personagens ditos “secundários” da tripulação da espaçonave, sendo que a trama do mesmo gira em torno da personalidade, qualidades e defeitos desse escolhido e de suas ações. Ao cabo de uma temporada, talvez menos, o espectador está bem familiarizado com todos eles que acabam se tornando tão importantes e queridos (ou odiados) quanto a dita dupla de “protagonistas”, no caso o capitão “Ed Mercer” (o próprio MacFarlane) e sua imediata e ex-esposa “Kelly Grayson” (Adrianne Palicki).

O uso dos sintetizadores, aparelhos comuns em Star Trek, também foi introduzido, porém utilizado de maneira, digamos, menos nobre e mais mundana, como para produzir maconha (aparentemente legalizada daqui 400 anos) e tequila em pleno horário de expediente.

As piadas, é claro, continuam presentes, mas sem exageros e sem “pastelão”. Porém, nesse segundo episódio, percebemos que MacFarlane não deixou de lado seu costume de fazer muitas homenagens ao universo pop/nerd, afinal, o rapaz não é só “trekker” de carteirinha, mas um verdadeiro nerd. “Dora a Aventureira”, “Caco, o Sapo” e “Obi-wan Kennobi” além de Elvis Presley foram alguns dos referenciados da vez.

Os convidados especiais também chamam a atenção. Para dirigir “Command Performance”, o diretor convidado foi  Robert Duncan McNeill, velho conhecido dos “trekkers” por ter interpretado o piloto “Tom Paris” da nave “Voyager” de “Star Trek: Voyager” durante as 7 temporadas da mesma. O ator Jeffrey Michael Tambor, o “Sid Garner” dos filmes da franquia “Se beber não case” e a atriz Holland Taylor, conhecida pelo papel de “Evelyn Harper” a megera mãe dos irmãos Harper na série “Two and a half men” interpretaram como convidados o casal de pais do capitão Mercer que o constrangem na frente de sua tripulação  através da tela de comunicações da nave.

Alara Kitan

A personagem “Alara Kitan” (Halston Sage), a jovem e inexperiente, porém superforte, chefe de segurança da nave é o destaque do episódio. Após o capitão e sua imediata serem sequestrados por uma raça alienígena para serem exibidos em uma espécie de zoológico alienígena e com o segundo imediato afastado de suas funções para chocar um ovo, Alara é obrigada a assumir o comando da Orville e por consequência tomar difíceis decisões como a de obedecer ou não as ordens diretas de um almirante da frota.

O segundo oficial Bortus (Peter Macon) afastado de suas funções para chocar um ovo.

O episódio é ao mesmo tempo engraçado e empolgante. Repito o que disse na crítica do piloto: Em muitos momentos esquecemos que se trata de uma série cômica e temos a impressão de estar assistindo sim, a um episódio de alguma das séries da franquia Star Trek.

 

Além disso, “Command Performance deixa um curioso gancho que atrai sem dúvidas nenhuma o espectador para o próximo. Diante de tudo isso, mantenho minha classificação da semana passada:

 

Jorge Obelix. Ancião do grupo, com milhares de anos de idade. Fã da DC Comics e maior conhecedor de Crise nas Infinitas Terras e Era de Prata do Universo. Grande fã de Nicholas Cage que acha que um filme sem ele nem pode ser considerado filme. Fã de Jeff Goldblum também, e seu maior sonho é ver ambos (Cage e Goldblum) contracenando.

Advertisement
Comments
Advertisement

Receba as novidades do Nerdtrip em seu e-mail!

Insira seu endereço de e-mail para embarcar nessa Viagem Nerd!

Advertisement

Mais lidos da semana


%d blogueiros gostam disto: