Connect with us

Críticas

THE ORVILLE | O preço da paz – Episódio #10: Blood of Patriots – Crítica do Viajante

Publicado

em

O episódio Blood of Patriots da telesérie The Orville exibido em 07/03 pela Fox americana se inicia com o tenente gelatinoso Yaphit (voz de Norm Macdonald) sendo condecorado merecidamente com a Estrela de Safira por bravura no episódio anterior na guerra contra os Kaylon. Passada a cerimônia que é sempre apreciada por fãs desse tipo de ficção, o comandante da U.S.S Orville capitão Ed Mercer (Seth MacFarlane) recebe uma ligação do almirante Perry (Ted Danson) convocando-o a se encontrar com oficiais Krill para assinar um pré-acordo de paz denominado Lak’vai que nessa cultura alienígena  sinaliza boa vontade por ambos os lados de negociarem. Lembrando apenas que no episódio anterior a União Planetária e os krill precisaram deixar de lado sua própria guerra para enfrentar um inimigo maior. 

A Orville ruma então para a órbita do planeta Tarazed 3 onde deve se encontrar com o destróier krill Davoro’kos. Lá chegando encontram a nave de guerra perseguindo uma pequena nave de fuga que pede auxílio. Mercer permite que os fugitivos adentrem a Orville. Ao serem resgatados, o tenente Gordon Malloy (Scott Grimes) reconhece um velho amigo desaparecido, o tenente Orrin Channing (Mackenzie Astin) entre os dois feridos a bordo. Sua companheira de viagem é apresentada como sua filha Leyna Channing (Aily Kei).

Orrin relata que foi capturado pelos krill junto com a filha 20 antes e que passou todo esse tempo em um campo de prisioneiros. A menina estaria a 12 anos sem falar devido aos traumas adquiridos pelos abusos sofridos no mesmo. Já os krill exigem a devolução de seus prisioneiros que segundo eles destruíram 4 de suas naves durante a fuga e 3 já após o cessar fogo. Questionados por Mercer sobre como Orrin teria causado tamanha destruição em uma nave desarmada, o embaixador krill afirma que ambos possuem algum tipo de arma poderosa em seu poder, mas a tripulação da Orville nada consegue encontrar. Os krill dão um prazo para Mercer de 12 horas para tomar uma decisão ao cabo das quais voltará e caso os prisioneiros não sejam devolvidos, a paz está revogada e a guerra recomeçará.

Mercer fica dividido. Por um lado o alto comando da frota pressiona-o a entregar o prisioneiro em nome da paz. Já Malloy lhe explica que Orrin deve ser tratado como herói de guerra após passar 20 anos em cativeiro. O refugiado em conversas particulares com o amigo demonstra ser totalmente contra o tratado de paz e nutre um nítido sentimento de vingança apesar de negar a destruição alegada pelos krill. A menina traumatizada dá o tom dramático e tenta trazer a simpatia do espectador para o lado dos prisioneiros.

Ao saber que pode ser devolvido aos krill Orrin apela para a amizade de Malloy. Faz questão de lembrá-lo que salvou sua vida no passado e que justamente por isso acabou preso e sua esposa foi morta. Pede ao amigo que lhe ajude a roubar uma nave auxiliar e diz que com isso porá fim ao processo de paz. Ao ser questionado sobre os detalhes de seu plano alega que por segurança só os revelara a bordo da tal nave roubada.

Sem saber o que fazer Malloy pede conselho à chefe de segurança da Orville Talla Keyali (Jessica Szohr) que lhe diz que deve relatar o plano imediatamente ao capitão. Em seguida vemos Malloy ajudando Orrin a roubar a nave. A cena é construída de forma a parecer que o tenete traiu seu capitão em favor do amigo. Mas é bem fraca. Só os mais ingênuos devem ter caído nessa. Pra mim ficou claro desde o começo que Malloy não faria isso e que tudo não passava de um plano dele já em acordo com Mercer. A ideia obviamente era dar corda para Orrin e assim descobrir a verdade sobre a destruição das nave krill.

Investigando, Talla vai aos aposentos de Orrin e nota marcas de seringa no braço de Leyna. Chama então a oficial médica dra. Claire Finn (Penny Johnson Jerald) que após ver seu sangue alaranjado constata que na verdade a garota é uma Envall, raça cujo sangue é altamente instável e explosivo na presença de nitrogênio. Está descoberta a poderosa arma usada na destruição das naves krill. A verdadeira Leyna morrera há anos e a alienígena que se passava por ela havia conhecido Orrin durante a fuga do mesmo e se aliado a ele no ódio aos krill. Fica claro então que sua intenção a bordo da nave auxiliar roubada é suicida e que Malloy corre perigo. 

Malloy e Orrin lutam dentro da nave auxiliar e o tenente da Orville leva a melhor detendo o plano suicida destruindo o painel de controle e tirando o veículo da rota da Davoro’kos. Malloy veste então um traje de proteção e se lança ao espaço deixando Orrin morrer sozinho. Não fica claro se a moça Envall é devolvida aos krill. Porém é provável, já que vemos a assinatura do Lak’vai. 

Episódio fraco. Bem tapa-buraco após o episódio duplo Identity. Típico capítulo sobre o dilema entre dever e amizade, porém previsível e nada emocionante. Valeu apenas para darmos risada imaginando o tenente Malloy usando um moicano ruivo como Orrin disse que usava na academia. Aliás, o CGI poderia nos ter providenciado essa imagem quando Malloy observa uma foto antiga dos dois amigos ao fim do episódio. Será que ninguém teve essa ideia? Provavelmente o episódio mais fraco de The Orville desde o início da série:

Acesse abaixo minha crítica para os episódios passados:

THE ORVILLE | O retorno de uma das melhores séries de ficção/comédia da atualidade – Episódio 01: Ja’Loja

THE ORVILLE | Vício em Holopornografia para não sair dos temas polêmicos – Episódio #02: Primal Urges – Crítica do Viajante

THE ORVILLE | Fugindo da comédia e se aproximando ainda mais de Star Trek – Episódio #03: Home – Crítica do Viajante

THE ORVILLE | O Velho Clichê que Sempre Funciona – Episódio#04: Nothing Left on Earth Excepting Fishes – Crítica do Viajante

THE ORVILLE | Episódio #01: Ja’Loja – Crítica em Vídeo por Jorge Obelix

 


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER: twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM: instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia outras notícias do Nerdtrip e confira também:

GLORIA BELL | Crítica do Neófito

STAR TREK DISCOVERY | Paradoxo – Episódio #10: The Red Angel – Crítica do Viajante

SHANG-CHI | Revelado os atores cotados para viverem o Mestre do Kung Fu (Rumor)

RE:ZERO | 2ª temporada anunciada e PV do OVA revelado!

BOKU NO HERO ACADEMIA | Novo filme confirmado!

MOE GIRL CAFE 2 | Empregue e colecione personagens de anime! (Review)

OS CAVALEIROS DO ZODÍACO | Reboot da série tem data de estreia revelada

NEON GENESIS EVANGELION | Anime ganha data de estreia na Netflix

CCXP 2019 | Evento nerd anuncia data de venda e valores de ingressos

CHORAR DE RIR | Crítica do Neófito

A CINCO PASSOS DE VOCÊ | Crítica do Neófito!

 

Jorge Obelix. Ancião do grupo, com milhares de anos de idade. Fã da DC Comics e maior conhecedor de Crise nas Infinitas Terras e Era de Prata do Universo. Grande fã de Nicholas Cage que acha que um filme sem ele nem pode ser considerado filme. Fã de Jeff Goldblum também, e seu maior sonho é ver ambos (Cage e Goldblum) contracenando.

Comente aqui!
Advertisement

Receba as novidades do Nerdtrip em seu e-mail!

Insira seu endereço de e-mail para embarcar nessa Viagem Nerd!

Mais lidos da semana


%d blogueiros gostam disto: