Connect with us

Filmes

A FORMA DA ÁGUA | Mais do mesmo…mas com classe!

Publicado

em

Desajustados. Os largados pela “sociedade”. Sem lugar no mundo. Os excluídos. Pessoas diferentes são um prato cheio para o cinema. E na visão de gênios como Guillermo Del Toro, essa visão se torna ainda mais nítida, tanto do lado da crueldade, quanto na fantasia.

Apesar de não ser lugar comum, o filme que conquistou as atenções da crítica (as academias de Hollywood) é um pouco mais do mesmo. A Forma da Água (The Shape of Water, 2018, Guillermo Del Toro) assim como seu irmão O Labirinto do Fauno, traz uma história ao mesmo tempo diferente e parecida. Apesar de repetir a fórmula, ao contar a história de uma funcionária muda de uma base secreta americana em plena guerra fria (há um pouco também de semelhança com Rapture, a cidade subaquática do game Bioshock), que ao conhecer um experimento (uma espécie de tritão que tem sido guardado em segredo) muda a sua vida, que nada tinha de espetacular. Claro que como em O Labirinto, há um problema aqui que se não são os nazi, dessa vez o inimigo é próprio governo americano que deseja mandar o espécime capturado no mar para o espaço, na época da expansão espacial. Mas o verdadeiro apelo do filme fica no lado lúdico, principalmente na atuação de Sally Hawkins (Eliza) que brilha mostrando que atrizes mesmo sem usar a voz, com uma boa direção, pode demonstrar grande emoção, e com isso encantar o espectador.

Vem ai muitos Oscars

De resto podemos dizer que mesmo repetindo a fórmula, Del Toro cria mais uma vez uma fábula genial, e uma história no mínimo inspiradora. Não é a toa que junto com o épico Dunkirk de Christopher Nolan, tem dividido as atenções para o Oscar do ano que vem.

O lobo da noite. O nerd caçador. Sou criador de páginas, nativo da internet desde a chegada no nosso país, músico, escritor e as vezes até poeta. Jogador nato, criado nos games do Atari aos 4K atuais. Também sou fã de literatura, rpg e cyberpunk.

Advertisement

Receba as novidades do Nerdtrip em seu e-mail!

Insira seu endereço de e-mail para embarcar nessa Viagem Nerd!

Advertisement

Mais lidos da semana


%d blogueiros gostam disto: