Connect with us

Filmes

SUPERMAN “O FILME” | Insuperável há quase 40 anos!

Publicado

em

No ano que vem, o filme estrelado pela lenda “Christopher Reeve”, “Superman, O Filme” de 1978, vai completar 40 anos de seu lançamento. Considerado por muitos, a melhor adaptação cinematográfica do gênero, o filme dirigido por Richard Donner continua encantando gerações e influenciando o trabalho de inúmeros atores e diretores.

Mas o que faz esse filme único?

Bem, vários fatores foram determinantes para o sucesso mundial do filme, mas a reunião de vários gênios da indústria cinematográfica de Hollywood , certamente tiveram um peso considerável  no resultado final.

Um roteiro escrito originalmente pelo “Pai” do “Poderoso Chefão”  Mario Puzo, dirigido pelo competente diretor  de “A Profecia” Richard Donner, estrelado por nomes do calibre de  Gene Hackman, Ned Beatty, Jackie Cooper, Glenn Ford e o “todo poderoso” Marlon Brando em pessoa e ostentando a fabulosa trilha sonora do mestre  John Williams, definitivamente não poderia dar errado.

Mas a verdade é que o grande responsável pelo filme ter se tornado tão grandioso e convincente, foi a dedicação ao papel do ícone Christopher Reeve, que com seu talento, profissionalismo e carisma, fizeram o mundo todo acreditar que o Homem podia voar.

Para assumir o papel  do “Homem de Aço”,  Reeve conseguiu  ganhar quase 30kg de massa muscular, fazendo  um treinamento especial supervisionado por David Prowse, o ator que interpretou Darth Vader em “Star Wars”.

 

Foi de Reeve, a ideia de criar dois personagens distintos, Clark seria desajeitado, inseguro, tímido, vulnerável e adoravelmente ingênuo e com uma postura encurvada e depressiva. Ele se inspirou na divertida atuação de Cary Grant em “A Levada da Breca” de 1938. No filme, Cary Grant interpreta um desajeitado paleontólogo que acabou de adquirir o osso necessário para completar o esqueleto de seu valioso dinossauro.

 

Uma curiosidade interessante a respeito da polivalência de Christopher Reeve, é que , além de dar vida ao “Homem do Amanhã”,  ele emprestou sua voz para mais dois personagens no longa. A voz que é ouvida no rádio, logo antes do acidente com o helicóptero  e a voz do controlador de tráfego aéreo de Metrópolis (na cena do “Força aérea um”) são do ator.

O filme que teve como pré-estreia uma exibição fechada na casa branca, também teve uma estreia  real europeia no “Empire Leicester Square” em Londres, na presença da Rainha Elizabeth II e do príncipe Andrew .

Atingindo o montante de  US$134,21 milhões na América do Norte e totalizando US$300,21 milhões em todo o mundo,  o filme conseguiu 93% de aprovação no Rotten Tomatoes  se tornando uma referencia para toda uma geração e transformando o personagem em um dos maiores símbolos da cultura pop de todos os tempos.

 

Giovanni Giugni (Don Giovanni) é o exército de um homem só, por trás da "Casa das Ideias". Teve a felicidade de ter como primeiras experiências cinematográficas, filmes do calibre de Superman de 1978 e "O Império Contra-ataca". Destemido desenhista e intrépido apaixonado por "Super-heróis", vive disfarçado como um pacato Professor de musculação.

Comments
Advertisement

Receba as novidades do Nerdtrip em seu e-mail!

Insira seu endereço de e-mail para embarcar nessa Viagem Nerd!

Mais lidos da semana


%d blogueiros gostam disto: