Review
LANDSTALKER | Um jogo de ouro! (Mega Drive) – Análise do Viajante!
Vindos de volta!
Hoje lhes trago um game não necessariamente obscuro, até porque o Mega Drive ou Sega Genesis (EUA) teve muito sucesso ao redor do mundo, até hoje trazendo ótimas lembranças para quem viveu a época dourada da guerra dos consoles. Mas então porque eu o trouxe? Simplesmente pelo fato desse estilo de jogo ser bem oposto a tudo o que os jogadores aqui no Brasil procuravam naquela época, sendo o auge de Mortal Kombat e Street Fighter, onde os olhos da molecada só brilhavam por esse tipo de jogo…
Landstalker foi desenvolvido pela Climax Entertainment e lançado pela Sega em 1992 no Japão, chegando um ano depois nos Estados Unidos. Nesse jogo estamos em Gamul no ano 312 e controlamos Nigel, um caçador de tesouros que tem 88 anos (deve ter feito plástica). Na introdução do jogo o vemos em ação, pulando calabouços e explorando cavernas, a procura da estátua de Jypta. Ao chegar próximo a estátua, Nigel é abordado por uma ninfa de madeira chamada Sexta-Feira.Sexta Feira lhe explica que está sendo perseguida por três ladrões persistentes, porém confusos, chamados Kayla, Ink e Wally, por conhecer a localização do lendário tesouro do Rei Nole. Nigel gasta a maior parte de seu dinheiro em um pássaro que o leva até a ilha onde ela indica estar o tesouro, porém no caminho admite não saber a localização exata, mas ter um “sentimento” de onde está, começando aí a jornada do nosso caçador.
Confesso que não nutria grande expectativa pelo game, e nessa época já com os jogos 3D estourando no Playstation e Saturn, estava cada dia mais frustrante jogar 16 bits. Ao começar a jogar percebi o cuidado nos detalhes, sons e gráficos alinhados, porém como disse no início desse post, nessa época não tinha grande paciência para quebrar a cabeça em Puzzles e coisas do gênero, de modo que só vim a zerar ele em emuladores há pouco tempo, ao perceber que o mesmo entregava uma boa imersão ao jogador, não chegando a ter uma narrativa tão dramática quanto Alundra, mas sendo um jogo bem extenso para o padrão dos 16 bits.