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Análise

HELLBLADE | Uma análise da jornada aterrorizante de Senua

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Hellblade foi o destaque dos lançamentos do mês de agosto, e que não passou despercebido, afinal, é quase impossível não prestar atenção no excelente trabalho gráfico feito pela desenvolvedora Ninja Theory. Tudo isso devido ao uso da Unreal Engine 4 para produzirem todo o resultado que tivemos a oportunidade de estar conferindo. Nossa jornada na pele de Senua é completamente direta, sem desvios da lore, indo ao nosso objetivo final, encontrar seu amado Dillion.

Senua é uma jovem guerreira celta que embarca em uma jornada para as terras nórdicas, totalmente determinada em salvar a alma de seu amado, brutalmente assassinado por saqueadores enquanto ela não estava presente, e que teve sua alma aprisionada por Hela (Deusa da Morte na cultura nórdica) em Helheim, terra para onde os que morreram sem glória são mandados após a morte. Diferente de Valhalla, a conhecidíssima terra da mitologia nórdica que recebe os guerreiros que tiveram uma morte honrada, Hela recebe em Hellheim apenas afogados, doentes, massacrados, e mortos por velhice. Dillion, o companheiro de Senua, tem sua alma aprisionada no domínio de Hela, e determinada a recuperar o jovem, ela embarca em uma jornada sem retorno para tê-lo de volta.

MITOLOGIA NÓRDICA

Hellblade faz muitas referências a mitologia nórdica, e um detalhe interessante é que ao longo do desenrolar da história, notamos que os nórdicos já conquistaram boa parte dos territórios. Isso pode ser visto através dos traços de guerra, e até mesmo nos contos que encontramos nas pedras rúnicas, que narram histórias de grandes mitos nórdicos, então podemos concluir que o jogo se passa exatamente quando o povo Viking conquista parte das tribos Celtas. As pedras rúnicas são carregadas de mensagens nas entrelinhas, que se encaixam perfeitamente com cada situação que aguarda a protagonista.

VISUAL AGRADÁVEL

Esse foi o tipo de lançamento que com certeza não passou despercebido, afinal, é quase impossível não prestar atenção no excelente trabalho gráfico que os desenvolvedores proporcionaram aos jogadores. Tudo isso devido ao uso da Unreal Engine 4 para produzirem todo o resultado que tivemos a oportunidade de estar conferindo. Prepare-se para ficar literalmente ”babando” no cenário de Hellblade.

COMBATE BEM DESENVOLVIDO

Algo bastante agradável na experiência, é justamente a parte do combate, onde a personagem literalmente tem uma movimentação realística, e não temos o desconforto de ver um personagem dando golpes como se a espada fosse feita de papel. Em Hellblade, todos os golpes executados pela personagem são ”pesados” e carregam um ótimo desenvolvimento. Particularmente, temos um combate belo de se ver. Isso também inclui as batalhas épicas e desafiadoras com os chefões, dignas de grandes títulos como Dark Souls, Bloodborne e God of War dos quais, Hellblade bebeu com precisão.

GUERREIRA IMPARÁVEL

A protagonista possui fragilidade e ao mesmo tempo determinação, vivendo com uma dualidade avassaladora em sua personalidade. Toda a dificuldade é por conta das vozes denominadas como “As Fúrias”, que acompanham a jornada da guerreira, servindo como observadoras e críticas de suas ações, sendo assim, expositoras de seu estado físico e emocional. Zombando, questionando, criticando, mas também elogiando, festejando e encorajando, as vozes fazem o jogador questionar como Senua está se sentindo, o que ajuda ainda mais a criar um laço de afeição com a personagem. Hellblade não possui hud ou tutorial que ajude na resolução dos Puzzles, ou até mesmo dar informações durante os combates. Tudo isso acaba tornando toda a jornada em um misto de medo, coragem, força e persistência.

PROBLEMAS REAIS

Senua é marcada pelo destino com conflitos internos fortes, capazes de colocar o jogador na pele da guerreira. A luta de Senua é bem maior do que parece ser, afinal, sua missão torna-se ainda mais complicada pelo fato de sofrer com transtornos psicológicos fortíssimos desde pequena, e sua condição piora ainda mais após a perda de Dillion, o único que viria a libertá-la da escuridão através do amor.

A Ninja Theory teve o trabalho mais delicado possível que uma equipe desenvolvedora de games já teve, pois não é uma tarefa fácil retratar a Psicose e Esquizofrenia de uma forma tão fiel. Para esse resultado esplêndido, eles contaram com a ajuda de profissionais em psiquiatria e pacientes que sofrem do mesmo problema que Senua, algo que explica o fato da personagem ser tão expressiva. No próprio jogo, está disponível um documentário, e nele podemos entender melhor como os conceitos do jogo foram desenvolvidos. Incluindo um melhor entendimento sobre como funciona a psicose de Senua – muito bem representada no game.

EXPERIÊNCIA ÚNICA

A experiência com o áudio é uma das melhores que já tive, sendo uma experiência quase real do que uma pessoa que sofre com os problemas de Senua é capaz de sentir em uma crise semelhante. É um dos trabalhos de design de áudio mais criativos e bem desenvolvidos já feitos em um videogame, portanto, prepare os fones de ouvido para uma experiência única. Hellblade tem chefões bem elaborados, trilha sonora agradável e imersiva.

O jogo é indicado para os amantes de um enredo bem elaborado, acompanhado de emoções fortes e que deixam o jogador ansioso para saber como a história termina. Sua jornada é bela, singular, triste, aterrorizante, filosófica, curiosa, e de fato, acaba mexendo com o nosso emocional também. É um misto de sensações enormes que a produtora nos proporciona através dessa história mais do que elaborada com um final surpreendente. Mas o que vale mais a pena é a forma como nos apaixonamos pela protagonista, cheia de uma força de vontade incomum, sendo o combustível para uma jornada única.

             NOTA PARA O JOGO:   5 / 5

 

Se você se interessou pelo jogo, pode adquiri-lo na página da Gog Galaxy, clicando aqui.

 

 

 

Análise

HOUSE FLIPPER | Um viciante game para os fãs de programas de reforma (Análise)

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Desenvolvido pela Empyrean, House Flipper é um simulador que os fãs dos programas de reformas de casa que tanto fazem sucesso hoje em dia. No melhor estilo “Irmãos a Obra”, “Ame-a ou Deixe-a” ou até mesmo “Lar Doce Lar”, o jogo permite ao jogador reformar casas a sua maneira.

House Flipper traz aos jogadores dois principais modos de jogo. O jogador inicia a jogatina como um empreiteiro novato que busca sucesso em sua carreira. Com pouco dinheiro e uma barraca bem simples como casa e escritório. Para começar a fazer caixa, você começa basicamente no modo de jogo de reforma, onde os clientes contratam seus serviços para fazer melhorias específicas em sua casa. Dessa forma, não há espaço para o jogador soltar sua criatividade, mas esse modo de jogo é muito bom para o início do game, pois agora é a hora de você aprender onde estão cada um dos itens disponíveis e como realizar as tarefas mais básicas dentro de House Flipper.

Na medida em que as reformas são bem sucedidas e você consegue reunir uma quantia significativa de dinheiro, você pode optar pelo outro modo de jogo, agora comprando casas, em sua maioria caindo aos pedaços, para transformar em sua “casa dos sonhos”. Para tanto, o jogador terá diversas ferramentas a sua disposição, que podem ser aperfeiçoadas de forma a facilitar o trabalho. Desde a possibilidade de pintar paredes e derrubá-las, até a parte de mobiliar o imóvel, o jogador tem total liberdade quando ele escolhe comprar uma casa para reformá-la.

Mas aqui cabe uma ressalva. Enquanto você está reformando uma casa sua, os possíveis compradores estarão sempre dando suas opiniões sobre o que acham de seu trabalho, se estão satisfeitos com o tipo de mobiliário e a disposição dos cômodos que você está criando, então se o seu objetivo é reformar uma casa para ser seu novo “quartel general”, tudo bem não dar atenção aos compradores, mas caso você deseje conseguir o maior lucro possível, recomendo que você escolha alguns compradores alvo para sua casa e parta a partir daí, de forma a deixar a casa mais próxima possível do que eles desejam.

Apesar dessa liberdade criativa dada ao jogador em suas casas, há algumas características do jogo que o limitam. Por exemplo, portas externas, janelas e os encanamentos do jogo são fixos, sendo assim, não há possibilidade de o jogador modificar de forma 100% livre seu imóvel. Isso incomoda um pouco e atrapalha a trazer o melhor layout possível, uma vez que alguns cômodos devem ficar necessariamente no mesmo lugar e serem apenas renovados.

Além das reformas de casas “convencionais”, também temos a DLC Apocalypse Flipper, que traz novas casas, itens e compradores para o jogo. Nessa DLC, você irá renovar casas com bunkers, que como o próprio nome já entrega, teremos compradores que desejam se preparar para o Apocalipse, seja ele nuclear ou zumbi. Também foi anunciada a DLC Garden Flipper, que deve sair em 2019 e trará uma novidade já muito aguardada pelos fãs de House Flipper, que é a possibilidade de reformar os jardins e quintais das casas adquiridas, o que irá trazer um grande leque de tarefas aos empreiteiros.

Por fim, House Flipper é um jogo muito interessante, que traz uma temática que está bastante em alta atualmente, que são os programas de reformas de casas, e possibilita ao jogador botar pra fora o seu lado empreiteiro, decorador e arquiteto. O jogo pode ficar um pouco cansativo e repetitivo com o passar do tempo, mas a inclusão da DLC Apocalypse e a futura DLC Garden dão um fôlego extra ao jogo.

Nota: 3,5 / 5

Confira o trailer de House Flipper:

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Análise

THRONEBREAKER: THE WITCHER TALES | Batalhas de cartas, narrativa forte e elementos de RPG clássico! (Análise)

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Cabelos dourados e armadura reluzente. É hora de assumirmos o comando do exercito Lyriano através da imponente Rainha Meve.

Após conquistarem uma legião de fãs com a adaptação da literatura polonesa de Andrzej Sapkowski, os desenvolvedores da épica franquia The Witcher lançaram oficialmente uma versão completa do minijogo que agradou muito aos fãs de jogos de cartas: Gwent Online (confira o trailer completo). 

Não fosse pelo trabalho gráfico e referências aos livros que encontramos na versão beta, a CD Projekt Red presenteou os amantes do universo de Geralt de Rívia com muito mais e logo chegou a hora de irmos para o campo de batalha novamente, mas dessa vez sob o comando da imponente Rainha Meve de Lyria e Rívia em Thronebreaker. Nessa jornada, acompanharemos a visão da sedenta bandeira Negra de Nilfgaard que avança sob o comando de Emhyr Var Emreis ameaçando a coroa de Meve, que logo se coloca pronta para assumir sua posição imponente em batalha disposta a defender com unhas e dentes seu trono.

”Um governante nunca sabe todas as opções, no entanto ele deve decidir e agir mesmo assim.”

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

O diferencial de Thronebreaker está em como a produção conseguiu juntar vários elementos que os amantes de RPG adoram em apenas um jogo. Isso pode ser facilmente notado através da maneira que encaixaram cada ponto para que não faltasse nada para o público sedento por um jogo diferenciado dos RPGs que estamos acostumados. Trazendo uma nova proposta, mesclando cartas e estratégias distintas, narrativa e um mapa com gráficos que nos lembra os clássicos tabuleiros. Aqui temos trilha sonora, animações e sistema que idealizam exatamente aquilo que um jogador de RPG de mesa quer e imagina enquanto joga suas partidas de mesa.

As animações para o tabuleiro são impressionantes.

 Ao primeiro contato, o jogo nos faz encarnar o espírito de batalha e nos prepararmos para tomar decisões rápidas e que terão impacto (positivo ou negativo) durante a história. O sistema de escolhas ficou bastante interessante e as consequências chegam mais rápido do que se pode imaginar. Além disso, um ponto que merece grande destaque é o desenvolvimento do tabuleiro de cartas, onde enfrentamos os inimigos nas batalhas, dando ainda mais tensão ao jogo enquanto nossos personagens se comunicam logo abaixo como em uma verdadeira guerra. Para quem leu os livros da franquia é possível notar várias referências principalmente em nossa protagonista Rainha Meve, os desenvolvedores conseguiram trazer para Thronebreaker toda a personalidade e comportamento feroz da monarca, fazendo com que os leitores tenham um vislumbre de uma das personagens mais vorazes do universo The Witcher.

No acampamento é possível conversar com outros personagens, administrar seu exército, melhorar suas construções, o que é bem interessante para descobrirmos ainda mais informações sobre a história. É importante destacar que thronebreaker não é diferente de The Witcher em termos de exploração, pois quanto mais exploramos o universo, mais coisas encontramos. Entretanto, aqui não encontraremos uma história de bruxos como alguns estão pensando. A história do jogo é voltada para a guerra entre os reinos do norte e Nilfgaard. Nessa brincadeira rendemos altas horas de gameplay, principalmente por conta da trilha sonora impecável feita por Marcin Przybyłowicz.  

Melhore seu exército e interaja com outros personagens no acampamento.

Quanto a mecânica, os tutoriais são simples e bem explicativos, fazendo com que o jogador não se sinta perdido durante a nova jornada. Porém, o sistema de criação de cartas é um pouco confuso, mas se você já está acostumado com o sistema de Gwent, não demorará muito para que pegue o jeito. Segundo a própria desenvolvedora,  há 20 finais alternativos no jogo, sendo nada surpreendente diante da quantidade de missões secundárias disponíveis totalizando 75. Prepara-se para gastar boas horas customizando seu deck de cartas, pois em Thronebreaker temos a possibilidade de organizar nosso baralho como quisermos, mesclando estratégias.

Portanto, a experiência necessita de bastante paciência de quem quer entender cada uma das cartas. Vale ressaltar que dependendo das atitudes, nossas cartas podem aumentar em 1 ponto, enquanto também podem diminuir em pontuação conforme o impacto.

   NOTA PARA O JOGO:

5/5

CONLUSÃO

Ao primeiro contato, você estranhará toda essa mesclagem de gêneros e tantas possiblidades reunidas em um único jogo. Entretanto, conforme a experiência vai se desenvolvendo, acabamos fascinados por esse estilo diferenciado que a CD Projekt Red nos oferece em seu lançamento. Além disso, o jogador se sentirá ainda mais confortável pela excelente e imersiva dublagem feita para a versão em português, nós realmente nos sentimos dentro da história o que a torna ainda mais instigante.

Thronebreaker sem dúvidas vale a pena ser conferido, e não desapontará quem busca por uma nova experiência em RPG e principalmente para os fãs dos livros que buscam se sentir parte desse universo incrível.

Thronebreaker: The Witcher Tales foi lançado para PC pela GOG.com no dia 23 de outubro custando R$ 99,99. A versão para Xbox One e PlayStation 4 será lançada no dia 4 de dezembro.

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SPYRO REIGNITED TRILOGY | Testamos o remake do clássico game na BGS 2018!

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Foto – Divulgação

E aconteceu entre os dias 10 e 14 de Outubro a Brasil Game Show, maior de evento de games da América Latina. Como é de costume dos nossos fãs, o Nerdtrip esteve presente e fez uma cobertura totalmente diferente. Neste ano tivemos a oportunidade de testar o game Spyro Reignited Trilogy.

Desenvolvido pela Toys for Bob e distribuído pela Activision, a versão remasterizada do clássico dragãozinho roxo conta com trechos específicos de fases selecionadas de cada jogo da trilogia que foi lançada na época pela  Insomniac Games para o primeiro PlayStation. 

Nos 30 minutos de jogatina que a Sony nos disponibilizou, as mudanças deste remake são logo percebidas na tela de menu do jogo que conta com as mudanças visuais estonteantes.  Logo ao entrar em fase teste, percebemos o cuidado que os produtores mantiveram com os detalhes clássicos da trilogia do game, pois é notório até mesmo quando se entra em um mundo e a famosa frase “The Adventure Continues” preenche a tela, assim como acontecia nos jogos originais. Aliás, todo jogo mantém a mesma estrutura nos movimentos, até mesmo nas falas dos personagens, entretanto o destaque gráfico faz com que pareça uma nova aventura de Spyro. As expressões dos personagens são bem detalhadas e os movimentos estão mais fantasiosos.

Os cenários ganharam texturas bem mais animadas com uma gama viva de cores mais fortes, os personagens foram remodelados de maneira cuidadosa e apesar de suas diferenças com os originais, todos são facilmente reconhecidos com está nova roupagem.

Abusando da fidelidade, infelizmente o game mantêm até mesmo um dos problemas mais chatos de toda a trilogia Spyro. Em determinados momentos a câmera tem dificuldade de acompanhar o personagem, então fazer movimentos mais rápidos podem bagunçar seu campo de visão (isso é um sério problema para um adulto, imagina para uma criança onde é o público-alvo do game). Isso realmente poderia ter sido corrigido, pois em diversos momentos precisamos movimentar a câmera para nadar, correr e voar pelos cenários em 3D.

Mesmo tendo esse pequeno deslize o game ainda diverte crianças e adultos, se este pequeno problema de jogabilidade que foi testado for corrigido, será um jogo que até jogadores mais experientes irão querer testar para matar a saudade da infância.

Por fim, vale mencionar que pra quem se interessou pelo remake, a edição física do jogo virá apenas com o primeiro título da franquia no disco, com os dois seguintes sendo baixados por um código que virá com a caixa. Spyro Reignited Trilogy tem lançamento previsto para o dia 13 de novembro de 2018 para os consoles Playstation 4 e Xbox One.

Nota para o jogo:

3 / 5

 

Trailer do game:


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