Connect with us

Review

RACEDRIVER GRID | O game que revolucionou os jogos de corrida!

Publicado

em

O melhor jogo de corrida de todos os tempos

Antes de começar galera, quero agradecer a todos os fãs que tem me seguido ao longo dos anos e os que são correntes na página também e que fizeram essa coluna Retro Gamer um grande sucesso. Obrigado de verdade, pra todos vocês. Essa semana eu dediquei a jogos de corrida (claro não deu pra colocar todos, mas aceito sugestões e assim que eu puder vou atendendo todo mundo), mas hoje para a coluna, resolvi trazer mais um clássico moderno. Lembram que eu comentei que dois jogos conseguiram o que parecia impossível? Pois é, o reinado do velho campeão Need for Speed começou a ser ameaçado em 2008.

A coisa realmente começou a virar com a chegada de Racedriver GRID (Codemasters/ Firebrand Games, 2008, Xbox 360, PS3, PC, Nintendo DS, Arcade, OS X/Mac), um jogo que realmente virou o mercado de games de corrida de cabeça pra baixo. O por que disso foi a capacidade da Codemasters (experiente em jogos de gran turismo e formula, inclusive F1) em transportar pela primeira vez para os games, a sensação de pilotagem mais real que já existiu. Juntando isso com o controle do XBOX (por isso o nome em negrito), temos o jogo de carro mais hype de todos os tempos.

O realismo até hoje chega a ser assustador

Falar de GRID é testemunhar uma revolução. O jogo é polido, visualmente perfeito (pra época e ainda nos dias de hoje), tem a divisão em temporadas onde já podemos citar retro games lendários como Super Monaco GP e Exaust Heat 2, e que também já existia nos jogos sensacionais de F1 da Codemasters. Mas o grande foco foi dado no realismo.

Sério, não há nada como o absurdo descontrole que existe nesse jogo. Tudo influi. A poeira, o clima, a elevação da pista (jogar sem um controle no pc se torna uma tarefa titânica), tudo, tudo influi. O jogo te lasca uma verdade terrível na sua cara, quer ser veloz? Isso só os grandes dão conta, e se você realmente quiser terá de suar muito pra chegar ao nível deles.

GRID é o The Witcher dos jogos de carro. Não espere tempo pra aprender a jogar, o game é totalmente old school neste ponto (por isso tá aqui na retro), você vai bater, bater de novo, e de novo, e lá pela 8ª vez vai começar a se acostumar com o controle. A ideia é realmente simples, mas genial.

Vicia, por que o desafio (ao melhor estilo série Souls) te segura no controle, mas assusta também a quantidade de carros, categorias existentes (inclusive a lendária corrida 24 Horas de Le Mans! Que detalhe, é difícil pacas de passar) e claro, a dificuldade insana em passar em cada desafio proposto.

A quantidade de opções vai deixar você modificando os bólidos um bom tempo

Para ajudar o jogador, há um recurso de retorno das corridas, algo como um replay dinâmico (conhecido de F1), se por acaso bater, ou não conseguir fazer um traçado (o que ocorre demais!), terá 4 oportunidades para voltar/avançar o tempo e mudar isso.

Fora o lado do realismo tanto em velocidade e dirigibilidade, temos a customização (que realmente supera NFS em muito), dando a real noção que é possível alterar tudo no carro. Tudo mesmo. Pela primeira vez temos a chance de bancar o Chip Foose. De visual a parte mecânica, tudo pode ser mudado. Não é a toa que GRID tirou o sono da EA.

A única escorregada, se é que podemos dizer assim, foi com o realismo das pistas, algumas não são reais (embora a corrida de Le Mans é posta na integra, com direito a mudança de dia para noite), mas excelentes adaptações de circuitos reais (o que foi corrigido em GRID 2), mas isso não tira nem meia estrela desse verdadeiro monstro dos games de corrida. Pena que aqui eu não posto elas.

A tradicional corrida de Le Mans, grande atributo desse game

Vídeo:

SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK:  facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER:  twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM:  instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE:  www.nerdtrip.com.br


Leia outras notícias do Nerdtrip e confira também:

DIGIMON ADVENTURE TRI | Revelado novo trailer para o último filme animado da série

NANATSU NO TAIZAI | Confira a sinopse, cartaz e teaser do filme The Seven Deadly Sins: Prisoners of the Sky

 ESPECIAL DIA DAS MULHERES | As mulheres mais importantes nas HQs!

ESPECIAL DIA DAS MULHERES | As mulheres mais badass do cinema

ESPECIAL DIA DAS MULHERES | As personagens femininas mais poderosas dos games

O lobo da noite. O nerd caçador. Sou criador de páginas, nativo da internet desde a chegada no nosso país, músico, escritor e as vezes até poeta. Jogador nato, criado nos games do Atari aos 4K atuais. Também sou fã de literatura, rpg e cyberpunk.

Comente aqui!

Receba as novidades do Nerdtrip em seu e-mail!

Insira seu endereço de e-mail para embarcar nessa Viagem Nerd!

Mais lidos da semana


%d blogueiros gostam disto: