Connect with us

E-Sports

E-SPORTS | As primeiras lendas da categoria

Publicado

em

Os esportes eletrônicos já deixaram de ser novidade há muito tempo. Games tradicionais como Starcraft, Warcraft, e Counter Strike (CS) já estão com mais de 15 anos de estrada e o League of Legends (LoL), que é o caçula deles, completa uma década em 2019.

E se hoje nomes como coldzera e FalleN são os ídolos atuais dos e-sports, no início da popularização dos e-sports as lendas eram outras.

Counter Strike

A média de idade dos jogadores do Counter Strike é baixa e geralmente a carreira deles não é muito longínqua, mas isto não impede que alguns competidores sejam fora da curva e façam história durante muito tempo. Christopher Alesund, conhecido como Get_Right, é um exemplo perfeito disto.

Get_Right faz parte da segunda geração sueca que foi uma das líderes do Counter Strike durante anos — da mesma época do Olofmeister. Natural de Estocolomo, Get_Right começou a jogar CS quando ainda tinha 16 anos, bem no início da década de 2000. 

Foto: Imagem de divulgação

Na Suécia, Get_Right começou a disputar vários torneios nos anos 2000 e a fazer muito sucesso logo de cara. Sua carreira deslanchou em 2007, na Rendezvous/24. Jogando pelo time Gamepassion, ele conseguiu se destacar e a chamar atenção do mundo do CS. Naquele mesmo, ele teve sua primeira passagem pelo Ninas in Pyjamas — time que está desde 2012.

O primeiro grande momento dele veio há quase 10 anos, quando conquistou o IEM III Global Finals de 2009. Naquele torneio, junto com a Fnatic, o time era considerado um dos azarões e mesmo assim conquistou a vitória.

Get_Right continua na ativa e seguindo entre os grandes, diferente de Danny Montaner, conhecido como fRoD, que fez muito sucesso na última década e não está mais dos holofotes do Counter Strike — atualmente foca na área dos Bitcoins.

fRoD foi ainda mais precoce do que Get_Right e dominou a cena dos esportes eletrônicos na última década — tanto que foi eleito o melhor jogador norte-americano da década de 2000. 

O currículo fala por si só. fRoD se estabeleceu como uma das primeiras lendas do CS ao ter quatro nomeações diferentes no eSports Awards. Em 2005, ele ganhou o prêmio de melhor jogador de Counter-Strike do mundo e ficou em quarto colocado geral na votação para melhor jogador de e-sports daquele ano.

Foto: Imagem de divulgação

No ano seguinte, em 2006, fRoD repetiu a excelente quarta colocação na premiação para melhor jogador de e-sports do ano. Tamanho sucesso lhe colocou na parte de cima dos grandes jogadores daquela época ao lado de Patrik “f0rest” Lindberg.

Só que o sueco Tommy Ingemarsson, conhecido como “Potti”, foi ainda mais precoce do que fRod e Get_Right. Ativo entre 1999 a 2006, ele foi um dos pioneiros da popularização do Counter Strike no mundo.

Foto: Imagem de divulgação

Potti foi cofundador do famoso time Nynjas in Pijamas, que é um dos maiores do mundo. Isto aconteceu em 2000, quando ele teve a iniciativa ao lado do amigo “Tootzi”.

Entre 2000 a 2005, Potti conquistou nove títulos do Cyberathlete Professional League (CPL) e nesse período nunca terminou abaixo da quarta colocação.

Starcraft e Warcraft

Muito popular na Coréia do Sul, os dois games dominaram a popularidade dos jovens sul-coreanos no início dos anos 2000. Após o lançamento do Warcraft III: Reign of Chaos, em 2002, rapidamente Chun Jung-hee, conhecido como “Sweet”, se tornou um dos melhores do mundo.

Atualmente aposentado, Sweet ficou na ativa entre 2003 a 2014. O primeiro grande reconhecimento mundial veio em 2004, quando foi eleito o melhor jogador de Warcraft III pelo eSports Award.

Sweet seguiu no alto escalação quando em 2005 se tornou o campeão mundial ao bater Kim Dong “Gostop” Moon para ficar com o título. Em 2006, Sweet voltou a figurar na premiação do eSports Award quando ficou com a quinta colocação para melhor jogador de Warcraft.

Um pouco antes do Warcraft III, outro game fez muito sucesso na Coréia do Sul, pois o Starcraft foi a primeira grande febre dos games no país. E um dos grandes pioneiros do Starcraft fora da Ásia foi Bertrand Grospellier.

Foto: Imagem de divulgação

Conhecido como “ElkY”, atualmente ele é um dos melhores do mundo no poker e tem um currículo espetacular nas cartas. Só que, antes de se aventurar no poker, ElkY chegou a grandes decisões e foi um dos primeiros europeus a ficar entre os melhores do mundo — tudo isto aconteceu no início dos anos 2000.

League of Legends

Mais novo dos quatro games citados acima, o League of Legends foi lançado oficialmente em 2009 e os grandes jogadores vieram um pouco depois.

Um dos primeiros jogadores de destaque é Yiliang Peng, conhecido como “Doublelift”. Atual membro da Team Liquid, ele começou sua carreira em 2011 na CLG e se destacou nos anos seguintes.

Foto: Imagem de divulgação

Um dos melhores americanos do mundo no LoL, ele representou a América do Norte no All-Star Game de 2013 e 2014. Com cerca de 10 títulos na carreira, ele está prestes a completar 25 anos e é um dos maiores veteranos do game.

Da mesma época do Doublelift, o sul-coreano Choi In-seok, conhecido como “inSec”, começou sua trajetória no LoL em 2012. Com um grande legado no game, é um jogador que ajudou a revolucionar a parte tática do LoL e já conquistou mais de cinco títulos na carreira.

Apesar de ainda ter 22 anos, Lee Sang-hyeok, famoso como “Faker”, já pode ser considerado um veterano na cena do LoL. O sul-coreano compete profissionalmente desde 2013, quando começou na SK Telecom T1 K.

Foto: Imagem de divulgação

Com cinco anos de carreira, o legado de Faker é indiscutível. Considerado por muitos como o melhor jogador do mundo, Faker tem um currículo invejável e segue em grande forma.

 

SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK:  facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER:  twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM:  instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE:  www.nerdtrip.com.br


Leia outras notícias do Nerdtrip e confira também:

DUMBO | Eis o teaser trailer da versão live action do clássico Dumbo da Disney

MANTO E ADAGA | Estreia a mais nova e cara série televisiva da Marvel

O NEGÓCIO | Chega ao fim a bem-sucedida série erótico-chique da HBO Latin America

TOKYO GHOUL: RE | Revelado o título e prévia legendada do episódio 12 da 3ª temporada do anime

YU-GI-OH! VRAINS | Confira a prévia e o título do episódio 56

 


Studio Geek – Os Melhores Produtos da Cultura Pop, Geek e Nerd.

 

A NerdTrip teve seu início no ano de 2016 com a missão de levar entretenimento, notícias, resenhas e tudo sobre o universo pop/nerd/geek. “Uma ideia na cabeça, talento e vontade em nossas mãos!”

Advertisement

Receba as novidades do Nerdtrip em seu e-mail!

Insira seu endereço de e-mail para embarcar nessa Viagem Nerd!

Advertisement

Mais lidos da semana


%d blogueiros gostam disto: