Connect with us

Games

TORMENTA20 | RPG Nacional bate recorde em financiamento coletivo

Publicado

em

Se você joga RPG atualmente ou se jogou algum tipo de RPG nos últimos vinte anos (e não foi um desses alienados que ficou praticamente preso em Vampiro: A Máscara ou D&D) com certeza já deve ter ouvido falar do cenário de Tormenta.

Destaque da capa da DB #50, que trazia Tormenta como encarte.

Capa da primeira edição de “Inimigo do Mundo”. Divulgação

Aliás, ouso dizer que talvez você o conheça sem nem mesmo ter lançado dados uma única vez. Ainda é possível ter contato com Tormenta através dos mangás Holy Avenger (premiada em 2001 e 2002 com o Troféu HQMix como melhor revista seriada e menção honrosa para o sexto lugar em 2007 com o Prêmio Internacional de Mangá do Japão), Ledd e ainda Khalifor; os romances conceituados de Leonel Caldela (Inimigo do Mundo, O Crânio e o Corvo, O Terceiro Deus e o mais recente Flecha de Fogo) e de Karen Soarele (A Jóia da Alma); e por fim, o jogo eletrônico O Desafio dos Deuses (desenvolvido para PC com ajuda da Universidade Feevale).

Capa das quatro edições definitivas de Holy Avenger, somando mais de quarenta edições ao todo.

Mas caso este tipo de jogo não seja seu forte, não se preocupe: Aqui vai um breve resumo: Tormenta é um cenário de RPG (Role-Playing Games) no formato tradicional, jogado com dados lápis e papel. Foi criado por Marcelo Cassaro, Rogério Saladino e JM Trevisan, nas páginas da revista Dragão Brasil (agora apenas em versão digital, disponível no apoia.se). Muitos elementos já eram utilizados em artigos da revista, mas eles só foram consolidados oficialmente como cenário de jogo em 1999, num encarte comemorativo das cinquenta edições da Dragão Brasil. Inicialmente um cenário multissistema, o cenário teve seu ponto alto em 2003, com o lançamento do Tormenta D20, utilizando-se da licença Open Game.

Capa do Tormenta RPG, primeira edição, também chamado de “Tormentão” devido ao seu número de páginas.

Em 2008 o Trio Tormenta (como ficariam conhecidos os autores originais) se unem a Leonel Caldela, Guilherme Dei Svaldi e Gustavo Brauner (conhecidos posteriormente como Trio Tormenta Ultimate) para trabalhar no cenário e na Revista DragonSlayer, específica sobre RPG e Tormenta. Em 2010 a Jambô Editora, então responsável pelo produto, lança Tormenta RPG, um sistema próprio de regras para o cenário, parecido com as regras da licença Open Game. Em 2016 temos o Tormenta Alpha, manual voltado para as regras de 3D&T e finalmente em 2017, a versão Guilda do Macaco, uma publicação revisada e ampliada do próprio cenário. Em 2018, a clássica pegadinha de 1º de Abril se torna realidade com a publicação de Império de Jade, não só um suplemento mas também um livro básico sobre o que é considerado atualmente uma das mais importantes publicações em português para cenários medievais orientais.

Parece bom demais pra ser verdade. Talvez por que seja. Tormenta angariou uma legião de fãs fiéis e fervorosos, tanto quanto igrejas de garagem são capazes de fazer. E talvez essa seja a faísca de ignição do incêndio que tomou conta do site Catarse durante a campanha financiamento coletivo iniciada dia 10 de maio.

O cenário completa vinte anos agora em 2019. Para isso, a editora preparou uma modificação significativa. Mudanças importantes, como algumas contidas nos romances e mangás, serão incorporadas ao sistema. Raças e Classes lançadas em suplementos e adoradas pelos fãs, serão adicionadas ao Módulo Básico. Aqueles que contribuírem terão direito a arquivos de playtestes, enquetes exclusivas para modificar oficialmente o cenário, além de artes, um novo livro, novos formatos, etc. A empresa investiu em um marketing arrojado, com imagens inéditas, contagem regressiva em vídeo feita pelos autores, depoimentos de jogadores antigos, tudo para agraciar a chegada do novo lançamento, feito via financiamento coletivo.

Logo Tormenta20. Imagem Promocional.

Portanto, no dia 10 de maio, ao meio-dia, o site de campanha do Tormenta20 (clique aqui pra saber mais) foi oficialmente aberto. Vinte minutos depois, o projeto havia arrecadado 41% da meta. Nessa hora, esse que vos fala (ou escreve), tentou acessar o site do financiamento, mas estava muito lento. Dez minutos depois, em meia hora de campanha aberta, o site do Catarse saiu fora do ar, ficando fora por quase vinte minutos. Quando o link foi reestabelecido (mesmo oscilando), a campanha já atingia 61% de arrecadação. Poucos minutos depois da primeira hora, o cenário já havia coletado o suficiente para bater os 100% da meta.

Mas o atropelamento não parou por aí. Em 24 horas de campanha, Tormenta20 já se consolidava como o maior recorde de arrecadação no Catarse para um RPG, tendo batendo todas as metas extendidas. A Editora Jambô, por sua vez, reuniu uma “segunda fase” de metas a serem batidas (que até o término desta matéria, faltava bem pouco para sua completa arrecadação). Atualmente já está sendo considerada a maior arrecadação editorial do site e uma das cinco maiores iniciativas de arrecadação da história de todo o Catarse!

Novos personagens disponíveis em Tormenta20

As recompensas começam a serem entregues no segundo semestre, com arquivos de playtestes entre setembro e outubro e versões digitais em dezembro. As recompensas físicas chegam apenas em 2020. Mas esse tempo longo parece não importar para quem contribui. Tormenta20 pretende ser uma porta de entrada para novos jogadores de RPG, veteranos que ainda não conhecem o cenário e antigos fãs, com a promessa de que seus livros atuais ainda poderão ser utilizados com a nova reformulação. Na data do término da matéria, restavam 57 dias para a campanha terminar – tempo suficiente para que Tormenta continue se consolidando como o maior e mais famoso cenário de RPG nacional – um hobby que muitos insistem em dar como morto.

Por isso prepare sua espada (e seu cartão de crédito). Um novo panorama para o RPG nacional está sendo construído e vem muita coisa boa por aí. É como disseram para Glórienn, a deusa dos elfos: “Vai haver uma tempestade.”.

 


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER: twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM: instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia outras notícias do Nerdtrip e confira também:

SAINT SEIYA: GALAXY SPIRITS | Novo game de Cavaleiros do Zodíaco chega ao Android – Saiba como baixar e jogar!

AMAZON PRIME VIDEO | Confira as novidades de maio no serviço de streaming

STAR TREK: PICARD | Amazon Prime Video e CBS fecham acordo de exibição internacional da nova série de Star Trek, com Sir Patrick Stewart

ANGRY BIRDS 2 | Confira a divertida cena revelada durante Festival de Cannes

GAME OF THRONES | Assista ao teaser do episódio final!

ARENA | O Trailer de Homem-Aranha: Longe de Casa em Debate

TRIP LISTA | Playstation 2, a fera dos games!

VINGADORES: ULTIMATO | Joe Russo revela a origem da espada de duas lâminas usada por Thanos

Desenvolvedor de sistemas, escritor, jogador de RPG, fanático por jogos de tabuleiro, leitor voraz. Tento salvar o mundo nas horas vagas, mas é difícil por que nunca tenho horas vagas...

Comente aqui!

Receba as novidades do Nerdtrip em seu e-mail!

Insira seu endereço de e-mail para embarcar nessa Viagem Nerd!

Mais lidos da semana


%d blogueiros gostam disto: