Connect with us

Resenhas

AGATHA CHRISTIE: ASSASSINATO NO CAMPO DE GOLFE | Resenha da Viajante

Publicado

em

The Murder on the Links, publicado no Brasil como Assassinato no Campo de Golfe é um romance policial de Agatha Christie, publicado em 1923, e conta com a participação do detetive Hercule Poirot e seu fiel escudeiro e amigo Mr. Arthur Hastings.

Confesso que esse livro deu-me um tanto de trabalho para consegui-lo, e acabei lendo a versão lusitana da obra. Dei boas risadas com as diferenças que nosso idioma possui nos países em que é usado. Peguei-me por várias vezes pesquisando no google o que significava alguns termos, e alguns eu não encontrei mesmo. Vocês já sabiam que lá eles usam “pequeno almoço” para “café da manhã”? E que o delegado na verdade é juiz de instrução fazendo aqui o papel de um investigador de polícia? Às vezes isso nos confunde um pouco enquanto estamos lendo. Mas até aí tudo bem. A história é narrada pelo Capitão Hastings, o qual participa também de um enredo secundário (isso realmente foi incrível!)Resultado de imagem para Assassinato-no-Campo-de-Golfe

Poirot recebe uma carta da França, com um pedido de socorro de Sr. Renauld que teme que sua vida esteja em perigo, e sem deixar claro os detalhes da situação, pede ao sagaz investigador para se encontrarem para este investigue a questão. Poirot e seu amigo Hastings partem imediatamente para Merlinville-sur-mer, no litoral francês.

Porém, contudo, todavia e… entretanto, eles chegam atrasados e o infeliz Sr. Renauld fora assassinado na noite anterior. Seu corpo fora encontrado por alguns homens que estavam trabalhando na construção de um campo de golfe no terreno da mansão.

Mesmo não podendo mais falar diretamente com o seu cliente, Poirot decide investigar junto com a polícia francesa e um outro detetive, Giraud, cujos métodos são bem diferentes dos que Poirot utiliza e considera eficazes. Essas divergências de atuação trazem à trama situações pra lá de engraçadas e mexem com os mais recônditos sentimentos do nosso querido e arrogante detetive, gerando inclusive episódios de ciúmes entre os amigos. Uma vez que Hastings encanta-se com o outro investigador, isso traz a Poirot algo ainda não experimentado. Iniciando assim uma hilária disputa entre os dois experientes detetives.

A investigação tem início e grandes reviravoltas são magistralmente apresentadas. A autora resolveu deixar um tantinho de lado a “linha Sherlock Holmes” e inseriu pitadas de romance na trama. É neste livro que Hastings conhece a sua “Cinderela” e acredito que ficarão surpresos tanto quanto eu fiquei em como o capitão é arrebatado por um sentimento até então desconhecido.

Analisando apenas informações e recordando o passado e similaridades em outras investigações, Poirot resolverá o mistério e identificará o assassino? Ou teremos um desfecho onde Giraud, que despreza o pequeno belga, resolverá o caso? Preferindo uma linha de investigação mais palpável e guiando-se por pistas concretas, tais como pegadas, impressões digitais e fios de cabelo, seguindo os moldes da polícia de Paris, conseguirá o detetive superar nosso conhecido amigo e suas células cinzentas?

O livro é muito bom e recomendo a todos que leiam. Para continuar acompanhando as resenhas da obra da nossa querida Majestade do Crime, fiquem por aqui no Nerdtrip. Deixem suas opiniões e comentários e lembrem-se de compartilhar.

 

Autora de A Senhora do Caos - A Viajante e o Dragão e coautora de Sociedade dos Corvos, com o conto Vida Perfeita. Nasci no Espírito Santo, mas vivo no interior paulista com minha família. Sou graduada em Pedagogia, atuo na área de administração de empresas, escritora e redatora do NerdTrip. Iniciei minha carreira literária publicando na plataforma de leitura online Wattpad e em 2016 lancei meu primeiro livro impresso. Com verdadeiro fascínio por histórias fantásticas, gibis, livros e pelo mundo nerd, sou jogadora assumida de RPG. Comecei a escrever por volta dos doze anos e convicta digo que os livros salvaram minha vida, tornaram-me um adulto mais completo e possibilitaram que obtivesse sucesso em minha carreira.

Comente aqui!

Mais lidos da semana